No dia 17 de novembro de 2020 tivemos a solenidade de abertura do XI Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares que teve a presença da Profa. Dra. Sônia Maria Vanzella Castellar – Faculdade de Educação – Universidade de São Paulo (USP) abrindo a mesa “Cartografia Escolar e a necessária renovação do ensino de geografia”. Tivemos também a homenagem à Profa Lívia de Oliveira e lançamento da exposição “Retratos Cartográficos”, da pesquisadora e artista Thiara Breda, que está disponível aqui em nosso site.
Confere o que rolou:

Para acessar o que rolou no evento, está tudo salvo no nosso canal do You tube.
Solenidade de abertura com a Profa. Sônia Castellar
Homenagem à Professora Lívia de Oliveira
Programação completa

A seguir, um trecho da fala da Profa. Dra. Sônia Maria Vanzella Castellar:

“Quando dizemos que a geografia é a ciência que analisa e interpreta a ordem espacial das coisas, pessoas e fenômenos, somos às vezes julgados por ser uma coisa simples da disciplina, no entanto, quando ele vem com a pergunta: o raciocínio geográfico como força de sua pergunta fundadora ‘porque que as coisas estão aonde elas estão?” reforça a ideia da situação geográfica, o pensamento espacial ele passa a ser procedimento, porque a linguagem é procedimental, ela me ajuda a mobilizar os conteúdos ela me ajuda a organizar a espacialidade dos fenômenos seja pela cartografia, seja pelo mapa mental, seja por uma anamorfose, qualquer que seja a representação. […] Então qual seria ou qual deveria ser a geografia poderosa e necessária para nós trabalharmos na sala de aula, para que a criança compreenda o mundo e, venha sabendo que o ensino e aprendizagem é uma prática social e tem como objetivo a justiça social e a diminuição da desigualdade no conhecimento e na luta por uma sociedade Justa e na formação cidadã? Negar o conhecimento geográfico, negar o conhecimento da cartografia, negar a construção de uma análise geográfica de um fenômeno por meio de uma linguagem é negar o acesso ao conhecimento científico e isso não é democrático. Portanto, a geografia precisa ser poderosa, ela é necessária e é necessária a renovação do ensino da Geografia por meio do método da epistemologia das linguagens e representações e da compreensão da cognição que é fundamental na cognição espacial da geografia e essa discussão que a gente vem fazendo, vem construindo para valorizar o ensino da Geografia no currículo escolar.”

Cobertura de Bruna Vieira e Rebeca Nunes.