Início do conteúdo
Módulo Animais de Produção

Módulo Animais de Produção – Palestrantes 

ISABELLA DIAS BARBOSA SILVEIRA- UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/5700216426341087

Zootecnista, mestre (2000) e doutora (2005) em Zootecnia pela Universidade Federal de Pelotas. Revisora da Revista Brasileira de Zootecnia e Membro da Comissão de Ensino da Zootecnia do Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia – CRMVZ – RS. Experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Ecologia dos Animais Domésticos e Etologia, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento, bovino, produção animal, estresse e manejo. Ministra disciplinas na área de comportamento e bem-estar animal, exterior e julgamento dos animais domésticos, boas práticas e bem-estar animal, Avaliação e Tipificação de carcaças. Coordena o Núcleo de Pesquisa – Zootecnia de Precisão – ZOOPREC. 

 

MABEL MASCARENHAS WIEGAND – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/5964696465700353

Medica Veterinária, mestre pela em Sanidade Animal pela Universidade Federal de Pelotas (1987) e doutora em Zootecnia pela Universidade Federal de Pelotas (2007). Foi Diretora do Departamento de Desenvolvimento Educacional (DDE) (1999-2001) da Pró-Reitoria de Graduação da UFPel, Diretora do Departamento de Intercâmbio e Programas Internacionais (DIPI) da UFPel e Coordenadora dos Cursos de Ciências Biológicas – Licenciatura e Bacharelado, além de experiência como Chefe e sub-chefe do Departamento de Fisiologia e Farmacologia do Instituto de Biologia.

 

JERRI TEIXEIRA ZANUSSO – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/9134407017290636

Engenheiro Agrônomo, mestre em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1998) e doutor em Sciences Agronomiques pelo Institut National Polytechnique de Toulouse – França (2002). Ocupou os cargos de coordenador do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia/UFPEL, subchefe do Departamento de Zootecnia/FAEM/UFPEL, coordenador do Colegiado do Curso de Zootecnia/UFPEL e de vice-diretor na Faculdade de Agronomia/UFPEL. Atua em projetos de extensão com foco no desenvolvimento da apicultura regional, com ênfase na agricultura familiar e organização da cadeia produtiva, colaborando no Arranjo Produtivo Local. No ensino e pesquisa atua nas áreas de produção avícola, bioclimatologia animal e apicultura.

 

ADROALDO JOSÉ ZANELLA – UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/9033731162226946

Médico Veterinário, doutor pela University of Cambridge (1992), pós-doutorado, na Ludwig-Maximilians-Universität München (1992-1996), criação do programa de Comportamento e Bem-Estar Animal na Michigan State University (1996), cátedra em bem-estar animal na Norwegian School of Veterinary Science (2006), cátedra de bem-estar e saúde animal no Scotlands Rural College (2011). Experiência no papel dos fatores ambientais na definição das respostas adaptativas de animais, incluindo seres humanos. Desenvolvimento e validação de indicadores de bem-estar animal. Campos de investigação: a) Impacto do estresse e doenças na organização do cérebro em diferentes espécies. b) Biomarcadores de estresse e bem-estar animal, em várias espécies. c) Estudos comparativos de bem-estar, com o foco sobre os fatores que melhoram a organização dos sistemas no cérebro para promover o ajustamento bem-sucedido. d) O impacto das doenças no bem-estar animal. e) os desafios pré-natal e início do neonatal e seus efeitos sobre o cérebro e os resultados de desenvolvimento, incluindo mudanças de expressão comportamental, estrutural e genética. f) compreensão de atitudes em relação a dor e bem-estar em diferentes espécies animais.

 

GABRIEL LENCIONI – UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/7996593620074485

Médico Veterinário, Doutorando em Epidemiologia Experimental Aplicada às Zoonoses no Centro de Estudos Comparativos em Saúde, Sustentabilidade e Bem-estar. Certificação Fear Free Elite para manejo de baixo estresse de cães, gatos e cavalos. Consultor comportamental de equinos certificado pela International Association of Animal Behavior Consultants. Desenvolve pesquisas na área de comportamento e bem-estar animal, específicamente com detecção automatizada de dor e estados afetivos em equinos utilizando métodos de inteligência artificial e machine learning. – Membro do Grupo de Estudos em Comportamento e Bem Estar Animal, da FMVZ-USP (GEBEA-USP), membro do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Equinos, da FMVZ-USP (GEPEEQ-USP).

 

ÉRIKA LAGE DE MACEDO – UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/3805878018406569

Médica Veterinária, mestre em Parasitologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008), Doutoranda em Epidemiologia Experimental Aplicada às Zoonoses no Centro de Estudos Comparativos em Saúde, Sustentabilidade e Bem-estar. Coordenação do curso de Medicina Veterinária (2017-2018) e Coordenação da Comissão de Ética no Uso de Animais CEUA-UNINTA (2012 – 2017). Experiência em gestão no ensino superior e em comissões de ética em experimentação animal. Interesse em parasitologia e o bem-estar animal, em uma perspectiva de bem-estar único.

 

LUCIANA APARECIDA HONORATO – UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/9929598506934558

Médica veterinária, mestre em Agroecossistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina, doutora em Ciências pela Universidade Federal de Pelotas e pós-doutorado em etologia aplicada e bem-estar animal pela Universidade Federal de Santa Catarina. Médica veterinária dos biotérios setoriais do Centro de Ciências Biológicas na Universidade Federal de Santa Catarina e colaboradora nas disciplinas de Manejo e Ciência de Animais de Laboratório dos Programas de Pós-graduação em Farmacologia, Neurociências e Bioquímica. É membro da CEUA/UFSC, onde atuou como Coordenadora na gestão 2021-2023.

 

MATEUS JOSE RODRIGUES PARANHOS DA COSTA – UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA  “JÚLIO DE MESQUITA FILHO”

Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/7784945129978219

Zootecnista, especialização em Comportamento Animal pela Universidade de São Paulo (1986), mestre em Zootecnia na Universidade Estadual Paulista (1985), doutor em Psicobiologia na Universidade de são Paulo (1995) e pós-doutorado em Bem-Estar Animal na Universidade de Cambridge (1999). Foi pesquisador visitante (2009 – 2010), na sede da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) e membro do Comité de Bem-Estar Animal e Educação (2009 – 2010) da Unidade de Bem-Estar animal da Diretoria Geral de Saúde e Atenção ao Consumidor da União Europeia (DG SANCO). Experiência na área de Zootecnia, com ênfase nas áreas de Ecologia e Etologia dos Animais Domésticos e Bem-Estar Animal. Foi nomeado pela Revista Dinheiro Rural, como uma das 100 pessoas mais influentes do agronegócio brasileiro (de 2013 a 2016).