Lista de disciplinas ofertadas – semestre 2023/2 PPGC

1. Aprendizado de Máquina (4 créditos)
    Responsável: Prof. Ulisses Brisolara Corrêa
    Ementa: Introdução ao Aprendizado de Máquina: aplicações, estado-da-arte, exemplos. Aprendizado Supervisionado, Não-supervisionado e por Reforço. Aprendizado de Conceitos. Árvores de Decisão. Redes Neurais Artificiais. Aprendizado Bayesiano. Avaliação de hipóteses. Técnicas de validação de aprendizado Supervisionado. Aprendizado por Reforço: Q-Learning. Teoria Computacional do Aprendizado.
    Horário: sextas-feiras (08:00-11:40)
    Modalidade: presencial

2. Processamento Digital de Imagens (4 créditos)
    Responsáveis: Prof. Bruno Zatt e Prof. Guilherme Ribeiro Corrêa
    Ementa: Conceitos de representação e formação de imagens; relacionamentos básicos entre pixels; noções de transformadas de imagens; fundamentos do realce de imagens; filtragem espacial; filtragem no domínio de frequências; morfologia matemática e segmentação de imagens.
    Horário: terças-feiras (08:00-11:40)
    Modalidade: presencial

3. Sistemas Embarcados (4 créditos)
    Disponível para Aluno Especial? SIM
    Responsáveis: Prof. Julio Carlos Balzano de Mattos e Profa. Lisane Brisolara de Brisolara
    Ementa: Modelagem e especificação de Sistemas Embarcados. Arquiteturas de hardware. Metodologias de projeto. Classificação de sistemas embarcados. Projeto em nível sistêmico. Síntese de hardware e software. Sistemas operacionais embarcados. Validação de sistemas mistos hardware-software. Exploração do espaço de projeto. Estimativa e simulação de sistemas embarcados. Reuso de software e hardware.
    Horário: segundas-feiras (15:10-16:50) e quintas-feiras (15:10-16:50)
    Modalidade: presencial

4. Concepção e Teste de Circuitos Integrados (4 créditos)
    Responsável: Prof. Leomar Soares da Rosa Junior
    Ementa: Conceitos e evolução da integração VLSI. Materiais semicondutores: o transistor MOS. Portas lógicas CMOS. Processo de fabricação CMOS básico. Regras de projeto CMOS e edição de leiaute. Modelos do transistor MOS: capacitâncias de gate, canal, difusão; capacitâncias parasitas do layout. Simulação elétrica. Tipos de implementação. Etapas de teste no projeto de Circuitos Integrados. Teste funcional e teste estrutural. Modelo e simulação de falhas. Geração de teste.
    Horário: quartas-feiras (13:30-16:50)
    Modalidade: presencial

5. Projeto Avançado de Sistemas Digitais (4 créditos)
    Responsáveis: Prof. Marcelo Schiavon Porto e Prof. Bruno Zatt
    Ementa: Projeto de sistemas VLSI, projeto do bloco operacional e de controle, exploração arquitetural, projeto visando baixo consumo de potência, metodologias de projeto, síntese lógica de alto nível, co-projeto de hardware e software, projeto e teste de um sistema concreto com uso intensivo de ferramentas de descrição, síntese e validação.
    Horário: quartas-feiras (08:00-11:40)
    Modalidade: presencial

6. Computação Flexível: Fundamentos, Extensões e Aplicações (4 créditos)
    Responsável: Profa. Renata Hax Sander Reiser
    Ementa: Fundamentação, extensão, exemplificação de modelos para Computação Flexível, considerando conceituação dos principais conectivos, operações e análise de propriedades, incluindo avaliação e representação de sistemas, algoritmos e aplicações.
    Horário: segundas-feiras (15:10-18:50)
    Modalidade: presencial

7. Tópicos Especiais em Computação II: Seminários em Processamento de Sinais Visuais (4 créditos)
    Disponível para Aluno Especial? NÃO
    Responsáveis: Prof. Daniel Palomino e Prof. Marcelo Porto
    Ementa: tbd
    Horário: terças-feiras (15:10-18:50)
    Modalidade: presencial

8. Tópicos Especiais em Computação IV: Metodologia de Pesquisa Quantitativa em Ciência da Computação (4 créditos)
    Responsável: Profa. Patricia Augustin Jaques Maillard
    Ementa: Introdução à metodologia de pesquisa quantitativa em ciência da computação, com foco em contextos de interação homem-máquina. Etapas envolvidas em uma pesquisa quantitativa, incluindo definição do tema, estabelecimento de objetivos, formulação de questões de pesquisa e hipóteses, descrição e avaliação de métodos. Familiarização com diferentes tipos de pesquisa: explicativa, exploratória e descritiva. Apresentação dos métodos de pesquisa, com ênfase em estudos de caso e experimentos. Aprendizado sobre aplicação de métodos estatísticos apropriados para avaliação de hipóteses e interpretação de resultados. Orientação em processos de coleta, processamento e análise de dados quantitativos, bem como na seleção e implementação de técnicas estatísticas adequadas para avaliação de dados. Considerações éticas na pesquisa, incluindo a elaboração e submissão de projetos de pesquisa ao comitê de ética.
    Horário: segundas-feiras (13:30-15:10) e quintas-feiras (13:30-15:10)
    Modalidade: híbrida (presencial nas segundas-feiras, online síncrona nas quintas-feiras)

9. Tópicos Especiais em Computação VI: Sistemas Autônomos e Ubíquos (4 créditos)
    Disponível para Aluno Especial? SIM
    Responsáveis: Profa. Ana Marilza Pernas Fleischmann e Prof. Adenauer Corrêa Yamin
    Ementa: Conceitos de ubiquidade em cenários computacionais modernos como os providos pela IoT; infraestruturas para ubiComp: sensores, atuadores, redes de interconexão, nevoeiros e nuvens computacionais; fundamentos em sistemas autônomos; ciência de contexto e situação nos sistemas autônomos; organização de serviços e aplicações em sistemas autônomos; cenários de uso em sistemas autônomos na perspectiva da ubiquidade.
    Horário: sextas-feiras (13:30-16:50)
    Modalidade: presencial

10. Tópicos Especiais em Computação VIII: Tópicos Avançados em Codificação de Vídeo (4 créditos)
    Disponível para Aluno Especial? NÃO