Luiz Carlos Lessa Vinholes – ou L. C. Vinholes –, nascido no ano de 1933 em Pelotas (estado do Rio Grande do Sul), é um compositor brasileiro reconhecido como pioneiro da música aleatória no mundo.
Se notabilizou por defender e divulgar a cultura brasileira em outros países, sobretudo no Japão, onde residiu por vários anos. Em 1957, Vinholes foi contemplado com uma bolsa de estudos do Ministério da Educação do Japão. Após os estudos permaneceu no país, onde desenvolveu sua pesquisa sobre música chinesa, coreana e japonesa e proferiu diversas conferências em simpósios e eventos internacionais. Vinholes também atuou na difusão da cultura brasileira no Japão, onde apresentou um programa de rádio sobre a recém surgida Bossa Nova. O Patrono ainda ocupou os cargos de encarregado do Setor Cultural das Embaixadas Brasileiras e de Adido Cultural em Tóquio e nas embaixadas dos países em que trabalhou como oficial de Chancelaria do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. No Japão, promoveu a difusão da música e da poesia concreta brasileira e ainda idealizou e promoveu os processos de reconhecimento das primeiras cidades-irmãs entre o Brasil e o Japão: Pelotas-Suzo (1962) e Porto Alegre-Kanazawa (1965). No Ministério das Relações Exteriores, o compositor desempenhou funções no Paraguai, Canadá e Itália.
O professor Mario de Souza Maia, coordenador da Discoteca/LabEt, relata que sua relação com Vinholes se estreitou na década de 1990, quando definiu a obra do compositor como tema para dissertação de mestrado em História pela PUC-RS. Maia inicia sua abordagem sobre a música aleatória em 1951, quando o compositor John Cage, influenciado pelo movimento dadá e por uma filosofia zen, compôs “Music Changes” e “Imaginary Landscape nº4″, usando pela primeira vez o acaso e a indeterminação na música. “Instrução 61″ (1961), de autoria de Vinholes, reconhecida como a primeira música aleatória composta por um brasileiro, se tornou o mote da pesquisa do coordenador da Discoteca, que percebeu a profundidade e as múltiplas facetas do trabalho de Vinholes. A escolha do nome de Luís Carlos Lessa Vinholes como Patrono da Discoteca do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas tem a intenção declarada de contribuir para o reconhecimento público da importância que o compositor representa para o universo da cultura e da música.
O Patrono realizou uma série de doações de itens de seu acervo pessoal para o acervo público da Discoteca, desde a constituição formal do espaço junto ao Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas em 2014. Peças como instrumentos folclóricos oriundos de diversos países, equipamentos de áudio, documentos, fotografias, cartas, programas de atividades culturais, partituras, livros, LP’s, CD’s, artigos de sua autoria, diplomas e comendas recebidos em missões internacionais, arquivos de recortes de jornais e revistas, entre outros itens, conferem ao acervo da Discoteca um caráter único e especial.