Roda de Conversa de 04/12/2020, com Darlan de Mamann Marchi, Sidney Gonçalves Vieira e Simone Neutzling

No dia 04 de dezembro de 2020, às 17h, o Expresso Memória realizou sua quarta Roda de Conversa virtual. Transmitido na página do Facebook do projeto, o encontro promoveu um diálogo acerca da cidade e seus patrimônios.Entre os convidados estava Darlan de Mamann Marchi, que possui graduação em História (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, 2007); Especialização em Docência para o Ensino Superior (Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo, 2010); Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural (Universidade Federal de Pelotas, 2014); Doutorado em Memória Social e Patrimônio Cultural (Universidade Federal de Pelotas, 2018). Atua como professor substituto no Departamento de Museologia, Conservação e Restauração da UFPel, participa da coordenação do GT de História Cultural da ANPUH-RS (2020-2022) e tem experiência com pesquisas que relacionam história cultural, memória social, patrimônios mundiais, processos de patrimonialização e políticas públicas para o patrimônio cultural.
Também participou da conversa Sidney Gonçalves Vieira, que possui Graduação em Bacharel Em Direito (Universidade Federal de Pelotas, 1986); Graduação em Licenciatura Plena Em Geografia (Universidade Federal de Pelotas, 1986); Graduação em Licenciatura Em Estudos Sociais (Universidade Federal de Pelotas, 1984); Especialização em Pós Graduação Em Ciências Sociais Sociologia (Universidade Federal de Pelotas, 1988); Mestrado em Planejamento Urbano e Regional (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1997); Doutorado em Geografia (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, 2003). É coordenador do Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais (Leur/ICH/UFPel), pesquisador das linhas de pesquisa em Geografia Urbana (com ênfase para estudos em requalificação urbana, urbanismo comercial e geografia histórica urbana), Teoria e História da Geografia, Paisagem, Memória Social e Patrimônio Cultural e membro da Rede Brasileira de Estudos Geográficos Sobre Comércio e Consumo.
O encontro também contou com a presença de Simone Neutzling, doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural na Universidade Federal de Pelotas (2019), possui Mestrado pelo mesmo Programa (2016), Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela mesma Universidade (1998) e Curso Técnico-profissionalizante em Edificações pela Escola Técnica Federal de Pelotas (1991). Tem experiência nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, atuando com escritório próprio nas áreas de arquitetura, patrimônio cultural e paisagem urbana e desde 2001. Principais trabalhos desenvolvidos: Inventários do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural das cidades de São Leopoldo/RS (2016), Jaguarão/RS e Bagé/RS (2009); Projeto de restauração do Castelo Simões Lopes (2017), da Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus de Jaguarão (2017), do Museu de Arte do Rio Grande do Sul/ MARGS, Porto Alegre/RS (2015), do Complexo da Antiga Cervejaria Brahma, Pelotas/RS (2011), da Casa 08, Pelotas/RS – atual Museu do Doce/UFPel e da Catedral Metropolitana de Pelotas/RS (2008).

Assista:

Publicado em Notícias.