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    Notícias
  • Assembleia Geral do Curso de Engenharia Eletrônica (04/05/2017)

    O presidente do diretório acadêmico do curso de engenharia eletrônica da Universidade Federal de Pelotas, no uso de suas atribuições e de acordo com as disposições legais, CONVOCA todos os discentes do curso para a  ASSEMBLEIA GERAL, a realizar-se no dia 04 de maio de 2017 (Quinta-feira) às 17h30 em primeira convocação, com a presença mínima de dez por cento do número total de associados, ou às 17h45, em segunda convocação, com qualquer número de associados presentes a ocorrer na sala 702, Cotada, CEng-UFPel.

    ORDENS DO DIA:
    1- Término da Gestão DAEE 2015/2016;
    2- Prestação de Contas do Diretório Acadêmico;
    3- Apresentação da Comissão Eleitoral (COE);
    4- Inicio do Processo Eleitoral Gestão DAEE 2017/2018.
    ________________________________
    Acad. Wesley Staniswaff Jablonski
    Presidente do Diretório Acadêmico de Engenharia Eletrônica Gestão 2015/2016

    Assembleia Geral 04.05.17

  • Nota de apoio a Chapa 4 – Uma UFPel diferente

    O Diretório Acadêmico do Curso de Engenharia Eletrônica da Universidade Federal de Pelotas (DAEE ), vem a público declarar que em deliberação conjunta com os demais Diretórios do Centro de Engenharias desta Universidade e com o respaldo de seus discentes,  o total apoio a candidatura da Chapa 4 – Uma UFPel Diferente, ao pleito da reitoria da Universidade Federal de Pelotas que irá acontecer nos próximos dias 28 e 29 de Junho.
    Sempre fomos um Diretório alinhado com o futuro, pautado pelas questões acadêmicas estudantis, que busca diariamente melhores condições não apenas para o nosso curso, mas para todo o Centro de Engenharias.
    Dito isso, temos certeza de que a melhor opção para termos a representatividade que merecemos é tendo Pedro Hallal como novo reitor desta Universidade, alguém que demonstra não ter medo de fazer DIFERENTE e alinhado com proposta de real importância acadêmica,  por isso possui apoio da grande maioria dos professores, técnicos e diretórios acadêmicos da nossa unidade.

    Sem mais, Assina:

    Secretaria da mesa Diretora do Conselho de DA’s do CEng – Centro de Engenharias
    Gestão – Diretório Acadêmico do Curso de Engenharia Eletrônica

  • ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA DO CURSO DE ENGENHARIA ELETRÔNICA

    O presidente do diretório acadêmico do curso de engenharia eletrônica da Universidade Federal de Pelotas, no uso de suas atribuições e de acordo com a deliberação ocorrida em assembleia geral do dia vinte e um de Junho de 2016, CONVOCA todos os discentes do curso para a  ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA, a realizar-se no dia 23 de Junho de 2016 (Quinta-feira) às 16h15 horas em primeira convocação, com a presença mínima de dez por cento do número total de associados, ou às 16h30 horas, em segunda convocação, com qualquer número de associados presentes, a ser realizada na sala de número 700 do Campus Cotada do Centro de Engenharias;
    ORDENS DO DIA:

    1- Núcleo docente do curso de engenharia eletrônica;
    2- Informes.

    Sem mais, Assina:
    Acad. Wesley Staniswaff Jablonski
    Presidente do Diretório Acadêmico do Curso de Eng. Eletrônica

    Pelotas, 21 de Junho de 2016

    Ata da Assembleia Geral 21.06.2016
    Assembleia Extraordinária 23.06.16

  • CONVOCATÓRIA ASSEMBLEIA GERAL DO CURSO

    O presidente do diretório acadêmico do curso de engenharia eletrônica da Universidade Federal de Pelotas, no uso de suas atribuições e de acordo com as disposições legais, CONVOCA todos os discentes do curso para a  ASSEMBLEIA GERAL, a realizar-se no dia 21 de Junho de 2016 (Terça-feira) às 17h15 horas em primeira convocação, com a presença mínima de dez por cento do número total de associados, ou às 17h30 horas, em segunda convocação, com qualquer número de associados presentes, a ser realizada na sala de número 700 do Campus Cotada do Centro de Engenharias;
    ORDENS DO DIA:

    1- Núcleo docente do curso de engenharia eletrônica;
    2- Informes.

    Sem mais, Assina:
    Acad. Wesley Staniswaff Jablonski
    Presidente do Diretório Acadêmico do Curso de Eng. Eletrônica

    Pelotas, 15 de Junho de 2016

    Assembleia Geral 21.06.16

  • MANUAL DO ESTUDANTE UFPEL – 2016

    O Diretório acadêmico do curso de engenharia eletrônica juntamente com outras entidades representativas de nossa universidade, tem o imenso prazer em apresentar a toda comunidade um mini-manual ao qual como intuito demostra algumas respostar aos ingressantes e lhes aproximam um pouco mais ao ambiente acadêmico presente na UFPel.

    O QUE É DCE?

    O Diretório Central dos Estudantes (DCE) é a entidade que representa todos os estudantes da universidade. A atuação do DCE se dá pela defesa dos interesses dos estudantes perante a administração da UFPel. A diretoria da entidade é definida anualmente por eleições diretas, onde os estudantes que querem estar à frente do DCE se organizam em chapas. É importante salientar que o Diretório Central tem representação nos três principais conselhos da universidade: o CONDIR, o COCEPE e o CONSUN.

    Atualmente o curso de engenharia eletrônica possui representação direta no DCE com cargos a frente do CONSUN administrado pelo atual presidente do DA, Acad. Wesley Staniswaff Jablonski.

    O QUE É DA/CA?

    O Diretório Acadêmico, ou Centro Acadêmico, é a entidade representativa dos estudantes de um mesmo curso. Assim como o DCE, sua atuação se dá pela defesa dos interesses dos estudantes aos quais esta entidade representa. Além disso, cada DA/CA tem dois votos no Conselho de Diretórios e Centros Acadêmicos, onde todos os que fazem política estudantil discutem e votam pautas, organizando assim as ações do Movimento Estudantil na universidade. A escolha de seus representantes é feita através de eleições diretas a cada dois anos.
    A atual composição do diretório acadêmico do curso de engenharia eletrônica gestão 2015/2016 se dá:

    Presidente – Acad. Wesley Staniswaff Jablonski
    Vice Presidente – Acad. Andrei Borges La Rosa
    Tesoureiro – Acad. Willian Nolasco
    Secretário – Acad. Henrique Gonçalves Andrade
    Representante Discente do colegiado  – Acad. Maria Izabel Guidotti dos Santos
    Representante Discente do colegiado  – Acad. Pablo Guastuci Lopes
    Coordenadora de Eventos – Acad. Roberta Oliveira de Andrade
    Coordenador de Políticas Estudantis – Acad.  Rober de Jesus Pinho Sant’Ana Junior

    O QUE SÃO AS ATLÉTICAS?

    A Associação Atlética Acadêmica (AAA), ou simplesmente Atlética, é a organização estudantil cujas funções básicas são a administração, integração e representação dos cursos em jogos universitários. Ela é responsável pela formação de equipes, organização dos jogos, criação e treinamento da Bateria da torcida. Este órgão é um importante instrumento de integração dentro da UFPel, além de fomentar o esporte universitário.
    Atualmente o Centro de engenharias possui uma atlética a qual abrange todos os cursos de nossa unidade.

    O QUE É EMPRESA JR.?

    As Empresas Juniores são órgãos cujos membros são estudantes dos cursos da UFPel. O primeiro objetivo das EJs é desenvolver o estudante, pessoal e profissionalmente, por meio da vivência empresarial. Ela oferece serviços com qualidade profissional e abaixo do custo do mercado. Dessa forma, além de atingir seu próprio objetivo, as EJs contribuem para o desenvolvimento do empreendedorismo na UFPel.

    O curso de engenharia eletrônica ainda não possuí sua empresa Junior, a mesma esta em fase de formação, interessados em participar favor entrar em contato com o diretório acadêmico.

    COMPOSIÇÃO DA UFPEL

    A Universidade Federal de Pelotas possui 98 cursos de graduação que são divididos em 22 Unidades (Faculdades, Centros e Institutos). Cada Unidade tem um(a) diretor(a) e cabe a ele(a) a reponsabilidade de administração da mesma. Assim como cada curso de graduação tem seu(sua) coordenador(s) que é responsável pelo Colegiado.
    A Comunidade Acadêmica é composta por trêscategorias, estudantes, professores e servidores, que são representados respectivamente pelo DCE, ADUFPel e ASUFPel. A administração da universidade fica a cargo do(a) reitor(a), eleito a cada quatro anos pela comunidade acadêmica. Como em outras universidades a gestão da UFPel se organiza em Pró-Reitorias que são dividas através de sua área de atuação. Por exemplo, a Pró-Reitoria de Graduação (PRG) que é responsável pelo funcionamento dos cursos de graduação. Cada Pró-Reitoria possui um pró-reitor que responde pela mesma. Este cargo é ocupado por uma pessoa indicada pelo reitor.
    Além da reitoria, a UFPel possui três Conselhos Superiores, sendo eles o Conselho Coordenador do Ensino da Pesquisa e da Extensão (COCEPE), o Conselho Diretor (CONDIR) e o Conselho Universitário (CONSUN).

     

    O COLEGIADO

    Os colegiados visam manter o bom funcionamento do curso através de funções como elaboração curricular, determinação de disciplinas, seus conteúdos, numero de créditos, integração de planos. Além disso, trabalha na organização dos docentes, os horários e decisões sobre matricula por transferência, reopção ou suficiência.

    O estudante tem participação direta no mesmo através de seus representantes indicados pelo diretorio acadêmico do curso. Atualmente os mesmos são:

    Acad. Maria Izabel Guidotti dos Santos
    Acad. Pablo Guastuci Lopes.

    O COBALTO

    É o sistema integrado de gestão. Desenvolvido pela Coordenação de Tecnologia da Informação (CTI) da Ufpel, a plataforma online permite o acesso à frequência, notas e projetos. Além disso, o sistema realiza matriculas on-line e inúmeras funções que agilizam os registros acadêmicos.

    ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL (Direito do estudante)

    PROGRAMA AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO: O programa garante alimentação no Restaurante Universitário (RU) do centro (Café da manhã, almoço ou janta) ou Capão do leão (almoço). Possui duas modalidades: Bolsa parcial (1 refeição por dia, de segunda a sexta-feira, exceto feriados) e Bolsa integral (Café da manhã, Almoço, Jantar e Ceia) essa modalidade é exclusiva dos moradores da Casa do Estudante ou dos estudantes que recebem Auxílio Moradia e a solicitaram.

    PROGRAMA BOLSA PERMANÊNCIA: auxílio financeiro a estudantes  em situação de vulnerabilidade socioeconômica/indígenas/quilombolas que atendam aos critérios do programa e estejam matriculados em cursos específicos listados pela PRAE.
    Infelizmente o curso de engenharia eletrônica não esta abrangido nessa categoria.

    PROGRAMA AUXÍLIO TRANSPORTE: tem por objetivo subsidiar o transporte dos acadêmicos até os locais de realização das aulas.

    PROGRAMA AUXÍLIO INSTRUMENTAL ODONTOLÓGICO: consiste em oferecer, aos acadêmicos do curso de Odontologia, um kit com instrumentos odontológicos para utilização nas aulas práticas.

    PROGRAMA AUXÍLIO MORADIA: o objetivo deste programa é oferecer auxílio mensal aos estudantes de outros municípios e estados, para custeio de sua moradia em Pelotas.

    PROGRAMA AUXÍLIO DESLOCAMENTO: visa subsidiar o transporte aos estudantes residentes em municípios compreendidos na faixa de até 150km de Pelotas.

    PROGRAMA PRÉ-ESCOLAR: objetiva custear parte das despesas relativas à educação e cuidados com dependentes legais na faixa etária de 0 a 5 anos.

    Programa de Apoio Pedagógico: Auxílio mensal de R$ 200,00 para custeio de material escolar, livros, fotocópias, entre outros.

    + INFORMAÇÕES

     

    DRA UFPel: 3921-1227

    Coordenação de Benefícios/PRAE

    Endereço: Av. Bento Gonçalves, nº 3395

    Contato: (53) 3222.4318

    Site: www.ufpel.edu.br/prae

    Restaurante Universitário Campus Capão do Leão

    Endereço: Av. Eliseu Maciel, prédio 06.

    Horário: Almoço 11h às 13h30

    Contato: (53) 3275.7153

    Preço para estudantes não bolsistas (fixo): R$2,00

    Restaurante Universitário Campus Centro

    Endereço: Rua XV de Novembro, nº 510

    Horário: Almoço 11h às 13h30 e jantar 17h30 às 20h.

    (horário diferenciado no final de semana e feriados)

    Contato: (53) 3921.6611

    Preço para estudantes não bolsistas (fixo): R$2,00

    TELEFONES ÚTEIS

    Aeroporto: 3223.1227

    Água e Esgoto (SANEP): 3026.1144

    Ambulância (SAMU): 192 / 3225.0032

    Bombeiros: 193 / 3222.2222

    Brigada Militar: 190 / 3309.5311

    Brigada Militar / Policiamento ambiental: 3225.3722

    Correios e Telégrafos: 3227.2390

    Delegacia da Mulher: 3225.6678 3225.6888

    Luz (CEEE): 0800-7212333

    Polícia Civil: 197 / 3222.2000

    Rodoviária: 3284.6700

    Rádio Táxi Princesa: 3225.8466

    Aplicativo mobile para táxi: 99Táxis e Easy Taxi

    DATA DO MANUAL, 30 DE MARÇO DE 2016.