PROJETOS

Os projetos de extensão e pesquisa desenvolvidos na Discoteca L. C. Vinholes têm por finalidade comum a difusão de fonogramas e documentos das coleções que compõem seu acervo. Desde a constituição do espaço no início da década de 1990, diversos projetos já foram realizados a partir das coleções do acervo da Discoteca L. C. Vinholes. Os projetos de extensão e pesquisa ativos são relacionados a seguir.

Projeto de pesquisa: Arte Sonora: experimentalismo e pesquisa artística

Projeto de pesquisa: Núcleo de pesquisa, produção e criação fonográfica do Laboratório de Etnomusicologia da UFPel

Projeto de pesquisa: Audiovisualidades insurgentes – enquadramentos e dissidências – na América Latina Contemporânea 

Repositório digital Acervo do Choro de Pelotas

Série Dia do Patrimônio 2021

Projeto de pesquisa: Acervo de Fonogramas da Discoteca L. C. Vinholes: Identidade Sonora

Decorrente da conclusão do projeto de catalogação do acervo de 78 RPM realizado entre os anos de 2016 e 2019, este projeto prevê o desenvolvimento de análise qualitativa do acervo de fonogramas da discoteca L. C. Vinholes, com o objetivo de caracterizar e compreender a sua identidade sonora. Tal análise será feita numa perspectiva etnomusicologica e colaborativa, com atividades de pesquisa e extensão, em integração com o projeto unificado Acervo da Discoteca L C Vinholes do Centro de Artes da UFPEL.

Projeto de pesquisa: Registros Fonográficos da Discoteca L. C. Vinholes do Centro de Artes da UFPel: catalogação, organização, usos e nexos socioculturais

Na linha de projetos de pesquisa e extensão que vem sendo desenvolvidos pela equipe do Laboratório de Etnomusicologia – LabEt e Discoteca L. C. Vinholes da UFPel nos últimos anos (PINHEIRO NETO, 2017; PINHEIRO NETO, VELLOSO, 2017; MAIA, et al., 2018), e considerando a complexidade e importância do acervo fonográfico (COELHO, VELLOSO, 2019), este projeto tem como escopo geral a continuidade do trabalho de catalogação e organização do acervo, bem como o desenvolvimento de estudos que permitam compreender seus nexos socioculturais e viabilizar seu uso efetivo e significativo como repositório cultural pertencente à Universidade Federal de Pelotas.

Projeto de pesquisa: Inventário de Corpos Sonantes e Matrizes Sensíveis

O projeto de pesquisa Inventário de Corpos Sonantes e Matrizes Sensíveis tem como objetivo a realização de um inventário do acervo sonoro que faz parte do Laboratório de Etnomusicologia  LabEt/UFPEL. O acervo é constituído de fonogramas de diversos formatos, provenientes de diferentes períodos históricos e de origens variadas, bem como de equipamentos de reprodução sonora igualmente diversos. Nesta pesquisa é realizada uma análise multidisciplinar do acervo da Discoteca a partir de diferentes perspectivas, relativas à produção, à reprodução, à difusão sonora, e às diversas tecnologias envolvidas.

Programa Escuta essa capa

A proposta do Escuta essa capa é promover o acesso à descrição de imagens das capas de álbuns das coleções do acervo da Discoteca, a partir de parâmetros e recursos de audiodescrição, instigando o ouvinte a construir, em seu imaginário, a capa do disco.

Retratos etnográficos

60 anos da Música Aleatória