Módulo Ética – Palestrantes
EKATERINA AKIMOVA BOTOVCHENCO RIVERA – SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIÊNCIA EM ANIMAIS DE LABORATÓRIO (SBCAL) – UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/1788542314525902
Médica Veterinária, Mestre (Laboratory Animal Science, The Royal Veterinary College, University of London, 1989); Doutora Notório Saber (Universidade Federal de Goiás, 2017); Pesquisadora Emérita CNPq; Coordenadora do CONCEA (2020-2022); Membro titular do CONCEA (2018-2020); Coordenadora do Biotério Central da Universidade Federal de Goiás (1979 a 2014); Membro do Comitê de Ética em Pesquisa Humana do HC/UFG; Coordenadora da CEUA-UFG; Membro do grupo de consultores ad hoc em bem-estar de animais de laboratório da OIE-OMSA Organização Mundial da Saúde Animal; Membro do grupo de trabalho na elaboração do Decreto 6899-09 que regulamentou a Lei 11794-08. Membro do Comitê Gestor e da Comissão de Ensino da REBIOTÉRIOS – CNPq; Comissão de Ética e Bem-estar animal do Conselho Federal de Medicina Veterinária (2000-2006); Presidente da Sociedade Brasileira de Ciência em Animais de Laboratório (SBCAL/COBEA) (2017-2019) e Presidente do Comitê de Bem-estar animal do CRMV/GO. Possui diversos prêmios e homenagens Nacionais e Internacionais. Atua principalmente nos seguintes temas: animais de laboratório, ética, animais de experimentação (analgesia/anestesia/eutanásia), bem-estar em animais de laboratório, alternativas ao uso de animais em ensino, pesquisa e testes e Comitês de Ética. Trabalha com ética aplicada à medicina veterinária tendo livro na área. Tem experiência na avaliação de testes com animais na área de ecotoxicologia tendo sido consultora do IBAMA e ANVISA, por 7 anos. Representante do Brasil junto ao ICLAS-International Council on Laboratory Animal Science, fazendo parte de sua Diretoria Executiva e da Comissão deste órgão para normas internacionais de harmonização no ensino da ciência de animais de laboratório e de comitês de ética. Consultora ad hoc no processo de avaliação de projetos da FAPEGO/GO e membro ad hoc do AAALAC-Association for the Assessment and Accreditation of Laboratory Animal Care.
AUGUSTO SCHNEIDER – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/0952566646598843
Médico Veterinário, mestre (2008) e doutor (2011) em Biotecnologia pela Universidade Federal de Pelotas. Atualmente é professor associado da Faculdade de Nutrição na Universidade Federal de Pelotas. Atua como orientador permanente nos Programas de Pós-graduação em Nutrição e Alimentos, Veterinária e Bioquímica e Bioprospecção. Tem como interesse de pesquisa a interação entre envelhecimento, fertilidade e nutrição. Principais temas de pesquisa incluem GH/IGF, restrição calórica, senescência e fertilidade de fêmeas.
ANTÔNIO AMÉRICO BARBOSA VIANA – MINISTE´RIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DO BRASIL (MCTI) – CONSELHO NACIONAL DE CONTROLE DE EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL (CONCEA)
Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/9637837905139983
Biólogo, mestre em Biologia Molecular pela Universidade de Brasília (UnB) (2003).Doutor em Biologia Molecular e Celular pela University of Massachusetts (UMass – Amherst/EUA, 2009). Realizou pós-doutoramento no grupo de Interações Moleculares Planta-Patógeno da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (DF). Tem experiência na área de Biologia Molecular, Celular e Bioquímica, especializando-se nos seguintes temas: endereçamento de proteínas, translocação e inserção de proteínas em membranas, biogênese e mecanismos de importe em cloroplastos, prospecção e caracterização de promotores, clonagem de genes e promotores, expressão heteróloga de proteínas e expressão genica. Tecnologista e Coordenador Substituto da Secretaria Executiva do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal – CONCEA (MCTI), com experiência na legislação sobre o uso de animais em atividade de ensino ou pesquisa científica, Comissões de Ética no Uso de Animais (CEUAs) e Ciuca.
PRISCILA MARQUES MOURA DE LEON – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/8926433491253009
Médica Veterinária, mestre em Veterinária, área de concentração Reprodução Animal (2008); Doutora em Biotecnologia pela Universidade Federal de Pelotas, área de concentração Genômica aplicada a Reprodução de Equinos (2011). Pós-Doutorado em Biotecnologia pela Universidade Federal de Pelotas (2014), em Embriologia e Cultivo Celular aplicados à determinação de Oncofármacos. Professora e coordenadora do curso de Graduação em Biotecnologia/CDTec/UFPel.
OCTAVIO AUGUSTO FRANÇA PRESGRAVE – FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ/ AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÃNCIA SANITÁRIA (ANVISA)
Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/2228111092013682
Biólogo, mestre em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (2003). Doutor em Vigilância Sanitária (INCQS, 2012). Tecnologista Sênior da Fundação Oswaldo Cruz (ICTB/FIOCRUZ) e colaborador da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), onde é membro da Câmara Técnica de Cosméticos (CATEC). Tem experiência na área de Farmacologia e Toxicologia, com ênfase em Métodos Alternativos, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos alternativos, toxicologia, cosméticos, controle da qualidade, pirogênio, irritação ocular e cutânea. Foi chefe do Departamento de Farmacologia e Toxicologia do INCQS/FIOCRUZ de 1994 a 2000 e Coordenador do Grupo Técnico de Cosméticos do INCQS/FIOCRUZ de 1994 a 2010. É revisor de revistas nacionais e internacionais. Membro da Comissão de Ética no Uso de Animais da FIOCRUZ (CEUA/FIOCRUZ) desde 1999, sendo coordenador da mesma de 2006 a 2008 e retornando a coordená-la de 2010 a 2022. Vice-Presidente da Sociedade Brasileira em Ciências de Animais de Laboratório (SBCAL) de 2018 a 2022. Coordenador do BraCVAM – Centro Brasileiro para a Validação de Métodos Alternativos.
FREDERICO SCHMITT KREMER – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/6065261074656602
Bacharel, Mestre e Doutor em Biotecnologia formado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade de Tecnologia Senac-RS. Experiência com bioinformática aplicada à análise de dados de sequenciamento de nova geração (NGS), com ênfase em genomas microbianos, bem como desenvolvimento de aplicaç#333;es para processamento de dados biológicos. Atualmente é professor do curso de Graduação e professor/orientador no Programa de Pós-Graduação (PPGBiotec) da UFPel, onde coordena o Grupo de Pesquisa Omixlab. É também coordenador adjunto do Hub de Inovação em Inteligência Artificial da UFPel, onde colabora atuando em projetos de pesquisa e desenvolvimento em parceria com empresas, tendo participado em projetos com as empresas FLAGCX e Freedom.
JULIANA HOFSTATTER AZAMBUJA – UNIVERSIDADE DE PITTSBURG/EUA
Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/9481524585841024
Graduação em Biotecnologia pela Universidade Federal de Pelotas (2014), mestrado em Bioquímica pela Universidade Federal de Pelotas (2016) e doutorado em Biociências pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Atualmente pós-doutoranda no Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade de Pittsburgh.