Módulo Peixes – Palestrantes
TONY LEANDRO REZENDE DA SILVEIRA – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/1263861295344033
Biólogo e Médico Veterinário, mestre em Ciências Biológicas – Parasitologia (2014) e doutorado em Ciências – Biotecnologia (2017) pela Universidade Federal de Pelotas. Foi vinculado ao Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) como técnico em bioterismo, atuando como coordenador do Biotério de Roedores Convencionais e colaborador do Biotério de Peixes Transgênicos e do Biotério Aquático do ICB – FURG. Ocupou a posição de coordenador adjunto da Comissão de Ética em Uso Animal da FURG. Atualmente, está vinculado ao Instituto de Biologia (IB)/Departamento de Morfologia da Universidade Federal de Pelotas. Membro da Sociedade Brasileira de Ciência em Animais de Laboratório (SBCAL) compondo sua câmara científica. Tem ampla experiência na criação e manipulação de ratos, camundongos e peixe-zebra (zebrafish).
ROSANE SOUZA DA SILVA – UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/9755074017170793
Bióloga, mestre em Biociências (Zoologia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002) e doutora em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Pesquisadora desde 2004 na área de Bioquímica/Neuropsicofarmacologia. É líder do Grupo de Pesquisa em Teratologia Neurocomportamental, interesse nas áreas de desenvolvimento do sistema nervoso, sistemas de neurotransmissão/neuromodulação, em especial o sistema purinérgico, origem desenvolvimental de doenças, especialmente relacionadas ao sistema Nervoso Central. Tem ampla experiência no uso do modelo animal peixe-zebra (Zebrafish, Danio rerio).
DENIS BROOCK ROSEMBERG – UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/7713953979203056
Biólogo, mestre (2008), doutor (2011) em Bioquímica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador de Mestrado e Doutorado e foi Coordenador Substituto e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica da Universidade Federal de Santa Maria (2018 e 2019). Experiência na área de Bioquímica, com ênfase em neuroquímica e comportamento. A principal linha de pesquisa desenvolvida envolve a caracterização e validação de modelos experimentais relacionados a doenças neurológicas e neuropsiquiátricas, comorbidades associadas e a busca de potenciais estratégias de neuroproteção utilizando o peixe-zebra como organismo teste. Dentre as pesquisas na área de neuropsicofarmacologia experimental, destacam-se estudos farmacológicos relacionados ao comportamento do tipo ansiedade, crises epilépticas, bem como a avaliação de respostas nocifensivas e padrões comportamentais modulados por agentes estressores e mecanismos neuroquímicos correlatos.
DANIELA VOLCAN ALMEIDA – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/2350202227539370
Oceanóloga, mestre e doutora em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal do Rio Grande. Atualmente é docente visitante da Universidade Federal de Pelotas, docente permanente do Programa de Pós-graduação em Aquicultura UNL/INPA e docente colaboradora Programa de Pós-graduação em Ciências Fisiológicas-FURG. Foi pesquisadora contratada pelo CENPES/PETROBRAS do projeto “Engenharia genética em microalgas para o incremento da produção lipídica” e Pesquisadora responsável pelas análises de dano de DNA das amostras coletadas durante a 6ª Expedição do Anexo 1 do PMBA/ Rede Rio Doce Mar. Atua, principalmente, na área de Biotecnologia e Fisiologia de Organismos Aquáticos, envolvendo técnicas de biologia molecular e edição gênica.
LEONARDO JOSÉ GIL BARCELLOS – UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/4504482634911546
Médico Veterinário, mestre em Zootecnia (UFRGS, 1998) e doutor em Ciências Biológicas: Fisiologia (UFRGS, 2001). Exerceu os cargos de Vice-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Passo Fundo (gestões 2010-2014, 2014-2018 ), de coordenador do Curso de Medicina Veterinária (2006-2010) e foi membro do conselho Universitário (2004-2006 e 2006-2008) e do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Passo Fundo (2007 a 2010). Foi consultor do projeto IICA/MAPA para bem-estar e combate a resistência antimicrobiana na aquacultura, sendo autos de diversos manuais de boas práticas, cursos e estudos técnicos. Realiza pesquisas nas áreas de estresse, comportamento e bem-estar de peixes, aquacultura e ecotoxicologia aquática. É docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Bioexperimentação da UPF e em Farmacologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O principal organismo de estudo é o peixe zebra (zebrafish, Danio rerio).
DIOGO LOSCH DE OLIVEIRA – UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/3056695127432911
Biólogo, mestre e doutor em Bioquímica pela UFRGS. Realizou pós-doutorado no Departamento de Bioquímica da UFRGS na área de Neurociências. Foi professor de Bioquímica e Biofísica da Universidade de Passo Fundo e Universidade Federal de Pelotas. Atualmente é professor associado do Instituto de Ciências Básicas da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É orientador dos Programas de Pós-graduação em Bioquímica e em Educação em Ciências da UFRGS, tendo orientado mais de 20 alunos de mestrado/doutorado em ambos os Programas. É líder do Laboratório de Neuroquímica Celular do Departamento de Bioquímica, onde realiza pesquisas na área das Neurociências com interesse especial na neurotransmissão mediada pelo glutamato e plasticidade sináptica. Também se dedica ao estudo da interface entre as neurociências e a educação, bem como o processo de alfabetização científica em jovens da educação básica. É bolsista de produtividade nível 2 do CNPq e publicou mais de 70 artigos científicos em revistas nacionais e internacionais.