Acadêmica do CLHD, Carla Simone Jardim Saraiva, realiza Projeto e participa de Feira Cultural com seus alunos de 8º ano durante o Estágio Supervisionado II

Comunidade Quilombola do Ibicuí da Armada é destaque na FECAM

No dia 07 de novembro os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Médio Professor Chaves encantaram os visitantes da FECAM (Feira Cultural de Arte Moderna). Os estudantes apresentarem a origem, a história e o cotidiano da Comunidade Remanescente de Quilombo Ibicuí da Armada, localizada no interior do município da Sant’ Ana do Livramento.

O interesse sobre a comunidade iniciou com as aulas de história sobre a escravidão no Brasil, a abolição da escravatura e as formas de resistência do povo negro através dos Quilombos. Tive a oportunidade de planejar, organizar e executar as aulas e o projeto para a FECAM, enquanto aluna da disciplina de Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental II, do Curso de Licenciatura em História à Distância, da Universidade Federal de Pelotas, Polo de Sant’ Ana do Livramento, sob a supervisão da professora de História da escola, Sra. Loren Nunes Rocha.

Os alunos descobriram que, no município onde vivem e estudam, há uma comunidade quilombola reconhecida como patrimônio cultural pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e iniciaram uma pesquisa para apresentar esta comunidade na FECAM.

O interesse e a curiosidade dos alunos

Organizou-se os alunos em quatro grupos e cada um elaborou um roteiro de perguntas focados em uma entrevista com a Senhora Maria Leci Vieira Vaqueiro, Presidente da Associação Remanescente de Quilombo Ibicuí da Armada. O roteiro abordou quatro temas: a origem e bandeiras de luta, saúde e educação, economia e renda e Infraestrutura.

O PodCast

Primeiramente a ideia era entrevistar a Senhora Maria Leci, na própria comunidade e os alunos organizaram-se com a divisão de funções como entrevistador, roteirista, relator e fotógrafo. Devido a condições adversas, não foi possível a visita in loco, mas a entrevista não sofreu prejuízo, pois a EEEM Professor Chaves desenvolve um projeto de Podcast e possui equipamentos adequados para esta nova forma de conhecer, pesquisar e divulgar os trabalhos dos alunos. E a experiência foi fantástica!

Os alunos receberam a Senhora Maria Leci e realizaram a entrevista conforme o roteiro. Recolheram as informações das quais tinham curiosidade e montaram a exposição para a FECAM.

Do quilombo à escola

De maneira incrível e no dia tão esperado de realização da FECAM, ao entrar na sala de aula do 8º ano da Escola Professor Chaves, os visitantes foram remetidos e convidados a conhecer o cotidiano da comunidade quilombola.  A exposição continha cartazes contando a história da comunidade, amostra e mudas de plantas medicinais usadas no dia a dia, mostra de artesanato feito pelas mulheres, fotos de atividades e da participação no documentário “Sobreviventes do Pampa”que foi indicado ao Kikito em Gramado/2023. Os alunos recebiam os visitantes, os conduziam pela exposição e contavam o que descobriram sobre a comunidade, a partir do PodCast, o qual também ficou à disposição dos visitantes.

Os alunos do 8º ano descobriram que a Comunidade Remanescente de Quilombo Ibicuí da Armada está localizada a 40 km da sede do Município de Sant Ana do Livramento. Originou-se de um escravo comprado em Pelotas que, por trabalhar com gado e na lida campeira, recebeu o nome de MANOEL VICENTE VAQUEIRO.

Na educação, as crianças estudam na escola Municipal Rafael Vieira da Cunha e utilizam transporte escolar custeado pelo Município; os jovens e adultos do Ensino Médio estudam na cidade e utilizam transporte escolar custeado pelo Estado.

A cultura tem o predomínio do gauchismo, gostam de um tiro de laço, um baile, uma gaita, participam de encontro com as demais comunidades quilombolas rurais do Estado e preservam o cultivo de chás medicinais e sementes, como o milho catete.

A saúde é atendida através de mutirões organizados pela Unidade Básica Simon Bolívar que levam atendimento médico, laboratorial, vacinas, exames e medicamentos.

As famílias possuem uma alimentação saudável através do cultivo de hortas orgânicas e aí reside a maior luta atual da comunidade, contra os aviões que espalham agrotóxicos nas grandes propriedades rurais e atingem as terras vizinhas.

A atividade econômica é solidária e cada família cultiva e planta alimentos ou criam animas e praticam o comércio dentro da própria localidade e para consumo próprio.

As mulheres trabalham com artesanato em lã, fazem pães, doces, cultivo de sementes, hortas orgânicas e participam de feiras na cidade quando possível.

Todos contam com a assistência e apoio técnico da Emater, UNIPAMPA, Instituto Federal e UERGS.

A comunidade não tem acesso a transporte público; possui energia elétrica concedida através do programa Luz para Todos; tem água potável de 03 poços artesianos que atendem todas as casas e a sede; a coleta de resíduos é feita por meio de fossas e o lixo é queimado ou transformado em adubo. O lixo seco é trazido para a cidade pelos próprios moradores. Conta com internet, possui uma casa digital com 9 computadores, datashow, notebooks e boa tecnologia digital.

A cada relato feito pelos próprios alunos sobre o cotidiano da comunidade, observou-se a empolgação, a entrega e o sucesso na aprendizagem sobre o tema proposto e ressaltavam uma frase retirada da entrevista com a Senhora Maria Leci quando se refere à Comunidade Remanescente de Quilombo Ibicuí da Armada: Não falem de nós, sobre nós, sem nós”.

Carla Simone Jardim Saraiva, graduanda do Curso de Licenciatura em História à Distância, da Universidade Federal de Pelotas.

Turma do 8 º ano

Professora Josiane, acadêmica Carla e a profa titular Loren Nunes Rocha.

Confira a postagem nas redes sociais da EEEM Professor Chaves- Santana do Livramento/RS:

Publicado em 15/11/2023, na categoria Notícias.