É muito comum haver dificuldades para tomada de decisões dentro das organizações, e em muitos casos as decisões tomadas são equivocadas, pois elas são feitas a partir do feeling do gestor e não são baseadas em dados adquiridos através de análises organizacionais. Felizmente existe uma ferramenta capaz de nos auxiliar nesses momentos, a análise SWOT ajuda a tomar decisões acertadas, definir estratégias, encontrar pontos que devem ser melhorados, entre outros.
A análise SWOT é uma ferramenta utilizada para avaliar os cenários e identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da empresa. Isso é feito de forma simples, porém os resultados são significativos, tendo em vista que será identificado fatores positivos, negativos, internos e externos, como podemos ver na imagem a seguir:
S (Strengths ou forças)
Aqui será identificado as forças internas da organização, no que a empresa realmente é boa, as vantagens internas da empresa em relação ao seus concorrentes. Para conseguir defini-las de forma precisa, pense nos seguintes tópicos:
- Quais nossa maior vantagem competitiva?
- Quais nossos melhores produtos?
- Quais nossas melhores atividades e processos?
W (Weaknesses ou fraquezas)
Aqui temos o oposto, devemos identificar quais são as fraquezas que estão prejudicando os negócios e colocando em desvantagem em relação aos concorrentes. Alguns questionamentos podem ajudar:
- Tenho uma mão-de-obra qualificada?
- Nosso pessoal está devidamente capacitado?
- Tenho uma gestão adequada?
O (Opportunities ou oportunidades)
São forças externas que influenciam positivamente a empresa. Elas dependem de fatores externos, por isso, não podemos controlá las. Para conseguir defini-las de forma precisa, pense nos seguintes tópicos:
- Algum evento na região que possa ser aproveitado?
- Alguma redução de impostos que possa nos beneficiar?
T (Threats ou ameaças)
A ameaças são eventos externos que podem prejudicar a competitividade do empreendimento, além do planejamento estratégico e os resultados. Alguns questionamentos podem ajudar:
- Algum grande concorrente entrando em nosso mercado?
- Algum dos nossos fornecedores está saindo do mercado?
Depois que todos quadrantes estiverem preenchidos devemos transformar a análise SWOT em ações e estratégias, para isso devemos relacionar forças e fraquezas com oportunidades e ameaças para definir os planos de ações.
Se você estiver enfrentando dificuldades para tomar decisões e montar as estratégias da sua organização, entre em contato com a Emad Jr. para solucionar as suas dificuldades.
Bruno Silva
Analista de Marketing
Fontes:
https://www.heflo.com/pt-br/swot/o-que-e-analise-swot/
https://blog.contaazul.com/analise-swot-para-pequenas-empresas-o-que-muda-e-como-fazer
https://blog.runrun.it/matriz-swot/
https://www.treasy.com.br/blog/matriz-swot-analise-swot-matriz-fofa/