ACERVO

 

 

COLEÇÃO DISCOS 78 ROTAÇÕES

A coleção de 78 RPM é composta por cerca de 6.000 discos, abrangendo um período entre os anos 1930 e 1950, além de algumas obras anteriores a este período. Apresenta um repertório bastante diversificado, com cerca de 50% de músicas brasileiras e a outra metade do acervo de músicas internacionais.

COLEÇÃO EP’s e LP’s

Com aproximadamente 14 mil itens, a coleção de LPs apresenta uma diversidade de repertório semelhante à da coleção de 78 RPM. Constituiu-se a partir de itens de doações particulares e da transferência do acervo fonográfico da antiga Rádio Cosmos 107.9MHz (atual Rádio Federal FM) emissora sob outorga da UFPel.

COLEÇÃO DISCOS 45 RPM

Em quantidade bastante reduzida esta coleção conta com cerca 80 itens, em que se destacam os discos em suporte alumínio produzidos como material publicitário.

COLEÇÃO INSTRUMENTOS ASIÁTICOS

Coleção de flautas japonesas, ocarinas coreanas, chocalhos, gongos e caramujos de sopro, de mosteiros Xintoístas, entre outros, compõem este pequeno, porém significativo acervo.

COLEÇÃO DOCUMENTOS DE L. C. VINHOLES

Partituras originais, manuais de koto, álbuns de partituras de Gagaku do século XIX e XX, discos, além de séries de documentos pessoais – como diplomas, passaportes, carteiras de identificação, certificados, cartas, entre outros – que compõem a memória das funções, atividades e missões diplomáticas realizadas pelo patrono da Discoteca, que atuou como Oficial de Chancelaria vinculado ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil nas embaixadas do país em diversas nações estrangeiras.

COLEÇÃO BRASIL EUGÊNIO DA ROCHA BRITO

Transferida ao acervo da Discoteca em junho de 2017, esta coleção é composta por 1685 LP’s, 160 fitas K7, 25 fitas magnéticas de rolo, além de fitas VHS e equipamentos de reprodução. Oriunda do acervo particular do engenheiro Brasil Eugênio da Rocha Brito, foi integrada por meio de doação intermediada pelo patrono da Discoteca, amigo pessoal e ex-colega do doador.

COLEÇÃO EQUIPAMENTOS

A coleção de equipamentos é constituída por aparelhos de reprodução de áudio de variadas tecnologias e períodos históricos. Abriga objetos antigos como um gramofone e uma eletrola, além de sistemas de reprodução dos anos 1970, como o sistema completo da fabricante japonesa Onkyo, recebido por meio de doação de L. C. Vinholes. Equipamentos toca-discos, decks de reprodução de fitas cassete, gravador de rolo, player de MD, MP3 players e outros itens descontinuados pela Rádio Cosmos / Federal FM, além de diversos exemplares de equipamentos 3 em 1 e caixas acústicas, recebidos em doações ou recolhidos do depósito de itens  considerados inservíveis da UFPEL, também compõem esta coleção.