Início do conteúdo
Programação

O Curso de Capacitação em Animais de Experimentação da Universidade Federal de Pelotas é gratuito e será realizado de forma assíncrona. O Curso é constituido de palestras e atividades avaliativas que ficarão disponíveis na plataforma E-projeto da UFPel entre os dias 24/04/2024 e 24/05/2024.

Para obtenção do certificado os inscritos devem concluir o módulo obrigatório (Módulo 1 – Ética) e pelo menos mais um módulo de sua escolha (Módulo 2 – Roedores; Módulo 3 – Peixes; Módulo 4 – Cães e Gatos; Módulo 5 – Animais de Produção e Módulo 6 – Animais Silvestres) e atingir pelo menos 70% de acertos nas avaliações teóricas, realizadas ao final de cada módulo.

O Módulo 1 abordará os seguintes temas:

– Histórico do uso de animais para fins de ensino e pesquisa científica;
– Fundamentos Básicos de Ética e Bioética, dignidade animal e Princípio dos 3Rs;
– Noções básicas de delineamento experimental e a importância do cálculo do tamanho amostral;
– Legislação nacional referente ao uso de animais em ensino e pesquisa científica e Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA);
– Aspectos importantes na submissão de projetos ao CEUA da UFPel;
– Definição, significado e importância dos Métodos Alternativos ao uso de animais em ensino e pesquisa científica;
– Método alternativo ao uso de animais: análises in silico;
– Método alternativo ao uso de animais: análise em cultivo celular;
– Noções básicas de biossegurança em instalações animais.

Os Módulos 2, 3, 4, 5, 6 abordarão os seguintes temas:

– Definição de bem-estar animal e seus indicadores e noções básicas de enriquecimento ambiental;
– Definições, critérios e desafios na escolha do modelo animal;
– Definição, reconhecimento, medidas preventivas e monitoramento de dor, estresse e sofrimento e noções básicas de anestesia e analgesia;
– Pontos finais humanitários e eutanásia;
– Noções básicas de biologia e comportamento do modelo animal e enriquecimento ambiental;
– Noções básicas de estrutura física e ambiente de criação, manutenção e utilização de animais para atividades de ensino e pesquisa científica;
– Técnicas humanitárias para manipulação, contenção, transporte e procedimentos experimentais utilizando animais para atividades de ensino e pesquisa científica;
– Significado e importância do padrão sanitário e genético dos animais utilizados em atividades ensino e pesquisa científica.

 

Programação Módulo 1 – Ética: 

Palestra 1 – Ciência de Animais de Laboratório: introdução a ética e aos 3 Rs (Profa Dra Ekaterina Riveira)

Palestra 2 – Delineamento Experimental e cálculo do tamanho amostral (Prof Dr Augusto Schneider)

Palestra 3 – CONCEA/MCTI, Legislação, Cuica e Guia (Prof Dr Antônio Viana)

Palestra 4 – Biossegurança em Biotérios (Profa Dra Priscila de Leon)

Palestra 5 – Métodos Alternativos ao Uso de Animais no Ensino e na Pesquisa Científica (Prof Dr Octavio  Presgrave)

Palestra 6 – Método alternativo ao uso de animais: análises in silico (Prof Dr Frederico Kremer)

Palestra 7 – Método alternativo ao uso de animais: cultivo celular ( Dr. Juliana Azambuja)

Palestra 8 – Como submeter um projeto para a CEUA-UFPel (Profa Dra Priscila de Leon)

OBS: Além das palestras o módulo também possui questões avaliativas. 

 

Programação Módulo 2 – Roedores: 

Palestra 1 –  Ratos e camundongos – Fisiologia, Comportamento e Enriquecimento Ambiental (Dra Andreia Nobre Anciuti)

Palestra 2 –  Noções básicas de estrutura física e ambiente de criação, manutenção e utilização de animais para as atividades de ensino e pesquisa científica (Dra Luisa Maria Gomes de Macedo)

Palestra 3 –  Contenção de roedores e vias de administração (Dra Fernanda Valente)

Palestra 4 – Coleta de material biológico e transporte de roedores (Dra Fernanda Valente)

Palestra 5 –  Noções básicas de anestesia e analgesia ( Médica Veterinária Fabiola Meyer)

Palestra 6 – Eutanásia e pontos finais humanitários (Médica Veterinária Fabíola Meyer)

Palestra 7 – Definição de bem estar animal e seus indicadores em roedores e noções básicas de enriquecimento ambiental ( Profa Dra Luciana Cintra)

Palestra 8 – Significado e importância do padrão sanitário e genético dos animais de laboratório em atividades de ensino e pesquisa científica (Dra Ligia Miyazato)

Palestra 9 – Genética dos animais de laboratório (Dra Ligia Miyazato)

Palestra 10 – Definições, critérios e desafios para a escolha do modelo animal (Dra Anelise Campello)

 

Programação Módulo 3 – Peixes: 

Palestra 1 – Definição de bem- estar animal e seus indicadores em peixeis (Prof. Dr. Tony Silveira)

Palestra 2- Escolhendo o animal modelo adequado – O que o peixe-zebra tem a oferecer? (Profa Dra Rosane Souza da Silva)

Palestra 3 –  Modelos vertebrados aquáticos: ênfase nos aspectos éticos para o bem-estar e uso do zebrafish na pesquisa científica (Prof. Dr. Denis Rosemberg)

Palestra 4 – Noções básicas de biologia e comportamento do modelo animal em peixes e enriquecimento ambiental (Profa Dra Daniela Volcan)

Palestra 5 – Noções Básicas de Estrutura Física, do Ambiente de Criação e do Manejo do Peixe-Zebra em Laboratório (Prof. Dr. Diogo Losch de Oliveira)

Palestra 6 – Possíveis interferentes nos resultados de pesquisas com peixe zebra (Prof Dr Leonardo Barcellos)

OBS: Além das palestras o módulo também possui questões avaliativas e material complementar. 

 

Programação Módulo 4 – Cães e gatos : 

Palestra 1 –  Bem estar animal (Advogada Animalista Fabiane Peter)

Palestra 2 –  Definições, critérios e desafios na escolha do modelo animal (Prof. Dr. Saulo Lemos Pinto Filho)

Palestra 3 –  Noções básicas de biologia e comportamento de pequenos animais. Enriquecimento Ambiental.  (Biólogo Willian Azario)

Palestra 4 – Ambiente amigável sob a perspectiva dos gatos (Profa Dra Marlete Brum Cleff)

Palestra 5 –  Definição, reconhecimento, medidas preventivas e monitoramento da dor, estresse e sofrimento. Noções básicas de anestesia e analgesia (Prof. Dr. Gustavo Antônio Boff)

Palestra 6 –  Produção, manutenção e utilização de cães em instituições de ensino e pesquisa (Profa. Dra. Paula Correia Costa)

OBS: Além das palestras o módulo possui questões avaliativas e material complementar.