Sobre o Projeto

O “Expresso Memória” é uma ação do “Projeto para a implantação do Centro Cultural Estação Ferroviária” de Pelotas, R.S., parceria entre a Prefeitura Municipal e o Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O projeto, nascido no ano de 2019, conta com muitos parceiros, como o Suldesign Estúdio (UFPel), responsável pela identidade visual e site da iniciativa, e com a trajetória prévia do trabalho do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Produção em Antropologia da Imagem e do Som (LEPPAIS- UFPel), que já havia realizado pesquisas junto aos ex-ferroviários e seus familiares, moradores do entorno da Estação, resultando em uma exposição no ano de 2015.

O “Expresso Memória” tem por objetivo narrar e registrar memórias do tempo do transporte ferroviário na cidade, mas também congregar pessoas que têm interesse pelo passado de Pelotas e pelo seu patrimônio.

O nosso propósito é formar um grupo de “amigos da Estação Ferroviária”, que se interesse por se reunir periodicamente para falar sobre o passado da cidade, para compartilhar memórias, imagens, objetos, e para formar laços de amizade, dividindo vivências e afetos, e pensando em conjunto projetos para o presente e para o futuro da cidade.

O amor pela cidade e pelo seu patrimônio é o que queremos compartilhar, além de cafés, mates, bolos, pães, boas tardes de conversa e muitas, muitas memórias.

Esperamos que em breve possamos nos encontrar lá na Estação, para dividirmos o que temos de melhor: nossas identidades como moradores desta cidade e nossas memórias! Você é nosso convidado!