Os trabalhos a serem apresentados no XI Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares deverão ser inscritos somente na modalidade de Trabalho Completo, que serão avaliados pela Comissão Científica deste evento, e serão apresentados e discutidos nas seguintes formas:

  • Espaços de Diálogos (EDs);
  • Sessão de Pôsteres.

Estes deverão contemplar pesquisas e estudos referentes à Cartografia para Crianças e Escolares e articulados a um dos eixos temáticos do evento.


Trabalhos Completos

Serão aceitos um artigo como autor principal e um como co-autor, totalizando dois trabalhos. Cada trabalho poderá conter o número máximo de 04 autores, sendo 1 (um) o autor principal e mais 3 (três) coautores.

O Trabalho Completo (artigo) deverá ter a seguinte estrutura: título, dados dos autores, resumo, palavras-chave (de 3 à 5), introdução, metodologia, resultados e discussão, considerações finais e referências bibliográficas.

O Trabalho Completo deve ter, no mínimo, oito (08) e, no máximo, doze (12) laudas, incluindo texto, tabelas e/ou figuras. O resumo deve ter no máximo 250 (duzentos e cinquenta palavras), contendo informações gerais sobre o trabalho, como objetivos, metodologia e resultados. Este deve ser apresentado em parágrafo único.

O artigo deve apresentar a seguinte formatação: tamanho A4, margens superior e inferior com 2,5cm, direita e esquerda com 3cm; digitado em editor de texto Microsoft Office Word (.doc) 97 ou versões posteriores; título, fonte Arial, em negrito, maiúsculo e centralizado, tamanho 14, espaçamento entre linhas de 1cm. Na segunda linha, à direita, em espaço simples, o(s) nome(s) do(s) autor(es); informações referentes à(s) instituição(ões) a que pertence(m), bem como seu(s) respectivo(s) correio(s) eletrônico(s). A seguir devem ser apresentados o resumo e as palavras-chave (fonte Arial, tamanho 10, espaçamento simples). O texto deverá ser digitado em fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5. As referências devem listar apenas as obras citadas no texto, de acordo com as normas da ABNT.

PRAZOS PARA O ENVIO DO TRABALHO COMPLETO:

Os trabalhos deverão ser enviados para o e mail: xicoloquiodecartografiaufpel@gmail.com  tendo como prazos:

– Início do envio dos trabalhos: 15 de dezembro de 2019.

– Término do envio dos trabalhos: 15 de agosto de 2020.

– Divulgação dos trabalhos aprovados para o evento 20 de setembro de 2020.

Os trabalhos somente serão aprovados para apresentação e publicação mediante inscrição dos autores no evento.


Pôsteres

Os trabalhos em andamento provenientes de monografia de graduação, PIBID, PIBIC, outros programas de iniciação científica ou relatos de práticas pedagógicas serão apresentados nesta sessão O objetivo é possibilitar a divulgação dessas pesquisas por meio da exposição de pôsteres em momentos específicos do evento.

As orientações para a construção dos pôsteres são:

a) Dimensões do pôster: largura 90 cm e altura 1,20 cm;

b) O pôster deve conter: Logomarca da Universidade e do Departamento de origem, Título idêntico ao do trabalho submetido, Nomes do autor e co-autor, seguidos dos e-mails, Introdução, Objetivos, Materiais e métodos, Resultados e discussão; Considerações finais e Referências bibliográficas; Logomarca ou nome do Órgão de fomento, se houver;

c) O texto e as figuras do pôster devem ser: objetivas; organizadas de modo que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente compreendidas; legíveis a uma distância de pelo menos 2 metros. Sugere-se o uso da fonte Arial tamanho 40; e

d) Não será permitida a apresentação por terceiros (apenas o autor ou co-autor do trabalho).

Os textos encaminhados para esta sessão de Pôsteres deverão seguir as normas indicadas para o Trabalho Completo.