Professora integrante do projeto ‘Cultivo de alimentos em substratos edificados’ realiza pós-doutorado na Universidad Complutense de Madrid

Durante o período de fevereiro de 2020 a janeiro de 2021, a professora Helayne Aparecida Maieves, da Faculdade de Nutrição, realizou o pós-doutorado na Universidad Complutense de Madrid, na Faculdade de Fármacia, sob supervisão da professora Dra. María de Cortes Sánchez-Mata, do “Departamento de Nutrición y Ciencia de los Alimentos”.

O período compreendeu pesquisar o “Perfil nutricional de vegetais de uso alimentar cultivados em substratos edificados”, uma vez que o grupo de pesquisa ALIMNOVA atua com as principais tendências na área de alimentos de origem vegetal. O trabalho foi desenvolvido a partir de espécies vegetais cultivadas na horta urbana, localizada no edifico que abriga o Hotel Wellington, no bairro de Salamanca em Madri. Assim, em consonância com o projeto, foi possível aprimorar os dados relativos as espécies vegetais sob o ponto de vista nutricional (composição centesimal, compostos bioativos e capacidade antioxidante, além do teor de minerais com possíveis efeitos tóxicos), uma vez que o cultivo está em área urbana.

A pesquisa segue em andamento, tanto pelo grupo de pesquisa do exterior quanto na Universidade Federal de Pelotas,. Devido ao Sars-CoV-2, causador da Covid-19, a pesquisa sofreu interrupção por alguns meses, principalmente durante o desenvolvimento e coleta dos exemplares vegetais, devendo ser retomado em momento oportuno.

Fachada do Prédio da Faculdade de Farmácia – UCM – Plaza Ramón y Cajal

Você pode gostar...