Atividades de extensão universitária no Polo de Panambi

ESTUDANTES DO CLHD DESENVOLVEM AÇÃO DE EXTENSÃO COM O NUFOLK-UFPEL JUNTO AO GRUPO DE LANCEIROS DE PANAMBI-RS

Os alunos do Curso de Licenciatura em História à Distância – CLHD da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, Polo de Panambi, em parceria com o Núcleo de Folclore e Culturas Populares da UFPel – NUFOLK, estão desenvolvendo uma ação de extensão junto ao Grupo dos Lanceiros da localidade do Rincão Fundo, interior do município de Panambi-RS.

Esta iniciativa tem como intuito ampliar e fortalecer a relação do CLHD com as comunidades das cidades onde tem turmas do Curso de História nos polos EAD do Estado, bem como expandir o papel social da universidade pública por meio da atuação extensionista. Particularmente, esta ação de extensão, que está sendo desenvolvida desde o começo do ano de 2024, tem como objetivo conhecer, estudar e difundir as culturas tradicionais e manifestações populares, preferencialmente aquelas que são socialmente menos visibilizadas.

Com esta perspectiva, após encontros de estudo e um mapeamento inicial da turma, com o acompanhamento dos tutores e orientação dos professores, foi escolhido para o desenvolvimento da atividade extensionista o Grupo de Lanceiros da Linha Rincão Fundo, que prontamente aceitou a participação e possibilitou ao alunos uma interação direta com as atividades do grupo, com visitas aos eventos por eles realizados e entrevistas com os participantes para coleta de dados e troca de informações.

A manifestação dos Lanceiros é um esporte tradicional desta comunidade em que são utilizadas lanças para atingir, em movimento, um alvo específico, podendo ser o deslocamento sobre cavalos ou em cadeiras sustentadas por cabos. Como resultado do estudo desta manifestação de Panambi-RS, o grupo da UFPel está produzindo um mini-documentário que será lançado em 2025, visando registrar e divulgar esta prática cultural da cidad.

Participam desta ação do CLHD e NUFOLK-UFPel os estudantes de graduação Angélica Tunnermann Wendland Pautz, Carine Bianca Gonçalves Santos, Gabriela Jacques do Amaral, Helin Gislaine Keller Deckert, Márcia Denise Shultz Mota, Márcio Roberto Schimitt, Marileni Patricia Juliani Giebmeier, Matheus Giuliano Schwingel, com a supervisão do tutor Douglas Joab Paz Camargo e da assistente à docência Ivete Rott Malheiros, sob orientação do Prof. Dr. Thiago Silva de Amorim Jesus (docente do CLHD e pesquisador do NUFOLK) e com a colaboração do Prof. Dr. Marco Aurelio da Cruz Souza (coordenador do NUFOLK).

Publicado em 24/10/2024, na categoria Notícias.