XIV Encontro Gaúcho de Educação Matemática
– EGEM –
Data: 21 a 23 de julho
Local: On-line
Horários: 14h às 17h; 18h às 22h
Tema: A Educação Matemática do presente e do futuro: resistências e perspectivas
Objetivo geral:
Problematizar, discutir e analisar as ações da área de Educação Matemática na atualidade e os desafios e as perspectivas para o futuro.
Objetivos específicos:
- Proporcionar espaços e tempos para encontros e discussões de alunos e de profissionais da área de Educação Matemática;
- Levantar e discutir as problemáticas em relação à área, às práticas profissionais e de pesquisa;
- Apontar algumas possibilidades para os próximos anos para a área de Educação Matemática no Rio Grande do Sul.
Justificativa: O Encontro Gaúcho de Educação Matemática (EGEM) é um evento organizado a cada três anos pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM/RS) em parceria com uma instituição de Ensino Superior do RS. Os encontros gaúchos ocorrem desde o ano de 1989, sendo o primeiro na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e o último, no ano de 2018, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Neste ano de 2021, o evento será sediado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEMAT), do Instituto de Física e Matemática, de modo virtual, devido as restrições ocasionadas pelo Covid-19. O XIV EGEM tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) – mestrado profissional, e dos Cursos de Licenciatura em Matemática Diurno, Noturno e a Distância da instituição.
O EGEM representa o fechamento de um período de três anos, da diretoria da SBEM/RS, por isso, constitui-se em um momento importante de discussões para os licenciandos, os professores da escola e da universidade, os alunos da pós-graduação, pesquisadores, bolsistas e outros interessados na Educação Matemática.
A proposta do XIV EGEM é de oportunizar a discussão da seguinte temática: “Educação Matemática do presente e do futuro: resistências e perspectivas”. Consideramos que a temática envolve a área de Educação Matemática, na sua amplitude, trazendo a história para falar do presente, as suas rupturas, permanências e possibilidades para enfrentarmos o presente e delinearmos o futuro, com ações de resistência e de coragem.
Esperamos contar com a sua presença!
A Comissão Organizadora