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Nome: Adriana Lessa Cardoso

Possui mestrado em geografia pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG; graduação em Geografia – licenciatura, FURG. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: mulheres, gênero, divisão sexual do trabalho, feminismo, movimentos sociais urbanos, educação ambiental; e experiência em orientação de projetos e trabalhos de conclusão de curso (monografias). Atualmente trabalha na formação inicial de professores, como professora- pesquisadora bolsista CAPES, no curso de Pedagogia a distância – UAB/UFPEL, atuando principalmente na coordenação de equipes pedagógicas, planejamento, ensino e avaliação de aulas presenciais, orientação de estágios curriculares docentes e trabalhos de conclusão de curso. Ministrou cursos de extensão universitária, participou de encontros na área da educação, geografia e feminismos e possui capitulos de livros e artigos publicados. 

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Nome: Aline Lemos da Cunha Della Libera

Possui graduação em Pedagogia Séries Iniciais pela Universidade Federal do Rio Grande (1998), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2005) e Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2010). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Popular, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de adultos, etnias negras, epistemologia feminista e formação de professores. É Professora Adjunta da Faculdade de Educação da UFRGS.

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Nome: Amanda Motta Angelo Castro

Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande/FURG. Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos/UNISINOS (2015), com estágio sanduíche na Universidad Autonoma Metropolitana del México – UAM, no departamento de Antropologia, sob a orientação da Dra.Elí Bartra. É mestra em Educação (2011); Especialista em Psicopedagogia (2002); Licenciada em Pedagogia (2000) e graduanda em Filosofia (2015). Educadora Popular e Militante de Movimentos sociais. Possui experiência na Educação Básica, Educação de Jovens e Adultos, Projetos Sociais, Ensino Superior, Pesquisa e Extensão. Com o olhar na América Latina, tem-se ocupado em pesquisar os processos de produção do conhecimento de mulheres artesãs buscando analisar a complexidade dessas aprendizagens articulando Educação Popular e Estudos Feministas.

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Nome: Cassiane de Freitas Paixão

Professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande. Representante docente da área de sociologia junto ao conselho do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, sendo representante no Conselho Universitário em 2015/2016.Coordenou a especialização modalidade à distância em Ensino de Sociologia no Ensino Médio entre 2014 e 2016. Atualmente coordenadora das atividades do Núcleo de Estudos Afro Brasileiro e Indígenas da Furg (NEABI -FURG), atuando no programa de ações afirmativas dessa universidade (PROAAF-FURG) Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Fundamentos da Sociologia, atuando principalmente nos temas relacionados a sociologia da educação, educação superior, políticas educacionais, universidades e ações afirmativas. Desenvolve pesquisas sobre a expansão da educação superior no Brasil, questões etnicorraciais no sul do Rio Grande do Sul e clubes sociais negros. Possui graduação em CIENCIAS SOCIAIS pela Universidade Federal de Pelotas (1999), mestrado em Pós Graduação em Sociologia – UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (2004) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale dos Sinos (2010).

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Nome: Catiane Cinelli

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2016), na Linha de Pesquisa Trabalho, Movimentos Sociais e Educação, com bolsa Capes; Mestra em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI, 2012),com bolsa CAPES; Especialista em Psicopedagogia pela faculdade de Ciências Aplicadas/Celer Faculdades (2010). Graduada em Pedagogia – Anos Iniciais do Ensino Fundamental – Crianças, Jovens e Adultos, pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS, 2007). Atua na Educação Popular, Educação do Campo e Movimentos Populares, em especial no Movimento de Mulheres Camponesas.

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Nome: Edla Eggert

Pós-Doutorado (CNPq), no Programa de Estudios de la Mujer da Univesidad Autónoma Metropolitana de Xochimilco – UAM-X. Ciudad de México, DF. Doutorado em Teologia pela Escola Superior de Teologia (1998), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992) e Graduação em Pedagogia (UNIPLAC – 1986). Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Foi docente no PPGEdu da Unisinos (1999 – 2016); editora da Revista Educação Unisinos (2006 – 2010); coordenadora do PPEdu Unisinos (2010 – 2013). Professora convidada no Programa de Pós-Graduação em Teologia, nas Faculdades EST, São Leopoldo (RS) no ano de 2013 com a atividade de Estudos de gênero e pesquisa (auto)biográfica, e no ano de 2014 à convite do Seminário Teológico de Ausburgo, na Cidade do México, junto à graduação com o curso de metodologias de pesquisa qualitativa. Pesquisa a produção do conhecimento realizado majoritariamente por mulheres com baixa escolaridade em atividades de trabalho artesanal na interface com a Educação de Jovens e Adultos.

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Nome: Georgina Helena Lima Nunes

Possui graduação em Educação Física e Técnico em Desporto pela Universidade Federal de Pelotas (1989), Especialização em Educação Psicomotora (2001) URCAMP, Especialização em Educação UFPel (1994), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (1997) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Educação, tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Rural, Educação das Relações Raciais, Educação Quilombola e Gênero, Políticas Afirmativas no Ensino Superior. Chefe do Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade (NUAAD) da Universidade Federal de Pelotas.

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Nome: Graziela Rinaldi da Rosa

Professora adjunta do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande-FURG-RS, campus São Lourenço do Sul. Promotora Legal Popular. Militante do Movimento Social Feminista. Possui graduação em Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (2002) e Licenciatura Plena em Geografia (2012), especialização em Metodologia do Ensino de História e Geografia; Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente é colaboradora – La Red de Intelectuales y Artistas en defensa de la Humanidad. Coletivo Feminista Dandaras. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ensino de Filosofia, Filosofia da Educação e Metodologia de Ensino, atuando na formação de professores (as), no Ensino Fundamental, Ensino Médio, PROEJA e Ensino Superior. Pesquisa sobre relações de gênero na Filosofia e Filosofia da Educação com o olhar para América Latina e a Educação Popular, buscando metodologias do ensino que inclua temas como Direitos Humanos, relações de gênero e feminismos, Cultura e Política no espaço educacional latino-americano. Trabalha com Epistemologia Feminista; Epistemologias do campo; Filosofia da libertação; Mulheres e Educação; Mulheres do campo e Educação do campo. Atua no Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade (SEAD/UAB/FURG). Desenvolve pesquisa com apoio da FAPERGS intitulada: Mulheres Quilombolas do Município de São Lourenço do Sul: Identidades, vivências e memórias dos Quilombos. É integrante do D’GENERUS: Núcleo de estudos feministas e de gênero/UFPEL. É Integrante do Comitê Regional de Educação do Campo/SEDUC. Integrante da Rede Brasileira de Mulheres Filósofas. Integrante do GT Gênero e Filosofia da ANPOF.

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Nome: Hudson Cristiano Wander de Carvalho

Docente adjunto do curso de psicologia e pesquisador do D’GENERUS: Núcleo de Estudos Feministas e de Gênero, ambos vinculados à Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atualmente, meu foco acadêmico está circunscrito por temáticas relacionadas à sexualidade, saúde da população LGBTQIA+, HIV/AIDS e modelos de educação transdisciplinar em saúde com base em matrizes do pensamento queer/cuir/kuir e decolonial.

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Nome: Luciana Garcia de Mello

Professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Realizou estágio de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui título de Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010) e pela Université de Nice Sophia-Antipolis (2010), possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e mestrado em Sociologia pela mesma universidade. Atua como pesquisadora no grupo de pesquisa Trabalho e Reconhecimento Social e integra o D’Generus: núcleo de estudos feministas e de gênero. Tem experiência na área de sociologia, com ênfase em Sociologia das relações raciais e do racismo, sociologia política e sociologia do trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: racialização, racismo, discriminação racial e desigualdade social.

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Nome: Marcus Vinicius Spolle

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo – USP (1986), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo – USP (2001) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2010). Atualmente é professor adjunto e coordenador do colegiado do curso de graduação em Ciências Sociais (licenciatura e bacharelado), Coordenador Adjunto da Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, participa também do grupo de pesquisa Núcleo de Análises Urbanas da Universitadade Federal do Rio Grande – FURG. Tem experiência na área de Sociologia e Geografia, com ênfase em Relações Raciais e Geografia da População, atuando principalmente nos seguintes temas: desigualdade racial, desenvolvimento, êxodo rural, agricultura familiar, sustentabilidade e movimentos sociais.

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Nome: Maria Aparecida Rezende

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1997), Especialista em Teorias e Métodos da Antropologia e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2004). Doutora pela Universidade Federal de Mato Grosso. Atualmente é professora da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação indígena, educação escolar indígena e educação de jovens e adultos. Pesquisa de doutorado concluída sobre a organização social e educativa das mulheres Xavante. Trabalha com a disciplina optativa no Curso de Pedagogia UFMT Tópicos Especiais em Educação Escolar Indígena. Projetos de Extensão e Pesquisa ligado a temática Educação Escolar Indígena e Educação Indígena, bem como algumas publicações como artigos completos em vários eventos científicos nacionais e internacionais, capítulos de livros e palestras referente a essa temática. Hátrês anos trabalhando com Educação a Distância – Universidade Aberta do Brasil. Nessa experiência o trabalho diversifica-se com as temáticas – Antropologia, Currículo e Educação e Diversidade voltada para as questões indígenas.

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Nome: Marilu Correa Soares

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas (1981), Mestrado em Assistencia em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e Doutorado em Enfermagem em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é coordenadora do comitê de ética em pesquisa da Universidade Federal de Pelotas, professor Associado I da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Materno Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, saúde da mulher no ciclo gravídico-puerperal, adolescência, assistência de enfermagem e Bioética. Líder do Núcleo de Pesquisa e Estudos com Crianças, adolescentes, Mulheres e Famílias (NUPECAMF).

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Nome: Márcia Alves da Silva

Bacharel em Ciências Sociais (1996) e Mestre em Educação (2002) pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Doutora em Educação (2010) pela Universidade Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). É Professora Adjunta e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Educação, com diversas publicações e atuando no ensino, pesquisa e extensão, principalmente nos seguintes temas: Estudos de Gênero e Teoria Feminista, Narrativas e Histórias de Vida, Educação Popular, Educação Não-Formal e Formação de Professores. É líder do Grupo de Pesquisa D’Generus: Núcleo de Estudos Feministas e de Gênero, do CNPq.

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Nome: Nancy Cardoso Pereira

Possui graduação em Teologia – Faculdades Integradas Benett (1987), graduação em Licenciatura Em Filosofia pela Universidade Metodista de Piracicaba (2002), mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (1992) e doutorado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (1998). Atualmente é professora da Faculdade Católica de Anápolis e assessora de formação da Comissão Pastoral da Terra. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Exegese Bíblica, atuando principalmente nos seguintes temas: bíblia, religião, américa latina, feminismo e relações sociais de gênero.

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Nome: Paulo José Germany Gaiger

Professor dos Cursos de Teatro (licenciatura) e Dança (licenciatura) da Universidade Federal de Pelotas – RS; Coordenador Adjunto do Colegiado do Curso de Teatro; Coordenador de projeto de Pesquisa “Gênero e Teatro: processos artístico-sociológicos”, vinculado ao GEPPAC (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Processos Criativos em Artes Cênicas); Coordenador do Projeto de Extensão de Educação Continuada e Multidisciplinar “Quilombo das Artes”, vinculado ao Programa Vizinhança, da UFPel; Ex-coordenador de Arte e Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel; Ex-diretor Adjunto do Núcleo de Artes Cênicas do Centro de Artes da UFPel; ex-coordenador do Núcleo Rondon da UFPel (2010-2012); Doutor em Ócio e Potencial Humano pela Universidade de Deusto, Bilbao, Espanha (reconhecido como Doutorado em Educaçao pelo Programa de Pós-Graduaçao em Educaçao, da UFRGS); Mestre em Ciências do Movimento Humano pelo Programa de Pós-Graduação da ESEF/UFRGS; Bacharel em Arte Dramática pelo Departamento de Arte Dramática/UFRGS. Consultor Internacional de ONV/ONU (1/2008), Honduras, e ENAD/UNICEF (2007), Honduras, do Programa Conjunto de Apoio à Segurança Humana (PCASH-ONU), para o projeto Educação para o uso adequado do tempo livre; Professor convidado da Universidade Nacional Autônoma de Honduras (UNAH – 2007-2008). Ex-professor assistente da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS-RS-BRASIL); Ex-professor colaborador do DAD/UFRGS; Ex-professor colaborador do Departamento de Artes da FURB/Blumenau/SC. Tem experiência acadêmica nas áreas de Teatro, Dança e Educação Física, atuando também nos seguintes temas: ócio, corporeidade, humanismo, gênero, educação, elaboração e coordenação de programas comunitários e de extensão, etc. 

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Nome: Renata Kabke Pinheiro

Professora de língua inglesa desde 1991, é licenciada em Inglês e Respectiva Literatura pela Universidade Católica de Pelotas (2004), possuindo Mestrado (2007, realizado com bolsa da CAPES) e Doutorado (2011) em Linguística Aplicada – Área de Texto, Discurso e Relações Sociais – pela Universidade Católica de Pelotas. Foi representante do Rio Grande do Sul na delegação brasileira que participou do 3º programa The Ship for World Youth promovido pelo governo do Japão e em 2013 fez parte da equipe do projeto e-Tec – Idiomas Sem Fronteiras do IFSul (Instituto Federal Sul-Rio-grandense). Atualmente é professora adjunta de Língua Inglesa, Linguística Aplicada e Ensino de Língua Inglesa na Universidade Federal de Pelotas e participante colaboradora do Observatório de Gênero e Diversidade da mesma universidade.

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Nome: Renato Duro Dias

Professor Adjunto na Faculdade de Direito e no Programa de Pós-Graduação em Direito e Justiça Social – Mestrado em Direito da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Coordenador dos Cursos de Graduação em Direito e do Centro de Referência em Direitos Humanos – CRDH/FURG. Doutor em Educação com período de doutoramento sanduíche na Universidade de Lisboa, Portugal. Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural. Pós-graduado em Direito de Família e Sucessões. Bacharel em Direito. Professor Visitante no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal. Professor do Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos e do Curso de Especialização EJA e Diversidade- FURG/UAB. Professor da Escola Superior de Advocacia – ESA – OAB/RS. Pesquisador do GTJUS – Grupo Transdisciplinar em Pesquisa Jurídica para a Sustentabilidade e do Grupo Cooperação e Relações Contratuais – UNICURITIBA. Membro do Núcleo: Gestão, Currículo e Políticas Educativas (PPGE/FaE/UFPel). Membro da Comissão de Acompanhamento do Programa de Ações Afirmativas (PROAAF) da FURG. Codiretor da Revista Pedagogía Universitária y Didáctica del Derecho, Facultad de Derecho, Universidad de Chile. Advogado. Diretor de Comunicação da ABEDi. Associado ao CONPEDI, ABEDi e a REED.

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Nome: Rogério Diniz Junqueira

Possui graduação em Comunicação pela Universidade de Brasília (1990) e doutorado em Sociologia das Instituições Jurídicas e Políticas pelas Università Degli Studi di Milano e Macerata (Itália,1998). Integra o quadro permanente de Pesquisadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), onde atua na Diretoria de Avaliação da Educação Básica. Dedica-se a pesquisas sobre educação escolar, avaliações educacionais e direitos humanos, com ênfase nos temas do direito à educação, diversidade, direito à diferença, gênero, sexualidade, deficiência, racismo e cotidiano escolar. É membro da Editoria Científica da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) e do comitê editorial de diversos periódicos científicos. Possui livros, artigos e outros escritos publicados, entre os quais a coletânea “Diversidade sexual na educação: problematizações sobre homofobia nas escolas”, da Coleção Educação para Todos, da Unesco (2009).

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Nome: Cássia Luíse Boettcher

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Especialista em Residência Multiprofissional em Saúde com Ênfase em Saúde da Mulher pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2009). Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (2015). Desenvolveu atividades como enfermeira no Hospital Mãe de Deus, no período de 01/2010 a 07/2013, atuando em Unidade de Internação Adulto. Atualmente é Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas. 

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Nome: Uelquer Guedes de Souza

Acadêmico do 7º Semestre do curso de Psicologia da Universidade Federal de Pelotas – UFPel. Foi Bolsista CAPES no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no semestre de 2013/01. Também bolsista pelo Programa de Bolsas Acadêmicas / PBA / Bolsas de Iniciação ao Trabalho, no semestre 2014/02 pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis. Atualmente participa como colaborador voluntário no projeto de pesquisa em saúde mental e coletiva, intitulado: “Transtornos psiquiátricos menores e seus fatores associados em familiares cuidadores de Centros de Atenção Psicossocial”, realizado pela Faculdade de Enfermagem – FEN, da Universidade Federal de Pelotas. Voluntário no Grupo de Humanização do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas – UFPel. Bolsista de Iniciação ao Trabalho pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel atuando no Observatório de Gênero e Diversidade e membro do Grupo de Pesquisa D’GENERUS: Núcleo de Estudos Feministas e de Gênero pertencente à Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Pelotas.

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Nome: Vanise Regina Bitencourt Valiente

Psicóloga graduada pela Universidade da Região da Campanha, URCAMP-Bagé/RS – Mestranda da Faculdade de Educação – PPGE-FAE/UFPel Especialista MBA em Gestão de Recursos Humanos, URCAMP-Bagé/RS – Docente dos cursos de Capacitação para o Servidor Público UFPel pela Escola de Administração Fazendária (Ministério da Fazenda) – Docente dos cursos de Pós-Graduação Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas/Bagé/Camaquã/Rio Grande – Atuação em Psicologia Clínica Analítica Junguiana. Atualmente desenvolve pesquisa sobre gênero e envelhecimento.

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Nome: Diná Lessa Bandeira

possui graduação em Biblioteconomia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1982) e mestrado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997). Atualmente é analista da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa Clima Temperado. Atualmente exerce a função de Secretária Executiva do COEP Municipal de Pelotas, RS, Coordenação do Núcleo de Responsabilidade Social da Embrapa Clima Temperado e Coordenação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Pelotas /RS.

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Nome: Luciano Pereira dos Santos

Doutorando em Educação na Universidade Federal de Pelotas – FaE/UFPel na linha de pesquisa Currículo, profissionalização e Trabalho Docente. Possui mestrado em educação pela mesma instituição ( FaE/UFPel) e graduação em Sociologia e Ciências Políticas pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Tem experiência na área da educação atuando como professor de sociologia para o ensino médio e sólida experiência no Terceiro Setor compondo por onze anos o quadro diretivo e profissional da OSCIP Anjo Menino – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – onde atuou na gestão, elaboração, implantação, coordenação e execução, monitoramento e avaliação de projetos culturais, socioeducacionais, capacitação e formação profissional e projetos de geração de trabalho e renda voltados para grupos socialmente desfavorecidos. Integrante do Grupo de Pesquisas Processo de Trabalho Docente coordenado pela Prof.ª Dra. Marcia Ondina Ferreira; do Grupo de Pesquisas Criança Infâncias e Culturas – CIC, coordenado pela Prof.ª Dra. Ana Cristina Coll Delgado e do Grupo de Pesquisa D’Generus: núcleo de estudos feministas e de gênero, coordenado pela Prof.ª Dra. Márcia Alves da Silva. Interesse em temas: Educação, Gênero, Sexualidades, Homofobia, Trabalho docente.

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Nome: Lígia Maria Ávila Chiarelli

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978), Mestrado em Desenvolvimento Social pela Universidade Católica de Pelotas (2000), Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e Doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2014). Atualmente é professora associada, lotada na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas. É Coordenadora do Fórum Social da UFPel, órgão vinculado a Pro Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: Arquitetura Contemporânea, Habitação de Interesse Social, Arquitetura Pelotense, Ensino de Teoria e História da Arquitetura, Políticas Públicas de Habitação, Programa de Arrendamento Residencial (PAR), Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), Arquitetura Sustentável.

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Nome: Neusa Elaine Couto Ledesma

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (1983). Atualmente é professora do Conselho Estadual de Educação do Estado do Rio Grande do Sul. Atua em movimentos sociais, é coordenadora da ONG Grupo Autônomo de Mulheres de Pelotas – GAMP, é membro do Conselho Municipal e do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher.

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Nome: Rita de Araujo Neves

Professora Adjunta na Faculdade de Direito (FADIR) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), responsável pelas disciplinas de Direito Processual Penal e Direitos das Crianças e Adolescentes. Graduada em Direito e Engenharia Mecânica pela FURG (1999) e pós-graduada, em nível de Mestrado (2005) e Doutorado (2019) em Educação pela UFPel, tem experiência na área de Direito Público, com ênfase em Direito Processual Penal, Direito Penal e Direitos das Crianças e Adolescentes, trabalhando, principalmente, os seguintes temas: teorias de aprendizagem, associação teoria/prática, teoria sócio-histórica, feminismo(s) descolonial(ais) Latino-Americano(s) e epistemologias feministas, currículo, imagens e discursos no Ensino Jurídico. Também atuou, por quase nove anos (2005-2014) como assessora jurídica do Ministério Público Estadual do RGS, em Promotoria de Justiça Especializada na defesa dos direitos das crianças e adolescentes – 2ª Promotoria de Justiça Especializada: Infância e Juventude da Comarca do Rio Grande/RS. Atualmente é integrante do Grupo de Pesquisas Imagens da Justiça, Representações Curriculares e Pedagogia Jurídica coordenado pela Prof.ª Dra. Maria Cecilia Lorea Leite; Integrante do Grupo de Pesquisas Design Estratégico: Gestão, Marketing e Empreendedorismo como Aliados às Pesquisas e aos Projetos em Design, coordenado pela Prof.ª Dra. Helena de Araujo Neves; Integrante do Projeto D´Generus: Núcleo de Estudos Feministas e de Gênero coordenado pela Prof.ª Dra. Márcia Alves da Silva. Interesse em temas de investigação: Educação, Currículo, Aprendizagem, Práticas Pedagógicas, Ciências Políticas, Gênero, Direitos Humanos, Feminismos, Identidades; Interseccionalidades entre Classe, Raça e Gênero, especialmente relacionados aos estudos das imagens e discursos de violência de gênero às mulheres no Ensino Jurídico.

Link do Lattes:

http://lattes.cnpq.br/9961853471247895

 

Nome: Antonia Nilene Portela de Sousa

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Teologia pela Universidade da Philadelphia, Especialização em Gestão Educacional pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, Especialização em Planejamento Educacional pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, Especialização em Investigação Literária pela Universidade Estadual Vale do Acaraú e Mestrado em Gestão Educacional pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA-CE. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Docente Efetiva na Universidade Estadual Vale do Acaraú (Sobral/CE).

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http://lattes.cnpq.br/9612615505412467

 

Nome: Fernanda Da Fonseca Pereira

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Católica de Pelotas (2005) Mestrado e Doutorado em Política Social e Direitos Humanos pela Universidade Católica de Pelotas. Atualmente é assistente social, da Universidade Federal do Rio Grande atuando no Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente. Possui experiência na área de Política de Extensão atuando, principalmente, nos seguintes temas: violência contra meninas e mulheres, direitos sociais e política sociais.

Link do Lattes:

http://lattes.cnpq.br/7227520566061955

 

Nome: Flavio Pereira de Oliveira

Possui graduação em Pedagogia da Terra pela Universidade Federal do Maranhão. É Especialista em Educação do Campo – pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – (IFMA). MESTRE EM EDUCAÇÃO DO CAMPO – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB (2020). DOUTORANDO EM EDUCAÇÃO – Universidade Federal de Pelotas – UFPel (2020). Foi Diretor Geral Administrativo (2015) da Secretaria Municipal de Educação – Buriticupu- MA SEMED. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Planejamento e Gestão Educacional. É Educador Popular e militante em Direitos Humanos. É membro titular do COMSEA (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Buriticupu). Está Presidente do Fórum Municipal de Educação para o mandato de dois anos ( 2020 a 2021). Presidente do Fórum Municipal de Educação (2017). Colaborador Pedagógico da Educação do Campo SEMED (2017). Colaborador Pedagógico junto à Coordenação Pedagógica SEMED (2017). Diretor Administrativo da SEMED (2015). Diretor de Ações Estratégicas da SEMED (2014). Pedagogo da Terra em apoio técnico pedagógico SEMED (2013). Coordenador Pedagógico SEMED (2013). Técnico do Programa Nacional de Alimentação Escolar PNAE (2013). Membro da Comissão Colegiada do Curso de Especialização em Educação do Campo IFMA (2015 a 2017). Foi Presidente do Fórum Municipal de Políticas Públicas de Buriticupu (2007 a 2009). É atualmente Diretor de Ações Estratégicas da SEMED – Prefeitura Municipal de Buriticupu-MA (2020) e Professor Orientador do Curso Técnico Integrado em Agropecuária no IFMA, no âmbito do PRONERA (2019). É, também, Coordenador Técnico da Campanha Busca Ativa Escolar – UNICEF (2020) e Conselheiro Titular do CMDCA em Buriticupu-MA (2020). É AVALIADOR AD HOC, da Revista Brasileira de Educação do Campo – da Universidade Federal do Tocatins (UFT) – (2018 a 2020). Discute temáticas relacionadas à Educação do Campo; Educação Rural; Questão Agrária; Políticas Públicas; Epistemologias Deocoloniais e Pedagogia da Terra.

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Nome: Inácio Ribeiro Oliveira

Possui graduação em Licenciatura plena em História pela Universidade Federal de Pelotas (2007). Atualmente é professor II – Secretária Municipal de Educação e Desporto Pelotas, RS e professor II – Secretária Estadual da Educação. , atuando principalmente nos seguintes temas: História, Educação e museus. Cursando mestrado no Programa de Pós Graduação em Educação da FAE/UFPel. 

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Nome: Isabela dos Santos Kröning

Pedagoga formada pela Universidade Federal de Pelotas e Mestra em Educação pela mesma instituição.

 

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Nome: Jamile Wayne Ferreira

Possui graduação em Gastronomia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2016). Mestranda em Educação no Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Pelotas, na fase final de mestrado. Pesquisadora na área da Educação, sobre o ensino da gastronomia e os saberes de trabalho de mulheres na perspectiva descolonial. Experiência como docente do curso de Graduação em Gastronomia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), onde ministrou disciplinas de Cozinha Clássica, Técnicas de Base I e Cozinha Internacional. Possui formação em Planejamento Pedagógico pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, na área de Pedagogia. Atua como colaboradora no Coletivo Coralinas, onde pesquisam, discutem e escrevem sobre as intervenções da gastronomia na cidade É membro da equipe que gerencia a página, promovendo cursos, saraus e discussões a respeito de questões de gênero na área da alimentação.Inglês fluente e francês básico. Atua como educadora popular no projeto Quitutes Mirabal.

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Nome: Juliana Roldão Bittencourt

Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL); Especialista em Neuroaprendizagem pela Universidade do Norte do Paraná (UNOPAR); Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), onde é membro do Grupo de Pesquisa Discurso Pedagógico desde 2016; Doutoranda em Educação, pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). É servidora federal, lotada no Campus Pelotas do IFSul, onde exerce suas funções, ocupando desde 2007 o cargo de Assistente em Administração.

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Nome: Letícia Mossate Jobim

Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Mestra em Educação, Especialista em Gestão Educacional, Bacharel e Licenciada em Desenho e Plástica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) . Professora de Arte do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha, câmpus São Vicente do Sul. Foi presidente do NEABI (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas) de 2009 a 2015. Atuou como coordenadora das Ações Inclusivas do campus de 2015 a 2018. Integrou o NUGEDIS (Núcleo de Diversidade Sexual) do câmpus São Vicente do Sul de 2015 a 2019.

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Nome: Priscilla Teixeira da Silva

Mestra em Turismo pela Universidade de Brasília (2013), Especialista em Políticas Públicas pela Universidade Federal de Goiás (2009) e Tecnóloga em Gestão Turística pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás (2007).Atualmente ocupa o cargo de Tecnóloga/Área – Turismo na Universidade Federal de Pelotas, lotada na Faculdade de Administração e de Turismo (FAT). É membro associada da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR). Tem experiência em Planejamento e Organização de Eventos, Turismo e Educação, e Estudos de Gênero no Turismo

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Nome: Paloma de Souza Silva

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Anhanguera de São Paulo (2018). Atualmente estuda Ciências Sociais na Universidade Federal de Pelotas e trabalha como professora na EMEF Dona Maria Antonia.

 

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Nome: Silvana de Araújo Moreira

É doutoranda no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pelotas. Mestra em História pela Universidade Federal de Pelotas (2019). Possui especialização em Comunicação Pública pela Universidade Gama Filho (2010). Possui graduação em Comunicação Social – Habilitação Publicidade e Propaganda (2006) e Habilitação Jornalismo (2008) pela Universidade Católica de Pelotas. Curso técnico em Desenho Industrial (1999) pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas (CEFET-RS). Foi coordenadora de Comunicação Social da Universidade Federal de Pelotas (2014-2017) e, atualmente, desenvolve seus trabalhos no mesmo setor como jornalista. Tem experiência na área de Comunicação Social com ênfase nos seguintes temas: Assessoria de Imprensa, Marketing, Publicidade e Jornalismo Digital. Na área de História, pesquisa história da imprensa, gênero e mundos do trabalho a partir da metodologia de História Oral.

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