Histórico

ESSeTe

Em outubro de 2006, foi realizado o I ESeTe – Encontro sobre Selênio e Telúrio, no Hotel Dall’Onder em Bento Gonçalves – RS (http://w3.ufsm.br/esete/), coordenado pelo Prof. Ernesto S. Lang (UFSM). A partir desta primeira reunião houve a realização bianual deste evento em diferentes locais no Brasil. O segundo ocorreu em 2008 em Campos do Jordão – SP, coordenado pelo Prof. Helio Stefani (USP). O terceiro, organizado pelo Prof. Antonio L. Braga (UFSC), teve lugar em Florianópolis – SC, em 2010. Em 2012, contando com vários participantes estrangeiros o Prof. Eder J. Lenardão (UFPel) organizou o quarto encontro da série em Torres – RS. Em 2014, o Prof. Sailer S. dos Santos assumiu a realização do evento, que foi realizado em Santa Maria – RS. Em 2016, o evento coordenado pelo Prof. Paulo H. Schneider (UFRGS) retornou à cidade de Bento Gonçalves e foi realizado na Villa Michelon, Vale dos Vinhedos.

Durante este período a notícia sobre esta série de encontros se espalhou para toda a comunidade que atua nesta área, e com isso ocorreram várias mudanças fundamentais nas características destes eventos. Dentre estas podemos citar a internacionalização do evento bem como a inclusão de temas relacionados ao elemento enxofre, pertencente à mesma família química. Tendo em vista esta última colocação, na última reunião decidiu-se pela oficialização da inclusão deste elemento no nome do evento, que passou a ser “Encontro sobre Enxofre, Selênio e Telúrio – ESSeTe”.

 

WSeS Red Cat

A “SeS Redox and Catalysis” é uma rede internacional para o desenvolvimento de projetos de pesquisa multidisciplinares conectados a enxofre, selênio e outros Catalisadores Redox. As atividades da rede se iniciaram em 2011 no Departamento de Ciências Farmacêuticas da Universidade de Perugia (Itália) e rapidamente cresceu para envolver cientistas do mundo todo: Austrália, Brasil, Dinamarca, Polônia, Japão, Uruguai, Marrocos, China, Espanha, Alemanha e Reino Unido. A rede é coordenada por um conselho internacional liderado pelo Prof. Claudio Santi (Itália) e composto por Prof. Carl Schiesser (Austrália) Prof. João Batista da Rocha (Brasil), Prof. Raphael Radi (Uruguai), Prof. Jozef Drabowicz (Polônia), Prof. Michio Iwaoka (Japão), Prof. Michael J. Davies (Dinamarca), Prof. B. Mugesh (Índia), Prof. Eder J. Lenardão (Brasil) e Prof. Vito Lippolis (Itália). A Rede Internacional baseia-se na agregação espontânea de grupos ou redes locais que terão a capacidade de compartilhar com os outros membros seus interesses nesse campo da pesquisa sua expertise e, quando apropriado, infraestrutura e equipamentos.

A rede realiza anualmente, desde 2012, um workshop (WSeS RedCat) que visa a participação de seus membros e da comunidade de pesquisadores e estudantes que se dedica ao tema organocalcogênios (síntese, bioquímica e novos materiais), privilegiando a participação de jovens estudantes. As quatro primeiras edições foram realizadas em Perugia, Itália, enquanto que a quinta edição ocorreu na Universidade de Tokai (Hiratsuka, Japão) e a sexta teve lugar na Universidade de Ciência e Tecnologia de Wroclaw (Polônia), em setembro de 2017.