Você conhece a análise SWOT?

É muito comum haver dificuldades para tomada de decisões dentro das organizações, e em muitos casos as decisões tomadas são equivocadas, pois elas são feitas a partir do feeling do gestor e não são baseadas em dados adquiridos através de análises organizacionais. Felizmente existe uma ferramenta capaz de nos auxiliar nesses momentos, a análise SWOT ajuda a tomar decisões acertadas, definir estratégias, encontrar pontos que devem ser melhorados, entre outros.

A análise SWOT é uma ferramenta utilizada para avaliar os cenários e identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da empresa. Isso é feito de forma simples, porém os resultados são significativos, tendo em vista que será identificado fatores positivos, negativos, internos e externos, como podemos ver na imagem a seguir:

S (Strengths ou forças)

Aqui será identificado as forças internas da organização, no que a empresa realmente é boa, as vantagens internas da empresa em relação ao seus concorrentes. Para conseguir defini-las de forma precisa, pense nos seguintes tópicos:

  • Quais nossa maior vantagem competitiva?
  • Quais nossos melhores produtos?
  • Quais nossas melhores atividades e processos?

W (Weaknesses ou fraquezas)

Aqui temos o oposto, devemos identificar quais são as fraquezas que estão prejudicando os negócios e colocando em desvantagem em relação aos concorrentes. Alguns questionamentos podem ajudar:

  • Tenho uma mão-de-obra qualificada?
  • Nosso pessoal está devidamente capacitado?
  • Tenho uma gestão adequada? 

O (Opportunities ou oportunidades)

São forças externas que influenciam positivamente a empresa. Elas dependem de fatores externos, por isso, não podemos controlá las. Para conseguir defini-las de forma precisa, pense nos seguintes tópicos:

  • Algum evento na região que possa ser aproveitado?
  • Alguma redução de impostos que possa nos beneficiar?

T (Threats ou ameaças)

A ameaças são eventos externos que podem prejudicar a competitividade do empreendimento, além do planejamento estratégico e os resultados. Alguns questionamentos podem ajudar:

  • Algum grande concorrente entrando em nosso mercado?
  • Algum dos nossos fornecedores está saindo do mercado?

Depois que todos quadrantes estiverem preenchidos devemos transformar a análise SWOT em ações e estratégias, para isso devemos relacionar forças e fraquezas com oportunidades e ameaças para definir os planos de ações.

Se você estiver enfrentando dificuldades para tomar decisões e montar as estratégias da sua organização, entre em contato com a Emad Jr. para solucionar as suas dificuldades.

Bruno Silva

Analista de Marketing


Fontes:

https://www.google.com/search?q=analise+swot&tbm=isch&source=iu&ictx=1&fir=fx9Vb6v9iI4IAM%253A%252CmV0WpFixhxVRXM%252C%252Fm%252F01q_dt&vet=1&usg=AI4_-kT5LUjyKH-UBmFNt8QfwI4rUrKP8Q&sa=X&ved=2ahUKEwjS6ParmIfjAhVJK7kGHdiCAxoQ_B0wFXoECAYQAw#imgrc=fx9Vb6v9iI4IAM:

https://www.heflo.com/pt-br/swot/o-que-e-analise-swot/

https://blog.contaazul.com/analise-swot-para-pequenas-empresas-o-que-muda-e-como-fazer

https://blog.runrun.it/matriz-swot/

https://www.treasy.com.br/blog/matriz-swot-analise-swot-matriz-fofa/

https://wp.ufpel.edu.br/emadjr/noticias/