XXV Jornada de Ensino de História e Educação: O que faz o Ensino de História na Luta Antirracista?

SÁBADO, 18 DE SETEMBRO DE 2021 Das 09:00 As 18:00

O GT Ensino de História e Educação da Associação Nacional de História – seção Rio Grande do Sul (ANPUH-RS) convida a todas as pessoas interessadas a participarem da XXV Jornada de Ensino de História e Educação. Com o tema “O que faz o ensino de história na luta antirracista?”, pretende construir uma comunidade de reflexão crítica sobre nossas práticas na luta antirracista, reunindo a pluralidade de pessoas e instituições da área educacional vinculados ao ensino de história no Rio Grande do Sul; e ampliar o diálogo da história escolar e acadêmica com a diversidade da vida, demarcando não só a pluralidade de todos os sujeitos, saberes, práticas, conhecimentos e técnicas, como também o papel do(a) professor(a) – pesquisador(a) de História em contextos racistas e racializados.
Desse modo, interroga-se: O que faz o ensino de História na luta antirracista? Quem produz uma educação antirracista nas escolas e universidades? O que isso diz sobre o ensino de história antirracista e sobre as possibilidades de rompimento com as estruturas pessoais e institucionais que operam com o racismo? Como comunidades indígenas e quilombolas desacomodam o ensino de história? Como estamos construindo rompimentos com os privilégios da branquitude no ensino de história e em nossas práticas cotidianas? A ERER no ensino remoto: como encontrar um espaço seguro e dialógico no ensino de história? O que as escolas, os institutos federais e as universidades do RS estão fazendo por uma educação antirracista?
Sediado no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp-UFRGS), ocorrerá no formato virtual, de forma descentralizada, de 1º de setembro a 20 de outubro de 2021. O evento contará com quatro lives em dias da semana e quatro jornadas aos sábados, com atividades assíncronas, oficinas, sessões de comunicação e rodas de conversa. Entre as pessoas convidadas, estão graduandas/os, pós-graduandas/os e docentes da Educação Básica, do Ensino Técnico e Tecnológico, da Educação Indígena, da Educação Popular, da Educação Quilombola e do Ensino Superior envolvidas, em grande parte, com movimentos sociais.

E-mail:gtensinodehistoria@gmail.com para maiores informações

Transmissão através do Canal do YouTube

Publicado em 10/09/2021, na categoria Notícias.