Curso Livre – Gênero e Diversidade Sexual: Teorias e Aplicações Interdisciplinares
O Curso Livre foi uma iniciativa do Núcleo de Estudos D’Generus e teve como objetivo trabalhar o debate e a formação nas temáticas de gênero e diversidade, de forma online, considerando-se o contexto de pandemia. O curso ocorreu em 2020 e foi aberto à comunidade externa da UFPel, contando também com a participação de discentes de diversos cursos da UFPel, tanto da graduação como da pós-graduação. Buscou-se abordar temáticas específicas da área de gênero, feminismos e diversidade. O Curso Livre contou com diversos painéis, que foram divididos por temáticas específicas, como história do feminismo, gênero e patriarcado, epistemologias decoloniais, educação e currículo, saúde e SUS, teatro, literatura, etc., e foram ministrados por docentes e membros vinculados ao Núcleo. Aqui é possível você acessar cada painel do curso.
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Mesa de Abertura – Feminismo de(s)colonial, Gênero e Diversidade Sexual: horizontes para (re)pensarmos uma alternativa para o ensino, a pesquisa e a extensão na universidade pública
Participantes: Profa. Dra. Márcia Alves (FAE-UFPel), Prof. Dr. Hudson W. de Carvalho (Curso de Psicologia UFPel) e Profa. Dra. Marina Soares Mota (FE-UFPel)
Descrição: Pretende-se apresentar algumas reflexões conceituais sobre feminismo de(s)colonial, gênero e diversidade sexual a fim de pensar em possíveis articulações com a universidade pública brasileira, tendo como foco o tripé ensino-pesquisa-extensão
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Painel 1 – A construção histórica do feminismo
Ministrante: Profa. Dra. Lígia Chiarelli (Docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo -UFPel)
Descrição: Esse módulo pretende abordar a opressão da mulher, estabelecendo relações entre gênero, classe e raça. A discussão se propõe a desvendar a relação entre movimentos feministas e movimentos sociais, estabelecendo trajetórias de lutas por direitos. Objetiva-se identificar os muitos feminismos existentes, caracterizando como pode ser distinguidos uns dos outros e a importância desses movimentos na atualidade.
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Painel 2 – Feminismo decolonial, gênero e a sociedade patriarcal
Ministrante: Prof. Dnda. Adriana Lessa Cardoso (Doutoranda em Educação – Faculdade de Educação-UFPel)
Descrição: Pretende-se, neste espaço-tempo de aprendizagens, discutir sobre a concepção de patriarcado e interseccionalidade, a fim de pensarmos relações entre gênero, raça, etnias, classe, nacionalidade, entre outras sob uma perspectiva de(s)colonial. Entende-se que uma educação transgressora, junto a práticas de transformação subsidiadas por epistemologias de(s)coloniais possam auxiliar na problematização e na desnaturalização das injustiças sociais, discriminações e opressões que tem se agravado com o neoliberalismo e com o conservadorismo.
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Painel 3 – Teorias do reconhecimento: da construção das identidades individuais à formação das identidades coletivas
Ministrante: Prof. Dr. Luciano Pereira dos Santos (Doutor em Educação pela FAE-UFPel)
Descrição: Pretende-se apresentar e discutir a construção e a formação de identidades individuais e coletivas de minorias sociais por meio de teorias do reconhecimento ancoradas pelos estudos do filósofo canadense Charles Taylor, da filósofa e pensadora feminista Nancy Fraser e do filósofo e sociólogo Axel Honneth.
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Painel 4 – Teoria e pesquisa sobre diversidade sexual e afetiva
Ministrante: Prof. Dr. Hudson W. de Carvalho (Docente do Curso de Psicologia-UFPel)
Descrição: Pretende-se apresentar um breve panorama histórico sobre a construção dos conceitos de identidade de orientação sexual (i.e., heterossexual, bissexual, homossexual, dentre outros) e mostrar como pesquisas (re)acionam esses conceitos ao produzir dados empíricos. Ainda, será apresentado uma crítica à “heterossexualidade compulsória” com base em dados empíricos que mostra a relativa independência entre identidade de orientação sexual, orientação afetiva e comportamento sexual.
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Painel 5 – Pensando os SUS e a partir da diversidade e especificidade de gênero e orientação sexual
Ministrante: Profa. Dra. Marina Soares Mota (Docente da Faculdade de Enfermagem-UFPel)
Descrição: Pretende-se refletir sobre a diversidade sexual e de gênero no campo da saúde por meio análise crítica das políticas públicas de saúde voltada para diferentes grupos populacionais, explorando criticamente sua criação, alcance e desafios para a construção da saúde universal, integral e equânime.
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Painel 6 – Teatro e diversidade de gênero e sexualidade
Ministrante: Prof. Dr. Paulo Gaiger (Docente do Curso de Teatro-UFPel)
Descrição: A partir de três textos clássicos do drama (Senhorita Júlia, A dama das camélias e Casa de bonecas) e da trilogia de Garcia Lorca (A casa de Bernarda Alba, Yerma e Bodas de Sangue), pretende-se analisar a condição feminina do final do século XIX e inícios do XX, mas, sobretudo, desvelar as heranças e conexões com a realidade de nosso tempo. Nesse sentido, também perceber em como as heranças e conexões se refletem nas questões de gênero e sexualidade.
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Painel 7 – Protagonistas femininas em livros estrangeiros que estão entre os mais vendidos: pensando a literatura a partir de uma análise crítica dos papéis de gênero
Ministrante: Profa. Dra. Renata Kabke (Docente do Centro de Letras-UFPel)
Descrição: Pretende-se discutir e analisar criticamente como as protagonistas femininas de grandes sucessos literários são representadas, com foco principal nos papéis de gênero e na perpetuação/quebra de discursos baseados nas ideologias hegemônicas de base patriarcal.
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Painel 8 – Repensando o currículo a partir de uma leitura feminista
Ministrante: Profa. Dra. Márcia Alves (Docente da Faculdade de Educação -UFPel)
Descrição: Este painel tem como objetivo aproximar e dialogar a temática feminista com o espaço escolar. Nossa sociedade reproduz inúmeros tipos de preconceitos, sendo o de gênero um dos principais. Sabemos que as mulheres são (e tem sido) discriminadas em diversos espaços sociais (como no mercado de trabalho, por exemplo) e também sofrem inúmeras violências (nosso país possui altos índices de violência contra as mulheres), fruto do machismo e do patriarcado. Esse contexto atua de forma interseccional com outros marcadores sociais, como raça/etnia, classe social e geração, etc. Defende-se que conteúdos relativos a gênero devem ser incorporados e trabalhados pela escola, pois se reconhece essa instituição como fundamental na formação das pessoas, sendo, portanto, importante para a vida em sociedade.
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Painel 9 – Fechamento do curso: Filosofia, Gênero e Feminismos: (re)pensando as Epistemologias feministas da América Latina
Ministrante: Profa. Dra. Graziela Rinaldi da Rosa (Docente do Instituto de Educação da FURG)
Descrição: Falar de Gênero e Feminismos numa perspectiva Latino-Americana, implica em uma desconstrução do pensamento. Aprendemos de forma eurocêntrica e cis-androcêntrica a criar nossas epistemologias e metodologias. Os estudos de gênero têm contribuído, dentre outras coisas, para reconhecermos a diversidade e anunciarmos outras concepções de mundo, mais plurais. Os diferentes feminismos têm denunciado desigualdades e contribuído para pensarmos outros temas, além de olharmos para o que as mulheres disseram e escreveram. Mas, o que estamos fazendo com isso tudo? Reinventamos teorias que, ainda demoram para chegar nas salas de aulas e, quando chegam, poucas são autênticas, contextualizadas e significativas. Assim, essa aula, se propõe a problematizar tais questões à luz de algumas epistemologias feministas da América Latina, motivada por estudos de Gênero e feministas na Filosofia, que ajudam a refletir sobre os processos de descolonizar, despatriarcalizar, interceccionalizar e (re)conhecer outr@s fontes do pensamento.
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