Farmácia Escola de dispensação de medicamentos na UBS CSU UFPel.

Resumo

A presença de uma farmácia escola universitária e pública promove melhoria na qualidade no ensino e serviços de saúde relacionados ao uso correto de medicamentos ainda não disponibilizados à comunidade beneficiada. Sendo assim, este projeto tem como objetivo criar e desenvolver uma farmácia escola de dispensação de medicamentos vinculada a Unidade Básica de Saúde CSU Areal – UFPel/SMS para atender a comunidade a fim de promover a garantia do acesso aos medicamentos prescritos e o uso racional de medicamentos. A presença do farmacêutico para a organização, gestão, dispensação de medicamentos e educação em saúde em uma unidade básica de saúde (UBS) impacta positivamente na redução de custos com medicamentos, na melhoria da qualidade do medicamento dispensado à população, na melhoria da compreensão e adesão ao tratamento, na garantia da segurança do paciente. O olhar interprofissional no cuidado em saúde promove qualidade de vida e satisfação ao usuário pelos serviços de saúde prestados na atenção primária.

Objetivos:

•  Criar e desenvolver uma farmácia escola de dispensação de medicamentos vinculada a Unidade Básica de Saúde CSU Areal – UFPel/SMS para atender a comunidade do território e vizinhanças a fim de promover a garantia do acesso aos medicamentos prescritos e o uso racional de medicamentos.

Coordenadora: Prof a . Dr a . Juliane Fernandes Monks da Silva
Coordenador adjunto: Prof. Dr. Paulo Maximiliano Corrêa