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MANUAL DO ESTUDANTE UFPEL – 2016

O Diretório acadêmico do curso de engenharia eletrônica juntamente com outras entidades representativas de nossa universidade, tem o imenso prazer em apresentar a toda comunidade um mini-manual ao qual como intuito demostra algumas respostar aos ingressantes e lhes aproximam um pouco mais ao ambiente acadêmico presente na UFPel.

O QUE É DCE?

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) é a entidade que representa todos os estudantes da universidade. A atuação do DCE se dá pela defesa dos interesses dos estudantes perante a administração da UFPel. A diretoria da entidade é definida anualmente por eleições diretas, onde os estudantes que querem estar à frente do DCE se organizam em chapas. É importante salientar que o Diretório Central tem representação nos três principais conselhos da universidade: o CONDIR, o COCEPE e o CONSUN.

Atualmente o curso de engenharia eletrônica possui representação direta no DCE com cargos a frente do CONSUN administrado pelo atual presidente do DA, Acad. Wesley Staniswaff Jablonski.

O QUE É DA/CA?

O Diretório Acadêmico, ou Centro Acadêmico, é a entidade representativa dos estudantes de um mesmo curso. Assim como o DCE, sua atuação se dá pela defesa dos interesses dos estudantes aos quais esta entidade representa. Além disso, cada DA/CA tem dois votos no Conselho de Diretórios e Centros Acadêmicos, onde todos os que fazem política estudantil discutem e votam pautas, organizando assim as ações do Movimento Estudantil na universidade. A escolha de seus representantes é feita através de eleições diretas a cada dois anos.
A atual composição do diretório acadêmico do curso de engenharia eletrônica gestão 2015/2016 se dá:

Presidente – Acad. Wesley Staniswaff Jablonski
Vice Presidente – Acad. Andrei Borges La Rosa
Tesoureiro – Acad. Willian Nolasco
Secretário – Acad. Henrique Gonçalves Andrade
Representante Discente do colegiado  – Acad. Maria Izabel Guidotti dos Santos
Representante Discente do colegiado  – Acad. Pablo Guastuci Lopes
Coordenadora de Eventos – Acad. Roberta Oliveira de Andrade
Coordenador de Políticas Estudantis – Acad.  Rober de Jesus Pinho Sant’Ana Junior

O QUE SÃO AS ATLÉTICAS?

A Associação Atlética Acadêmica (AAA), ou simplesmente Atlética, é a organização estudantil cujas funções básicas são a administração, integração e representação dos cursos em jogos universitários. Ela é responsável pela formação de equipes, organização dos jogos, criação e treinamento da Bateria da torcida. Este órgão é um importante instrumento de integração dentro da UFPel, além de fomentar o esporte universitário.
Atualmente o Centro de engenharias possui uma atlética a qual abrange todos os cursos de nossa unidade.

O QUE É EMPRESA JR.?

As Empresas Juniores são órgãos cujos membros são estudantes dos cursos da UFPel. O primeiro objetivo das EJs é desenvolver o estudante, pessoal e profissionalmente, por meio da vivência empresarial. Ela oferece serviços com qualidade profissional e abaixo do custo do mercado. Dessa forma, além de atingir seu próprio objetivo, as EJs contribuem para o desenvolvimento do empreendedorismo na UFPel.

O curso de engenharia eletrônica ainda não possuí sua empresa Junior, a mesma esta em fase de formação, interessados em participar favor entrar em contato com o diretório acadêmico.

COMPOSIÇÃO DA UFPEL

A Universidade Federal de Pelotas possui 98 cursos de graduação que são divididos em 22 Unidades (Faculdades, Centros e Institutos). Cada Unidade tem um(a) diretor(a) e cabe a ele(a) a reponsabilidade de administração da mesma. Assim como cada curso de graduação tem seu(sua) coordenador(s) que é responsável pelo Colegiado.
A Comunidade Acadêmica é composta por trêscategorias, estudantes, professores e servidores, que são representados respectivamente pelo DCE, ADUFPel e ASUFPel. A administração da universidade fica a cargo do(a) reitor(a), eleito a cada quatro anos pela comunidade acadêmica. Como em outras universidades a gestão da UFPel se organiza em Pró-Reitorias que são dividas através de sua área de atuação. Por exemplo, a Pró-Reitoria de Graduação (PRG) que é responsável pelo funcionamento dos cursos de graduação. Cada Pró-Reitoria possui um pró-reitor que responde pela mesma. Este cargo é ocupado por uma pessoa indicada pelo reitor.
Além da reitoria, a UFPel possui três Conselhos Superiores, sendo eles o Conselho Coordenador do Ensino da Pesquisa e da Extensão (COCEPE), o Conselho Diretor (CONDIR) e o Conselho Universitário (CONSUN).

 

O COLEGIADO

Os colegiados visam manter o bom funcionamento do curso através de funções como elaboração curricular, determinação de disciplinas, seus conteúdos, numero de créditos, integração de planos. Além disso, trabalha na organização dos docentes, os horários e decisões sobre matricula por transferência, reopção ou suficiência.

O estudante tem participação direta no mesmo através de seus representantes indicados pelo diretorio acadêmico do curso. Atualmente os mesmos são:

Acad. Maria Izabel Guidotti dos Santos
Acad. Pablo Guastuci Lopes.

O COBALTO

É o sistema integrado de gestão. Desenvolvido pela Coordenação de Tecnologia da Informação (CTI) da Ufpel, a plataforma online permite o acesso à frequência, notas e projetos. Além disso, o sistema realiza matriculas on-line e inúmeras funções que agilizam os registros acadêmicos.

ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL (Direito do estudante)

PROGRAMA AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO: O programa garante alimentação no Restaurante Universitário (RU) do centro (Café da manhã, almoço ou janta) ou Capão do leão (almoço). Possui duas modalidades: Bolsa parcial (1 refeição por dia, de segunda a sexta-feira, exceto feriados) e Bolsa integral (Café da manhã, Almoço, Jantar e Ceia) essa modalidade é exclusiva dos moradores da Casa do Estudante ou dos estudantes que recebem Auxílio Moradia e a solicitaram.

PROGRAMA BOLSA PERMANÊNCIA: auxílio financeiro a estudantes  em situação de vulnerabilidade socioeconômica/indígenas/quilombolas que atendam aos critérios do programa e estejam matriculados em cursos específicos listados pela PRAE.
Infelizmente o curso de engenharia eletrônica não esta abrangido nessa categoria.

PROGRAMA AUXÍLIO TRANSPORTE: tem por objetivo subsidiar o transporte dos acadêmicos até os locais de realização das aulas.

PROGRAMA AUXÍLIO INSTRUMENTAL ODONTOLÓGICO: consiste em oferecer, aos acadêmicos do curso de Odontologia, um kit com instrumentos odontológicos para utilização nas aulas práticas.

PROGRAMA AUXÍLIO MORADIA: o objetivo deste programa é oferecer auxílio mensal aos estudantes de outros municípios e estados, para custeio de sua moradia em Pelotas.

PROGRAMA AUXÍLIO DESLOCAMENTO: visa subsidiar o transporte aos estudantes residentes em municípios compreendidos na faixa de até 150km de Pelotas.

PROGRAMA PRÉ-ESCOLAR: objetiva custear parte das despesas relativas à educação e cuidados com dependentes legais na faixa etária de 0 a 5 anos.

Programa de Apoio Pedagógico: Auxílio mensal de R$ 200,00 para custeio de material escolar, livros, fotocópias, entre outros.

+ INFORMAÇÕES

 

DRA UFPel: 3921-1227

Coordenação de Benefícios/PRAE

Endereço: Av. Bento Gonçalves, nº 3395

Contato: (53) 3222.4318

Site: www.ufpel.edu.br/prae

Restaurante Universitário Campus Capão do Leão

Endereço: Av. Eliseu Maciel, prédio 06.

Horário: Almoço 11h às 13h30

Contato: (53) 3275.7153

Preço para estudantes não bolsistas (fixo): R$2,00

Restaurante Universitário Campus Centro

Endereço: Rua XV de Novembro, nº 510

Horário: Almoço 11h às 13h30 e jantar 17h30 às 20h.

(horário diferenciado no final de semana e feriados)

Contato: (53) 3921.6611

Preço para estudantes não bolsistas (fixo): R$2,00

TELEFONES ÚTEIS

Aeroporto: 3223.1227

Água e Esgoto (SANEP): 3026.1144

Ambulância (SAMU): 192 / 3225.0032

Bombeiros: 193 / 3222.2222

Brigada Militar: 190 / 3309.5311

Brigada Militar / Policiamento ambiental: 3225.3722

Correios e Telégrafos: 3227.2390

Delegacia da Mulher: 3225.6678 3225.6888

Luz (CEEE): 0800-7212333

Polícia Civil: 197 / 3222.2000

Rodoviária: 3284.6700

Rádio Táxi Princesa: 3225.8466

Aplicativo mobile para táxi: 99Táxis e Easy Taxi

DATA DO MANUAL, 30 DE MARÇO DE 2016.

Publicado em 30/03/2016, na categoria Sem categoria.