CONFERENCISTAS CONFIRMADOS(AS)

ANELIZE DE OLIVEIRA CAMPELLO FELIX – UFPEL

Currículo Lattes

Médica Veterinária formada na Universidade Federal de Pelotas (2007). Possui mestrado (2010) e doutorado (2014) pelo Programa de Pós-graduação em Veterinária da Universidade Federal de Pelotas, na área de Clínica Médica de Pequenos Animais. Sua área de atuação é em clínica médica de pequenos animais e animais de laboratório. Atualmente atua como Médica Veterinária Responsável Técnica do Biotério Central da UFPel, como técnica administrativa (concurso público). Atua ainda, como Presidente do Comitê de Ética em Experimentação Animal da UFPel.

 

DAIANA SILVA DE ÁVILA – UNIPAMPA CAMPUS URUGUAIANA

Currículo Lattes

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Maria (2005) , mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica Toxicológica) pela Universidade Federal de Santa Maria (2007) e doutorado Ciências Biológicas (Bioquímica Toxicológica) pela Universidade Federal de Santa Maria (2009). Realizou pós-doutorado na Vanderbilt University (EUA) entre 2009 e 2011. Tem experiência na área de Bioquímica Toxicológica, com ênfase toxicologia e farmacologia de organocalcogênios e toxicologia de metais, pesticidas e nanomateriais, além de possuir experiência com o uso de Caenorhabditis elegans como modelo experimental na área. É docente na UNIPAMPA- Campus Uruguaiana, orientando no PPG Bioquímica a nível de mestrado e doutorado, liderando o Grupo de Pesquisa em Bioquímica e Toxicologia em C. elegans (GBToxCe). É decente colaboradora do PPG Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica da Universidade Federal de Santa Maria. Em 2015, recebeu o Prêmio Para Mulheres da Ciência- L´Oreal/ UNESCO/Academia Brasileira de Ciências. Bolsista de Produtividade Nível 2 do CNPq e Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências (2019-2023).

 

FABÍOLA SCHONS MEYER – UFRGS

Currículo Lattes

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Atualmente é médica veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em ANIMAIS DE LABORATÓRIO.

 

FRANCISCO ROMERO CABRAL – UFPEL

Currículo Lattes

Doutorado em Neurologia / Neurociências na Universidade Federal de São Paulo (2007), Mestrado em Farmacologia na Universidade Federal do Ceará (2001) e graduação em Farmácia na Universidade Federal do Ceará (1994). Professor Visitante do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Bioprospecção da Universidade Federal de Pelotas, RS; Professor Convidado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde (Nível Mestrado e Doutorado) da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Pesquisador do Instituto do Cérebro do Hospital Israelita Albert Einstein (2008 – 2017). Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Neurociências, atuando principalmente nos seguintes temas: Epilepsia, Acidente Vascular Encefálico, Neuroquímica e Neurofarmacologia.

 

LÍGIA GOMES MIYAZATO – UFSM

Currículo Lattes

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e doutorado-sanduíche em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Escola de Medicina da Carolina do Norte (2010). Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Patologia Experimental e Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: cães, histopatologia, distrofia muscular, golden retriever, diagnóstico, enzimoistoquímica e imunoistoquímica. Realizou pós-doutorado no laboratório de Neurotoxicidade e Psicofarmacologia da Universidade Federal de Santa Maria, atuando principalmente na caracterização imunoistoquímica dos receptores de leucotrienos em modelos animais para o estudo das convulsões e epilepsia. Atualmente é diretora e médica veterinária no Biotério Central da Universidade Federal de Santa Maria.

 

MARINA PRIGOL – UNIPAMPA CAMPUS ITAQUI

Currículo Lattes

Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq (PQ2). Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), docente e orientadora atuando junto ao Programa de Pós-graduação em Bioquímica da UNIPAMPA. Desenvolve suas atividades de pesquisa junto ao Laboratório de avaliações farmacológicas e toxicológicas aplicadas às moléculas bioativas (LaftamBio Pampa), sendo que a linha de pesquisa está voltada principalmente para os estudos farmacológicos e/ou toxicológicos de moléculas bioativas, com destaque aos compostos organocalcogênios, atuando principalmente na pesquisa de compostos orgânicos com potencial terapêutico sobre alterações biológicas relacionadas ao estresse oxidativo. Foi bolsista no Programa Nacional de Pós-doutorado (PNPD) da CAPES na área de Bioquímica Toxicológica na UFSM. É doutora em Bioquímica Toxicológica pela UFSM, com parte do doutorado desenvolvido na Universidade de Lisboa – Portugal, atuando nos seguintes temas: farmacocinética e metabolismo de compostos de Selênio. É mestre em Bioquímica Toxicológica pela UFSM atuando principalmente nos seguintes temas: convulsão e estresse oxidativo envolvendo compostos de Selênio. É graduada em Farmácia – Bioquímica Clínica pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Erechim.

 

TONY SILVEIRA – FURG

Currículo Lattes

Possui graduação em Ciências Biológicas (2011) e Medicina Veterinária (2015) pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), mestrado em Ciências Biológicas – Parasitologia (2012) e doutorado em Ciências – Biotecnologia (2017) também pela UFPEL. Atuou como professor substituto da disciplina de Anatomia dos Animais Domésticos I na UFPEL. Foi colaborador do Laboratório de Zoologia de Vertebrados, realizando atividades de pesquisa, ensino e extensão. Atualmente, é colaborador do Laboratório de Genômica Estrutural do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia. Além disso, é vinculado ao Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) como técnico em bioterismo, atuando como coordenador do Biotério de Roedores Convencionais e colaborador do Biotério de Peixes Transgênicos e do Biotério Aquático do ICB – FURG. É membro da Sociedade Brasileira de Ciência em Animais de Laboratório e tem experiência na criação e manipulação de ratos, camundongos e zebrafish. Também tem experiência docente nas áreas de zoologia de vertebrados, anatomia animal, parasitologia, biologia molecular e evolução.

 

KLENA SARGES MARRUAZ DA SILVA – FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Currículo Lattes

Médica veterinária. Possui mestrado em Ciência Animal pela Universidade Federal do Pará (2005). Doutorado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (2016). Atualmente é pesquisadora em Saúde Pública do Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ/RJ) e docente do Programa de pós-graduação em Ciência de Animais de Laboratório (Mestrado Profissional/FIOCRUZ/CAPES). Coordena projeto de pesquisa no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Células Tronco e Terapia Celular (INCTC/CNPq). Tem experiência na área de Medicina Veterinária atuando principalmente nos seguintes temas: primatas não humanos, animais de laboratório, animais silvestres, modelos animais, neurociência.