COMUNICADO IMPORTANTE: Documento de Solidariedade e Proposta de Flexibilidade nas Avaliações

Documento de Solidariedade e Proposta de Flexibilidade nas Avaliações

À Comunidade Acadêmica,

Os Coordenadores de Curso, equipe de Professores e Tutores e a Coordenação Geral da Universidade Aberta do Brasil (UAB) da UFPel expressam sua solidariedade a todas as comunidades impactadas pelas recentes condições climáticas extremas. Entendemos a gravidade da situação causada pelas chuvas, afetando consideravelmente os polos, estudantes e suas famílias.

Neste contexto, gostaríamos de reafirmar nosso compromisso em apoiar a todos os envolvidos nesta crise climática que estamos vivenciando. Estamos trabalhando juntos para encontrar soluções viáveis e garantir a continuidade das atividades acadêmicas da melhor forma possível, sem comprometer a integridade dos nossos programas educacionais.

A excepcionalidade do momento requer medidas de adaptação, por isso estamos propondo:

1. Prorrogação de Prazos e Cancelamento de Atividades Avaliativas: As avaliações e quaisquer atividades avaliadas terão seus prazos prorrogados ou canceladas (mediante análise dos Colegiados dos Cursos, com definição de novas datas quando a situação permitir) para respeitar as circunstâncias excepcionais. Acreditamos que esta medida vai permitir a adequação dos estudantes e garantir um processo justo de avaliação.
  2. Postergação de Encontros Presenciais: Os encontros presenciais que requerem viagens dos professores e a presença dos estudantes nos polos serão suspensos temporariamente e terão seus cronogramas postergados até que a situação permita a realização dessas atividades com segurança. Estamos colaborando com as coordenações dos polos e as autoridades locais para garantir a melhor reprogramação possível.

Reforçamos que essas medidas são excepcionais, aplicáveis apenas neste período de crise. Permanecemos comprometidos com os padrões exigidos pela UAB em relação à porcentagem de atividades presenciais necessárias nos polos.

Desejamos força e expressamos nossa solidariedade a todos e todas os/as estudantes, professores, coordenadores e suas famílias, e continuamos disponíveis para esclarecimentos e apoio. Unidos, superaremos esse desafio com resiliência e solidariedade.

Atenciosamente,

Confira o documento:

coordenadores UAB

Publicado em 06/05/2024, na categoria Notícias.