Os trabalhos a serem enviados para o XI Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares deverão ser inscritos somente na modalidade de Trabalho Completo, que serão avaliados pela Comissão Científica deste evento nas seguintes formas:

  • Espaços de Diálogos (EDs);
  • Sessão de Pôsteres.

OBS: Cabe à Comissão Científica definir o formato de divulgação dos trabalhos submetidos (EDs ou Pôsteres).

Estes deverão contemplar pesquisas e estudos referentes à Cartografia para Crianças e Escolares e articulados a um dos eixos temáticos do evento.


Trabalhos Completos

Serão aceitos no máximo, um artigo como autor principal e um como co-autor, totalizando dois trabalhos. Cada trabalho poderá conter o número máximo de 04 autores, sendo 1 (um) o autor principal e mais 3 (três) coautores.

O Trabalho Completo (artigo) deverá ter a seguinte estrutura: título, dados dos autores, resumo, palavras-chave (de 3 à 5), introdução, metodologia, resultados e discussão, considerações finais e referências bibliográficas.

O Trabalho Completo deve ter, no mínimo, oito (08) e, no máximo, doze (12) laudas, incluindo texto, tabelas e/ou figuras. O resumo deve ter no máximo 250 (duzentos e cinquenta palavras), contendo informações gerais sobre o trabalho, como objetivos, metodologia e resultados. Este deve ser apresentado em parágrafo único.

O artigo deve apresentar a seguinte formatação: tamanho A4, margens superior e inferior com 2,5cm, direita e esquerda com 3cm; digitado em editor de texto Microsoft Office Word (.doc) 97 ou versões posteriores; título, fonte Arial, em negrito, maiúsculo e centralizado, tamanho 14, espaçamento entre linhas de 1cm. Na segunda linha, à direita, em espaço simples, o(s) nome(s) do(s) autor(es); informações referentes à(s) instituição(ões) a que pertence(m), bem como seu(s) respectivo(s) correio(s) eletrônico(s). A seguir devem ser apresentados o resumo e as palavras-chave (fonte Arial, tamanho 10, espaçamento simples). O texto deverá ser digitado em fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5. As referências devem listar apenas as obras citadas no texto, de acordo com as normas da ABNT.

Os trabalhos em seu estágio inicial serão apresentados na modalidade pôster.

Modelo de apresentação digital dos EDs:

Espaços de diálogos: os participantes não serão obrigados a apresentar os trabalhos inscritos, contudo, se assim o desejarem, poderão submeter uma versão em vídeo de seus trabalhos. Os vídeos deverão ser postados nos canais particulares dos participantes e os links compartilháveis remetidos ao e-mail: xicoloquiodecartografiaufpel@gmail.com até 31 de outubro. Eles deverão apresentar os logos do XI Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares e da(s) instituições de origem dos participantes, explicar o trabalho em síntese e não ultrapassar 3 minutos de duração. Os vídeos enviados serão divulgados nas redes sociais e na página oficial do evento.

Modelo de apresentação digital dos pôsteres

O pôster deve conter: logomarca da instituição de origem e, se houver, do órgão de fomento; título idêntico ao do trabalho submetido, nomes dos autores e respectivos e-mails. Os pôsteres deverão ser enviados em formato imagem (.jpg ou .png), tamanho inferior a 3MB e orientação paisagem, ao email xicoloquiodecartografiaufpel@gmail.com até 31 de outubro. Os pôsteres serão postados nas redes sociais do evento nas semanas que o antecedem.

Baixe o modelo para pôster.

 O texto e as figuras do pôster devem ser objetivos e organizados de modo que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente compreendidas.

Os textos encaminhados para esta sessão de Pôsteres deverão seguir as normas indicadas para o Trabalho Completo.

PRAZOS PARA O ENVIO DO TRABALHO COMPLETO:

Os trabalhos deverão ser enviados junto à Ficha de Inscrição,  tendo como prazos:

– Data final para submissão dos trabalhos: 31 de agosto de 2020.

– Divulgação dos trabalhos aprovados: 05 de outubro de 2020.

– Prazo final para envio do pôster ou link do vídeo via e-mail: 31 de outubro de 2020.

OBS: Como o evento ocorrerá de forma virtual e gratuita, a emissão dos certificados ficará restrita aos participantes que enviarem trabalhos. Independente da certificação todos/as estão convidados/as a prestigiar o colóquio. Entendemos que a ocorrência do evento em formato virtual possibilitará um importante diálogo com pesquisadores/as e a divulgação de trabalhos na área da cartografia escolar.

Baixe o Modelo para Submissão de Trabalhos