O evento

O início do século XX foi marcado pela evolução científica, principalmente das ciências médicas, biomédicas e biológicas, onde várias espécies de animais foram utilizadas, tais como: ratos, camundongos, cobaias, ovelhas, vacas e porcos. Estas pesquisas permitiram enormes avanços para saúde e melhora da qualidade de vida humana, permitindo a descoberta de vacinas, utilizadas na prevenção de doenças, como a raiva, tétano, sarampo, difteria e gripe, dentre tantas outras. A descoberta de medicamentos como insulina, penicilina, antihipertensivos, ansiolíticos e várias outras classes de fármacos que tanto contribuem para o tratamento de diversas patologias que afligem a humanidade.

Atualmente a comunidade científica em todo mundo vem discutindo a adequação de princípios éticos no uso de animais de laboratório. No Brasil, a lei 11.794 de 08 de outubro de 2008, do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA) estabelece que a criação e a utilização de animais em atividades de ensino e pesquisa científica, em todo o território nacional, devem obedecer aos critérios estabelecidos nesta Lei.

Desta forma, o Biotério Central da UFPel, obedecendo a legislação vigente, estabelecida pelo CONCEA, organizou um curso de extensão, direcionado a toda a comunidade científica que atualmente faz uso de animais de laboratório deste biotério. Assim, este curso tem como objetivo manter um treinamento contínuo de alunos e pesquisadores dos diversos departamentos da UFPel além de pesquisadores de instituições externas colaboradoras.

Contamos com a sua participação!