Início do conteúdo

Projeto de restauro do acervo do Museu da Baronesa em Pelotas

Tradicional instituição cultural e ponto turístico da cidade de Pelotas, o Museu da Baronesa tem recebido alunos do Curso de Conservação e Restauro do ICH/UFPEL, que lá realizam a restauraçao de peças do acervo da instituição, através do Projeto de Extensão coordenado pela professora Andréa Bachettini e supervisionado pela restauradora Keli Scolari.

Integram esta equipe as alunas Ângela Marina Macalossi e Isabel Halfen Torino, que participam de etapa do projeto que restaura três molduras de espelhos de cristal, com ornatos em madeira e gesso. As peças em estilo Luis XV- Rococó, têm moldura em pinho de riga laminadas em folhas de ouro e pertencem a um acervo que representa o modo de vida das famílias tradicionais de Pelotas no século XIX e início do século XX.

O processo de intervenção por elas realizado segue critérios internacionais para conservação e restauração de bens culturais. Foram feitos levantamentos fotográficos e gráficos, registro do estado de conservação das peças e registro de todos os tratamentos que estão sendo realizados, em fichas catalográficas, desde a higienização, desmontagem das peças, desinfestação, limpeza mecânica e química, até a remoção de intervenções anteriores, complementação de partes faltantes, reintegração cromática e aplicação de camadas protetoras. Para este trabalho foi necessária a realização de pesquisas históricas sobre os objetos, e sobre as técnicas e materiais que os constituem, de maneira a subsidiar os procedimentos realizados no trabalho.

Uma das peças já foi restaurada. O término para a restauração das outras duas está previsto para dezembro de 2010. Após isso, os objetos estarão disponíveis para exposição no museu.

Também participam deste projeto os alunos Flávia Silva Faro, Claudia Fontoura Lacerda, Fabiane Rodrigues Moraes e Marcelo Hansen Madail, que estão realizando a restauração de quatro molduras das seguintes pinturas: Retrato de Filisbina da Silva, Retrato de Anibal Antunes Maciel (pai do Barão dos Três Serros), Retrato da Baronesa dos Três Serros e Cena de Interiorv – Quarto da Baronesa. As pinturas estão sendo restauradas por Andréa Bachettini e Keli Scolari.

As atividades do projeto têm permitido atividades práticas que contribuem para a área em formação no curso de graduação, permitindo a comparação e discussão de metodologias para a conservação e restauração de Bens Culturais a partir de exercícios práticos. Os alunos, além de participarem do restauro destes Bens Culturais, discutem diversos temas vinculados a sua área de atuação, dirigidos pelos docentes e especialistas envolvidos no projeto.

Integrante da equipe realiza higienização de um dos espelhos

Detalhe do espelho antes da restauração, com várias avarias

Detalhe do espelho restaurado

Espelho restaurado

Equipe realiza análises da estrutura de um dos espelhos.

Detalhes da moldura do espelho têm partes perdidas reconstituídas.

Reconstituição volumétrica de elementos faltantes da moldura do espelho (detalhe).

Publicado em 05/09/2010, na categoria Notícias.