Museu de Rua

Uma primeira iniciativa

A pedido da Secretaria Municipal de Cultura (SECULT-Pelotas) o Laboratório de Ensino Pesquisa e Produção em Antropologia da Imagem e do Som (LEPPAIS-UFPel) deu início a uma aproximação com a comunidade de antigos ferroviários da cidade de Pelotas com o objetivo de criarmos um Memorial da Estação Férrea (MEF). Essa primeira iniciativa, portanto, configurou-se como um
momento de interlocução entre a comunidade de ex-ferroviários – trabalhadores da via férrea e familiares –, e a equipe de pesquisadores(as) do LEPPAIS.
Após dois semestres de atuação, com o objetivo de fazer uma primeira restituição da pesquisa à comunidade, o material empírico foi convertido em um audiovisual, intitulado “Vida nos Trilhos: Memórias da Estação Férrea de Pelotas” e em uma exposição no chamado Museu de Rua.
Com um caráter democrático e acessível o Museu de rua é uma possibilidade expositiva móvel e itinerante, que interfere sobre o espaço público, podendo ser deslocado para diversos lugares, cujo objetivo é ir de encontro as pessoas, integrando-se aos fluxos de acontecimentos da cidade.

Este slideshow necessita de JavaScript.