Aula Magna do Curso de Comércio Exterior da UFPel

O Curso de Comércio Exterior é o mais jovem da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), tendo sido criado em julho de 2022 e iniciado suas atividades letivas no primeiro semestre letivo de 2023. Para celebrá-lo, a Coordenação tem a satisfação de convidar a comunidade acadêmica para a Aula Magna Agenda de gênero para comércio e financiamento externo no Governo Federal, a ser proferida pela professora Renata Vargas Amaral, Secretária de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento do Ministério do Planejamento. O evento ocorrerá no dia 17 de agosto, quinta-feira, às 16h, com transmissão ao vivo no Canal do CCSO-UFPel no Youtube (http://www.youtube.com/watch?v=Br5u8WE6RWs).

A convidada é Doutora em Direito, área de Comércio Internacional, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pela Universidade de Maastricht, Holanda. Possui extenso e comprovado histórico de envolvimento bem-sucedido na OMC, negociações comerciais bilaterais e acesso a mercados de políticas comerciais domésticas. É Professora Adjunta e Diretora do Curso US and International Trade Law and Policy da Faculdade de Direito da American University, em Washington DC. Fundadora da Women Inside Trade Association e Vice Presidente do ABCI Institute.

O evento é gratuito. Os interessados devem, primeiramente, realizar sua inscrição como ouvinte no endereço www.even3.com.br/comextalk e, posteriormente, assinar a Ata de Presença que será disponibilizada durante a transmissão. Serão emitidos certificados para todos os participantes (02 horas de atividade).

Saída de Campo – Porto de Rio Grande

No dia 24 de julho os professores Isabel Soares e Alisson Maehler, acompanharam os alunos dos cursos de Administração e Comércio exterior em visita técnica ao Porto de Rio Grande, mantido pela Portos RS, uma empresa pública ligado ao governo do RS.
Os estudantes visitaram o pier de embarque e desembarque do porto novo, vendo a movimentação de navios e cargas, acompanhados pela coordenação de comunicação da empresa.
Em seguida assistiram a uma palestra sobre a atuação do Porto de Rio Grande, movimentação logística, tipos de carga e futuros investimentos. Também a gerência de gestão ambiental da empresa teve a oportunidade de falar aos alunos sobre as ações de cuidado com meio ambiente, políticas ambientais e impacto ambiental.
Para o prof° Alisson essas visitas técnicas são ótimas oportunidades para os estudantes visualizarem na prática os conteúdos vistos e trabalhados em sala de aula.

Comissão publica Edital 02/2023 de TCC do Curso de Administração

Comissão de TCC publicou hoje o Edital 02/2023, visando à matrícula em TCC I e II no segundo semestre letivo de 2023 (que começará em outubro). O edital visa, portanto, a dois públicos: alunos que desejam se matricular em TCC I (Formalização de Orientação) e aqueles que já cursaram ou estão cursando TCC I e desejam cursar TCC II no semestre que vem (Renovação de Orientação).

Para realizar a inscrição, o estudante deve encaminhar, em formato PDF, o Formulário de Formalização de Orientação no caso de inscrição na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I (Anexo I) OU o Formulário de Renovação de Orientação para inscrição na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso II (Anexo II), com sua assinatura e do respectivo orientador, até o dia 22 de setembro de 2023, através do e-mail: danielmarchiorineto@gmail.com.

A entrega do documento de formalização de orientação à Comissão de TCC no prazo estipulado por este edital é condição para a Coordenação do Curso realizar a matrícula dos respectivos alunos nos componentes Trabalho de Conclusão de Curso I e II no segundo semestre letivo de 2023.

Para qualquer tipo de dúvida,entrar em contato com a Comissão de TCC através do e-mail danielmarchiorineto@gmail.com.

EDITAL-TCC-02_2023

ANEXO-I

ANEXO-II

Edital de Seleção para o Projeto de Extensão – Projeto Parceira

Pelo presente edital abrimos vaga para alunos que queiram participar do projeto de extensão Projeto Parceira como bolsista voluntário, com carga horária de 2 horas semanais (reuniões presenciais quinzenais – a tarde/noite).

Quer saber mais sobre o projeto? segue no Insta: projetoparceira.ufpel
Serão:
– 2 vagas para alunos do Centro de Ciências Sócio-Organizacionais.
Prazo para envio: até dia 27/07/2023

Enviar para o e-mail maite.brahm@gmail.com, anexando cópia do historico escolar e um breve parágrafo explicando o seu interesse em participar.

Sobre o projeto:

Objetivo: O objetivo do projeto Parceira é criar um espaço de formação, discussão e aprendizagem, tendo como protagonistas as trabalhadoras terceirizadas da Universidade Federal de Pelotas e os alunos do curso do Centro de Ciências Sócio-Organizacionais (CCSO). O projeto desenvolvera temas referentes ao trabalho feminino, como: legislação trabalhista, legislação previdenciária, etarismo, trabalho doméstico, direito dos trabalhadores, trabalho precário e trabalho terceirizado.

Primeira reunião dia 02 de agosto de 2023 – 18:30h

resultado preliminar da seleção do Edital de Redistribuição CCSO

A Diretora do Centro de Ciências Sócio-Organizacionais – CCSO e a Pró-Reitora de Gestão de Pessoa  informa o resultado preliminar da seleção do Edital de Redistribuição:

resultado-preliminar-01_2023

resultado-preliminar-02_2023

resultado-preliminar-03_2023

resultado-preliminar-04_2023

Turma de Gestão Pública inaugura o Mural da Comunicação Pública

Nesta quarta-feira, 05 de julho, estudantes da disciplina de “Tópicos Avançados em Gestão Pública IX” inauguraram o “Mural da Comunicação Pública”, um espaço que informa sobre projetos de lei relativos à comunicação no Brasil.

O mural, que fica entre as salas 413 e 414 do Campus Anglo, vai ser atualizado a cada quinze dias, até o final do semestre letivo 2023/1. Esta primeira atualização apresenta o Projeto de Lei 1202/2022, conhecido como Lei Geral da Comunicação Pública.

Mais informações sobre o Mural podem ser obtidas com a Professora Caroline Casali, responsável pela disciplina, pelo email carolcasali@gmail.com.

PROGRAMA FELLOWSHIP – THINK TANK ABES

Você tem interesse em desenvolver estudos e pesquisas sobre políticas públicas? O THINK TANK ABES está buscando pesquisadores qualificados que estejam dispostos a refletir sobre tendências, estudar, debater e propor soluções para os principais desafios do Brasil, por meio do segundo edital do Programa Fellowship, em parceria com o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA).

O Programa Fellowship tem como objetivo promover a geração de conhecimentos fundamentados em pesquisa, capazes de contribuírem para o avanço de uma agenda de políticas públicas e inovação no Brasil, com foco na construção de um Brasil Digital e Menos Desigual.

O Think Tank facilitará o estabelecimento de conexões dos participantes com as diversas redes de pesquisa com as quais a ABES tem relação. O IEA ajudará na conexão dos participantes com os seus agrupamentos, assim como com outros grupos de pesquisa da Universidade de São Paulo.

Esta é uma oportunidade de contribuir com o avanço de uma agenda de políticas públicas para a transformação digital e inovação no Brasil – algo que é fundamental na atualidade.

Temas
• Identidade Digital
• Privacidade e Proteção de Dados
• Dados Abertos
• Segurança Cibernética
• Segurança Jurídica e Tributária
• Reforma Tributária do Setor de Tecnologia

Período de inscrição: 06.06 a 06.07.2023

EDITAL-DE-CHAMAMENTO-PUBLICO-No-002-2023

Formulário de Inscrição:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfAn1uFS4ZFwHWakb6od49sMunPeVVci05WdQunKsMx_Zer_g/viewform

e-mail: contato@thinktank.org.br

site: www.thinktank.org.br

Comissão do Curso de Administração publica orientações sobre a disciplina de TCC II

A Comissão de TCC, seguindo as diretrizes do Projeto Pedagógico do Curso, estabelece as diretrizes a serem observadas pelos professores orientadores e alunos da disciplina TCC II neste semestre letivo. Principais datas:

11/09/2023: data-limite para os professores orientadores encaminharem o Formulário de Defesa Pública de TCC no endereço: https://forms.gle/EdmwuNDB8ZZxTx1F6.

18/09/2023 a 23/09/2023: período sugerido para realização das bancas, sendo o dia 23/09/2023 a data-limite para realização das bancas.

29/09/2023: prazo máximo para o professor orientador encaminhar (a) ata de defesa,  (b) versão final do trabalho em pdf e (c) termo de autorização para inserir trabalhos acadêmicos na base de dados da UFPel através do e-mail danielmarchiorineto@gmail.com.

O documento completo, com todas as informações, pode ser acessado no Documento Cartilha do TCC II.
A Comissão também disponibiliza o Modelo de Ata de Defesa.

RETIFICAÇÃO DOS EDITAIS DE REDISTRIBUIÇÃO

A Diretora do Centro de Ciências Sócio-Organizacionais – CCSO e a Pró-Reitora de Gestão de Pessoas, no uso de suas atribuições legais, tornam publica as RETIFICAÇÕES dos EDITAIS DE REDISTRIBUIÇÃO:

ret.-edital-red.-001_2023

ret.-edital-red.-002_2023

ret.-edital-red.-003_2023

ret.-edital-red.-004_2023

 

Oportunidades de vagas efetivas para a área administrativa na Josapar em Pelotas/RS.