Com mais de 4,8 mil atendimentos, Hospital de Campanha segue em Rio Grande por tempo indeterminado

A nova estrutura está localizada no estacionamento do Núcleo de Assistência Social (NAS) do Comando do 5º Distrito Naval.

Por Daniel Costa

O HCamp dispõe uma variedade de especialidades médicas, que inclui clínica médica, pediatria, ortopedia e cirurgia geral – Foto: Marinha do Brasil

O Hospital de Campanha da Marinha do Brasil segue atuando em Rio Grande por tempo indeterminado. Com mais de 4,8 mil atendimentos realizados desde maio, a estrutura está localizada no estacionamento do Núcleo de Assistência Social (NAS) do Comando do 5º Distrito Naval – localizado na rua Almirante Garnier, 84. Durante todos os dias, as equipes atendem das 8h às 17h.

Inicialmente, a estrutura foi montada, em 30 de maio, no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) do Parque Marinha, para apoio ao sistema de saúde rio-grandino devido as enchentes. Conforme a Policlínica Naval, até 28 de agosto, foram computados 4.530 atendimentos entre atenção psicológica, assistência social, clínica médica e pediatria. Em novo local há 20 dias, o Hospital de Campanha já realizou cerca de 300 atendimentos.

Ao todo, já foram realizados cerca de 300 atendimentos na nova estrutura do HCamp – Foto: Marinha do Brasil

De acordo com o comandante do Hospital de Campanha e diretor da Policlínica Naval de Rio Grande, Capitão de Fragata Luis Eugenio Lovato, a estrutura segue no Município para servir de apoio ao sistema de saúde rio-grandino durante o inverno. “Essa permanencia em uma nova localização do hospital foi motivada por conta da temperatura muito baixa e da umidade relativa do ar muito elevada, de maneira em que os quadros respiratórios se tornaram intensos, com um quantitativo superior ao habitual. Por isso, estamos atuando por tempo indeterminado, analisando os atendimentos e a situação do Município”, disse.

Apoio

A secretária da Saúde, Zelionara Branco, ressaltou a importância da permanência do Hospital de Campanha no Município em apoio aos atendimentos. “O Hospital de Campanha e a Carreta da Saúde do Sesc [que esteve em Rio Grande até 11 de setembro] auxiliaram e seguem auxiliando muito para desafogar os nossos hospitais e UPAs, neste momento em que estamos com os índices elevados de doenças respiratórias agudas, sobretudo gripe H1N1 e casos de bronquiolite em crianças”, ressaltou.

Durante 90 dias, o HCamp atuou no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) do Parque Marinha – Foto: Prefeitura do Rio Grande