os antecedentes

Principal antecedente da pesquisa é o projeto em fase de finalização: Caminhografia Urbana, financiada pelo Edital FAPERGS 07/2021 Programa Pesquisador Gaúcho – PqG

Infraestrutura Institucional para Execução do Projeto

Nacionalmente este projeto conta com a colaboração de pesquisadores de três universidades federais: UFPel, UFRGS e UNIFESSPA.

Laboratório de Urbanismo, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo/UFPel  (https://wp.ufpel.edu.br/laburb/), Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo/UFPel (https://wp.ufpel.edu.br/prograu/) e Grupo de Pesquisa Cidade+Contemporaneidade (https://wp.ufpel.edu.br/cmaisc/)

Sede da coordenação geral do projeto, conta com o apoio técnico e a infraestrutura alocados em espaço físico próprio. No LabUrb circulam acadêmicos, estagiários, bolsistas e colaboradores voluntários de graduação engajados em diversos projetos de ensino, pesquisa e extensão (financiados pela CAPES, CNPQ e FAPERGS), muitos relacionados com a aplicação de softwares, além de alunos de pós-graduação, atualmente testando e aplicando softwares em diferentes abordagens investigativas do sistema urbano. Fazem parte do corpo de pesquisadores, 8 professores doutores com dedicação exclusiva, resultando num grande número de publicações em periódicos e livros científicos. No LabUrb, além do desenvolvimento do App+Saúde (http://appsaude.wixsite.com/argbr), destacam-se os seguintes softwares: o UrbanMetrics (http://wp.ufpel.edu.br/urbanmetrics/); o CityCell Urban Growth Simulator (http://wp.ufpel.edu.br/citycell/) e o PeopleGrid (http://www.peoplegrid.com.br/).       

Curso de Licenciatura em Artes Visuais/UNIFESSPA (https://artesvisuais.unifesspa.edu.br)

A produção docente e discente trazida para este Curso de Licenciatura em Artes Visuais revela, nesta nova universidade na Amazônia paraense, a atitude de fugir ao isolamento e buscar a assimilação e o diálogo com as reflexões atualmente desenvolvidas em outros centros acadêmicos, nacionais e estrangeiros. Sob a diretriz de promover a formação de cidadãos de modo a capacitá-los aos valores humanos, éticos e morais em suas relações pessoais e profissionais, tendo por base científica e tecnológica o viés necessário para um bom desempenho autônomo, crítico e contextualizado na sua vida profissional, conforme os termos do Regulamento de Ensino de Graduação da UNIFESSPA. Por fim, também assegurando ao profissional do ensino das artes visuais o seu lugar nos processos de transformação social e econômica do ambiente regional em que se insere.

Grupo de Pesquisa Deslocamentos, Observâncias e Cartografias Contemporâneas – DESLOCC (CNPq/UFPel) (https://wp.ufpel.edu.br/deslocc/)

Vinculado aos Cursos de Graduação em Artes Visuais e o Programa de Pós-Graduação em Artes – PPGARTES do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, foi criado em 2012. Líder Profa. Dra. Eduarda A. Gonçalves e co-líder Profa. Dra. Alice Monsell.   (https://wp.ufpel.edu.br/deslocc/).  O coletivo de investigadores dedica-se à ampliação do debate, do estudo das práticas do deslocamento, da observação e da cartografia na produção artística contemporânea, no que tange a investigação sobre os processos de criação em formação e por meio de práticas de partilha dos artistas, a partir do sul do Brasil. O grupo promove leituras e o contato com pensadores do campo da arte e outros campos do conhecimento que abordam o tema por vários pontos de vista, conceitos e métodos. Utilizamos como método as práticas de prospecção em deslocamentos físicos pela cidade de Pelotas e região, a fim de mapear e criar narrativas poéticas, fabulações e imaginários singulares sobre os territórios habitados. Os resultados são amplamente divulgados em exposições, ações artísticas, anais de eventos, periódicos científicos, livros, apresentação de trabalhos, palestras e em outros espaços e dispositivos de partilha (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1045680534893714).

Qualificação da Equipe

A equipe da pesquisa tem formação multidisciplinar, com destaque para os doutores nas áreas de: arquitetura e urbanismo, antropologia, artes, geografia e planejamento urbano e regional, ecologia, comunicação e sociologia. Todos com vasta gama de publicações e estudos diversos no Brasil e exterior; reunidos pela temática de caminhografar comunidades tradicionais e ribeirinhas, em cidades do interior do Brasil, a fim de dar pistas para políticas públicas locais, regionais e nacionais. 

Destacamos abaixo as produções mais importantes da equipe: 

Editoração de periódico

OLIVEIRA, Andreia M.; GONÇALVES, Eduarda – GONÇALVES, Duda – GONÇALVES, Eduarda Duda; GORCZEVSKI, Deisimer (ORG.). Dossiê Artes e convívio. Revista do Programa de Pós- Graduação em Artes – PARALELO 31 – ED. 18 – junho. Pelotas: UFPel,  2022. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/paralelo/issue/view/1109, acessado em 25 de julho de 2022.

PAESE, Celma; ROCHA, Eduardo (editores). Caminhografia Urbana I e II. PIXO – revista de arquitetura, cidade e contemporaneidade, V. 11 e V.12, 2019/2020. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/pixo/issue/archive

Artigos em periódicos

CARDOSO, Silvia Helena dos Santos. Sérgio Muniz, Roda e Outras Estórias. ESTUDIO, v. 12, p. 123-131, 2021. (Qualis CAPES A2).

ROCHA, E.; RESENDE, L. M. Para-Formal Commerce: a cartography of public space in the Brazil-Uruguay border. URBE. REVISTA BRASILEIRA DE GESTÃO URBANA, v. 11, p. 1-16, 2019. Disponível em:https://www.scielo.br/j/urbe/a/tmQpqRR67LQMVdjymBLvgCR/?lang=en  (Qualis CAPES A1).

GONÇALVES, Eduarda Duda. O deslocamento como prática poética no sul do país [PELOTAS] – DESLOCC. In: Revista da FUNDARTE. , v.36. Montenegro: FUNDARTE, 2018. (QUALIS CAPES A1).

TETAMANTI, Juan Manuel Diez; ROCHA, Eduardo; SANTOS, Glauco Roberto Munsberg; PEIXOTO, J. H. ; NEUTZLING, A. S. ; JAIME, S. F. ; SCHULLER, L. . Desarrollo de un sistema georreferenciado para la gestión, movilidad y monitoreo ambiental en salud comunitaria. Salud Colectiva, v. 14, p. 121-137, 2018. 

TETAMANTI, Juan Manuel Diez; ROCHA, Eduardo. Cartografía Social Aplicada a la Intervención Social en Barrio Dunas, Pelotas, Brasil. Revista Geografica de America Central (Online), v. 1, p. 97-128, 2016. 

Livro

PAESE, Celma. Caminhando: o caminhar como prática socioestética – estudos sobre arquitetura móvel. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2015.

GONÇALVES, Eduarda Duda; SILVEIRA, Pedro E. (Ebook) II Deslocc as paisagens cotidianas: descansar e resistir. Exposição vinculada ao Grupo de Pesquisa Deslocamentos, Observâncias e Cartografias Contemporâneas – DESLOCC (CNPq/UFPel). Pelotas: Nômade, 2020. Disponível em : https://editoranomade.wixsite.com/website/post/e-book-ii-des-loc-c-as-paisagens-cotidianas-descansar-e-resistir acessada em 23 de julho de 2023.

Exposição

ALFONSO, Louise Prado, et. al (orgs). MARGENS. Grupo de Estudos Etnográficos e Urbanos (GEUR). Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/margens/

GONÇALVES, Eduarda Duda.  Cartões de vista mirante – trabalho realizado junto ao Grupo de Pesquisa Deslocamentos, Observâncias e Cartografias Contemporâneas – DESLOCC (CNPq/UFPel), 2022. Local Evento: Kilombo Urbano Canto Conexão. Cidade do evento: Pelotas. País: Brasil. Instituição promotora: UFPel e Kilombo Urbano Canto Conexão. Tipo de evento: Exposição Coletiva Convite. Disponível em : https://wp.ufpel.edu.br/deslocc/ 

Colaborações e Parcerias Nacionais

Grupo de pesquisa Derrida/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2233234822838385)

Consultoria e acompanhamento por membros do grupo das ações realizadas durante o processo de pesquisa. Estudo do pensamento de Jacques Derrida e sua inter-relação com a arquitetura, a cidade e representação a partir dos conceitos formulados por ele, como: hospitalidade, acolhimento, representação, enxerto, acontecimento, interioridade x exterioridade, texto x contexto. O grupo procura, inicialmente, reunir professores arquitetos e filósofos que trabalham direta e indiretamente através de suas interconexões com o pensamento de Jacques Derrida. Procurou-se estabelecer, dentro das possibilidades a maior diversidade possível entre professores de diferentes Universidades Brasileiras, locais regionais e nacionais (LLPEFIL, UERJ, UFRGS, UFMG, UFPel, UNIVATES, ULBRA, CESUSC, URI). O Grupo compartilha a ideia de que o fenômeno conhecido como “desconstrutivismo” na arquitetura (Eisenmann, Tschumi, Gehry, Liebeskind e outros) não guarda correlações necessariamente com os postulados derridianos (Desconstrução), mas sim, abre-se para algo mais contundente como o desvelo dos sentidos da arquitetura, e uma retomada da questão da ética na arquitetura. Ao contrário do desconstrutivismo, que apregoava uma retirada do homem da cena da arquitetura, a desconstrução o resgata e o conclama a se tornar o verdadeiro agente da arquitetura. Mas esse homem, no pensamento de Derrida já é o “outro”, apontando a uma filosofia da alteridade também na arquitetura. 

Além de parcerias (cartas de apoio no anexo)  com o PIBID, Programa Institucional de Iniciação à Docência/UFPel,  o Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG) , a  Prefeitura Municipal de Pelotas e sua Secretaria de Educação e; Prefeitura Municipal de Marabá e sua Secretaria de Cultura, como agentes para as políticas públicas locais.

O PIBID, Programa Institucional de Iniciação à Docência, é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica, com financiamento da CAPES. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. O curso de Artes Visuais Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas participa do programa desde 2011. Atualmente o curso conta com dois núcleos, ambos com coordenação de área específica exercida por professores vinculados ao colegiado de Artes Visuais Licenciatura. Compõe cada um dos núcleos, além dos coordenadores supervisores, 03 professoras da rede básica de ensino, 24 bolsistas e 06 voluntários, totalizando 65 pessoas envolvidas e 06 escolas, da educação infantil ao ensino médio, incluindo o ensino de jovens e adultos. https://wp.ufpel.edu.br/cec/programas/pibid-programa-institucional-de-bolsas-de-iniciacao-a-docencia/

O Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG) é um museu universitário ligado ao Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), aberto à comunidade e sem fins lucrativos. Localizado no centro histórico da cidade, no prédio do antigo Liceu Riograndense, de significativa relevância histórico-cultural, tanto para a comunidade pelotense como para a universitária. Espaço conquistado após anos de luta institucional, por ter ocupado edificações alugadas pela cidade. Possui um acervo de cerca de quatro mil (4000) itens, divididos em oito coleções, parte delas originárias da extinta Escola de Belas Artes de Pelotas como as coleções Leopoldo Gotuzzo, Escola de Belas Artes, Faustino Trápaga e João Gomes de Mello Filho. Após a fundação do MALG foram formadas as coleções Século XX, Século XXI, L.C. Vinholes e Antônio Caringi. Guarda ainda dois fundos arquivísticos relativos à Escola de Belas Artes e Marina de Moraes Pires. Possui documentos relativos a artistas, especialmente os locais, catálogos e bibliografia da área para consulta local. Como Museu Universitário, o MALG atua no ensino, pesquisa e extensão, em ações próprias ou em parceria com os institutos e centros da UFPel. Desenvolve principalmente exposições temporárias de seu acervo e de artistas, instituições e projetos externos através de parcerias. Possui três galerias, sendo uma delas dedicada exclusivamente para mostras temporárias relativas ao patrono do museu, Leopoldo Gotuzzo. Também a Galeria Marina Moraes Pires, com exposições temporárias das outras coleções, além de artistas e intuições externas. Por fim, a Galeria Luciana Renck Reis, destinada a exposições de curta duração. Possui ainda espaço destinado a intervenções artísticas diversas e exposição de trabalhos das atividades educativas. Realiza projetos de caráter educativo, visando qualificar o acesso da população aos bens artísticos e culturais. https://wp.ufpel.edu.br/malg/sobre-o-museu/