Quem Somos

Embora a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) tenha sido oficialmente criada em 8 de agosto de 1969, por meio do Decreto-Lei nº 750, as origens da Editora e da Gráfica Universitária remontam à década anterior. De acordo com registros extraoficiais, desde 1960 já se desenvolviam atividades gráficas vinculadas a três instituições: o Departamento de Informação e Divulgação Agropecuária (DIDA), a Universidade Rural e o Instituto de Pesquisas Agropecuárias do Sul (IPEAS). Esses órgãos atuavam em parceria, sendo responsáveis pela produção e disseminação de materiais como boletins agrometeorológicos, sistemas de produção, gráficos, folhetos, cartazes e outros impressos de circulação interna.

Com a consolidação da Universidade, a Imprensa Universitária foi formalmente criada em meados de 1972, vinculada ao Gabinete do Reitor, e instalada no prédio do antigo Liceu. Nessa fase inicial, foram adquiridos os primeiros equipamentos de impressão, alguns dos quais, embora tecnologicamente obsoletos, ainda permanecem em funcionamento. Em 1979, através da portaria 541/79 foi instituída uma comissão “com a finalidade de promover os trabalhos referentes ao projeto de criação da Editora da UFPel e ampliação da atual Gráfica”. 

A criação da Editora foi registrada pela portaria nº 310/1982 (de 15 de junho de 1982), mas somente em novembro de 1983, foi constituído o “primeiro conselho editorial da Editora da Universidade” (UFPel, 1983). Em 1983, a estrutura foi reorganizada com a criação do Centro de Informação e Documentação (CID), subordinado à Pró-Reitoria Administrativa e composto pela Biblioteca Central e pela Editora e Gráfica Universitária. Posteriormente, em 1990, a unidade passou a integrar a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, estabelecendo-se no prédio da Agência da Lagoa Mirim, na Rua Lobo da Costa, nº 447, no centro da cidade de Pelotas.

Atualmente, a Editora está inserida no Núcleo de Editora, Livraria e Gráfica da UFPel (NELU), vinculado ao Gabinete da Reitoria. Localizado na Rua Benjamin Constant, nº 1071 — no edifício que abrigou a antiga cervejaria Brahma —, a Editora é responsável por coordenar todas as etapas do processo editorial: desde o recebimento e avaliação de originais (com o auxílio de seu conselho editorial e pareceristas ad hoc), até a revisão, diagramação, catalogação, publicação, divulgação e comercialização de obras em formato impresso e digital. Seu foco está na produção acadêmica e cultural vinculada às atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade, bem como na publicação de obras de autores externos, desde que em consonância com os princípios editoriais da Instituição.

Com uma média anual de aproximadamente 20 novos títulos, além de reedições de obras esgotadas ou de relevância contínua, a Editora da UFPel é associada à Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU), entidade que reúne mais de 100 editoras universitárias em todo o território nacional. Essa vinculação reforça o compromisso da Editora com a difusão do conhecimento científico e cultural de qualidade, contribuindo de forma significativa para o fortalecimento da produção editorial acadêmica no Brasil.