UFPEL presta homenagens a L. C. Vinholes

A Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) promove série de atividades em celebração à vida e obra de L. C. Vinholes em 2023. O ano de 2023 registra ao menos duas efemérides marcantes na vida de L. C. Vinholes. Em 10 de abril, o patrono da Discoteca do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas completou 90 anos de vida. No dia 17 de setembro de 2023, são celebrados os 60 anos da irmandade entre os municípios de Pelotas (RS-Brasil) e Suzu (Ishigawa-Japão), acordo celebrado em 1963 por iniciativa de Vinholes, que realizou também a articulação bilateral entre as prefeituras e câmaras municipais das duas cidades.

UFPEL outorga títulos honoríficos a Luiz Carlos Vinholes e Maria Letícia Ferreira

Duas trajetórias de vida, por suas contribuições à Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e à sociedade em geral, foram celebradas na tarde de sexta-feira (15). Em cerimônia no auditório do Centro de Artes da UFPel, a Instituição outorgou títulos honoríficos a Luiz Carlos Vinholes (doutor honoris causa) e a Maria Letícia Ferreira (professora emérita).

60 anos da música aleatória

Uma obra pioneira na história da música aleatória completou 60 anos de sua primeira utilização em 31 de dezembro de 2021. Trata-se da Instrução, para quatro instrumentos quaisquer e quatro colaboradores (1961), nome posteriormente simplificado para Instrução 61. A obra foi criada pelo compositor Luiz Carlos Lessa Vinholes (Pelotas, RS, 1933) em sua primeira estada no Japão, quando exerceu funções de adido cultural na embaixada do Brasil em Tóquio.