Avaliação da atividade antimicrobina, citotoxidade, genotoxidade e estresse oxidativo de compostos bioativos em cultivo de células ZF-L e sobre larvas e peixe adulto da espécie Danio rerio.

Resumo

Compostos bioativos são utilizados para diferentes aplicações terapêuticas. Tais compostos são representados por uma infinidade de compostos sintéticos, semi-sintéticos ou naturais. Podem apresentar inúmeras atividades como: antimicrobiana, antifúngica, antiviral, antiparasitária, antiinflamatórias, antitumoral, etc. Exemplo típico de composto bioativos amplamente estudados atualmente são os herbicidas utilizados para o controle de plantas daninhas. O Brasil, além de ser um dos países que mais utilizam agroquímicos de forma legal, também apresenta indícios de utilização de produtos ilícitos. O uso indiscriminado de agroquímicos pode atingir organismos não-alvos, incluído seres humanos. Em ambientes aquáticos, os peixes são os principais organismos não-alvos, podendo produzir nestes efeitos agudos. De uma forma geral qualquer composto bioativo pode apresentar ou não atividade biológica cruzada com organismos vivos, independente de qual seja e também o ambiente em que habitam. A utilização de um modelo alternativo para realizar avaliações toxicológicas in vivo, avaliações preliminares in vitro podem auxiliar no processo de determinação de citotoxicidade, genotoxicidade e estresse oxidativo em tecidos alvos nesses animais. Por isso, a determinação do efeito desses compostos in vitro e in vivo são de sua importância. Nesse contexto, surge a linhagem celular ZF-L (células hepáticas) e o modelo alternativo de Zebra-Fish (Danio rerio) que podem auxiliar de forma efetiva em estudos do efeito de compostos bioativos através da utilização de um modelo alternativo. Com o modelo é possível avaliar diferentes doenças (Diabetes, Alzheimer, doenças inflamatórias, doenças autoimunes, câncer), citotoxicidade, toxicidade aguda e crônica, genotoxicidade, regeneração tecidual, quimio e fotoproteção, bem como o comportamento dos animais. Além disso, o modelo alternativo utilizando Danio rerio permite avaliar a atividade de um determinados compostos bioativo após a infecção com diferentes tipos de microrganismos.

Objetivos:

  • Avaliar a citotoxicidade e genotoxicidade de compostos bioativos in vitro utilizando a linhagem ZF-L.
  •  Determinar CE50 (Concentração de Efeito) e/ou CL50 (Concentração Letal) em embriões de peixe-zebra
    expostos a diferentes concentrações de compostos bioativos, baseados no protocolo para avaliação de toxicidade da OECD 2013, Fish Embryo Toxicity – FET – Test (OECD, 2013);
  • Verificar o efeito das diferentes moléculas na sobrevivência e desenvolvimento de embriões de peixe-
    zebra, através do FET, incluindo parâmetros letais e sub-letais, tais como, atraso no desenvolvimento e eclosão, alterações nos batimentos cardíacos, deformações e presença de edemas;
  • Avaliar os efeitos das diferentes moléculas em nível bioquímico incluindo biomarcadores de neurotoxicidade (atividade de colinesterase), e enzimas representativas de diferentes vias metabólicas, glutationa S transferase (fase II do processo de desintoxicação), lactato desidrogenase (fase anaeróbica) de produção de energia) e Catalase (defesa antioxidante).
  • Evidenciar a atividade antimicrobiana, antifúngica, antiviral e antiparasitária em modelo em in vitro, bem
    como em modelo de infecção in vivo utilizando Danio rerio.
  • Utilizar o modelo in vitro e in vivo para avaliar a capacidade regenerativa e cicatrizante de compostos bioativos frente ao modelo de Danio rerio.
  • Avaliar o comportamento dos animais frente aos compostos bioativos.

 

Coordenador: Prof. Dr. Rodrigo de Almeida Vaucher
Contato: rodvaucher@hotmail.com