IV Seminário Internacional de História, Educação e Turismo da Região das Missões Tema: MISSÕES JESUÍTICO-INDÍGENAS: ENTRE LUZES E SOMBRAS; FUTURO/PASSADO EVENTO HÍBRIDO – presencial e online

Tema: MISSÕES JESUÍTICO-INDÍGENAS: ENTRE LUZES E SOMBRAS; FUTURO/PASSADO
EVENTO HÍBRIDO – presencial e online
Data: 15 de julho de 2022
Lugar: Caibaté – RS
Local: Associação dos Funcionários da CERMISSÕES (AFUCER)
Metodologia: Evento híbrido com momentos presenciais e por videoconferência

PÚBLICO ALVO:
– Professores de Programas de Pós-graduação;
– Profissionais de História e áreas afins;
– Alunos de pós-graduação;
– Alunos de graduação;
– Professores da Rede da Educação Básica;- Alunos da Educação Básica (8º ano do fundamental ao 3º ano do Ens. Médio).

Turno da manhã:
07h30min – 8h30min: Credenciamento
Abertura da exposição de artesanato

8h31min – 9h00min: Abertura oficial do IV Seminário Internacional de História, Educação e Turismo da Região das Missões com autoridades e convidadas/os.

9h01min – 9h20min: Apresentação  com  Bibiana,  apresentação da Escola Moranguinho

9h21min – 10h00min: Conferência de abertura – “As Missões Jesuíticas na Argentina: Luzes e sombras no futuro de um passado esquecido”, Prof. Dr. Carlos Daniel da Paz (UNICEN – Argentina – Via VideoConferência)

10h01min – 10h35min:Palestra – “La declinación de las Misiones después de la expulsión de los jesuítas”, Prof. Dr Alfredo Poenitz (UGD e CONEAU – Posadas/Argentina – Via Videoconferência)

10h36min – 11h30min – Mesa 01 – Projetos de futuro e desenvolvimento sustentável da Região das Missões
Lic. Mónica Carolina Núñez – “Turismo Religioso em Misiones” (Ministerio de Turismo/Provincia de Misiones/Argentina)
Engenheiro Alvaro Theisen – “Ações voltadas à valorização do turismo na Região das Missões RS” (Coordenador do Grupo Grande Projeto Missões (GGPM/Brasil))
Engenheiro José Roberto de Oliveira – “Alternativas de Sustentabilidade e Desenvolvimento para o Futuro das Missões” (GGPM/Brasil)

11h30min – 13h30min: Intervalo de almoço

Turno da tarde:

13h30min – 14h00min: Apresentação  de Renan e Rafael e Escola São Carlos

14h01min – 15h30min: Mesa 02 – O Turismo na Região das Missões
Prof. Dr. Artur Henrique Barcelos – “Patrimônio Missioneiro e Turismo: uma análise arqueohistórica” (FURG – Brasil)
MCsdo Cleber Magalhães Tobias – “O papel da Trilha dos Santos Mártires no turismo da Região das Missões-RS” (ATSM – Brasil)
Prof. Dr. Marcelo Ribeiro – “Planejamento e ordenação do turismo missioneiro” (UFSM – Brasil)

15h31min – 16h00min: Intervalo com lançamento de livros

16h01min – 17h45: Mesa 03 – História da Região das Missões
Prof. Dr. André Luís Freitas Silva – “Os indígenas e as fases de formação das Missões na Banda Oriental do Rio Uruguai” (UFGD-MS/Brasil – Via videoconferência)
Prof. MCs Jefferson Nunes – “A canonização dos Santos Mártires” (UNISINOS-SL/Brasil)
Padre Danilo Hertz – “O turismo religioso no Santuário do Caaró” (SC/Brasil)
Prof. Dr. Luiz Carlos Tau Golin – “Cacique e Pajé Nheçu do Caaró” (UPF-Brasil)

17h46min – 19h00: Mesa 04 – As Missões depois das Missões: História, Educação e Educação Patrimonial
Prof. Drdo Mauro Marx Wesz – “Colonização e apropriação territorial nas proximidades de São Luiz Gonzaga: possibilidades da história agrária para Santa Lúcia” (UFSM/Brasil)
Profª MCs Nadir Damiani – “O que se ensina sobre a História das Missões na Região das Missões?” (URI – Santo Ângelo/Brasil)
Prof. Dr. André Luis Ramos Soares – “Educação Patrimonial na Região das Missões” (UFSM/Brasil)

19h01min – 19h30min:  Intervalo

19h30min – 20h10min – Apresentação artística da Invernada Artística Herança Farroupilha do CTG Sentinelas do Caaró (Caibaté) e do FÊNIX Grupo Folclórico, Coreógrafa Beverly Bassani (São Luiz Gonzaga/Brasil);

20h11min – 22h00min: Mesa 05 – Patrimônio e Cultura Missioneira

Prof. Dr. Luís Andrés Villanueva – “Las Misiones del Paraguay” (UCSPP/Paragauay)

Historiador Sergio Venturini – “Encontro de dois sonhos nas Missões Jesuítico-Indígenas: utopia e terra sem mal” (ATSM/Brasil)

Prof. Dr. Júlio Quevedo – “O imaginário modernista missioneiro da década de 1940 nas artes rio-grandenses” (UFSM/Brasil)

22h01min: Mesa de Encerramento

Publicado em 07/07/2022, na categoria Notícias.