Concurso para a Carreira do Magistério Superior – “Música” e “Composição Musical”

A Universidade Federal de Pelotas, por meio da Coordenação de Administração de Pessoal – CAP, torna pública a realização de Concurso Público de Provas e Títulos para a carreira do magistério superior conforme disposto no EDITAL CAP Nº. 011 DE 02 DE JULHO DE 2024, com nomeação em conformidade com o disposto na Lei nº 8.112/1990 e suas atualizações, no Decreto nº 9.739/2019 e na Resolução de nº 67/2024 do COCEPE/UFPEL.

As vagas foram ofertadas em duas áreas interseccionadas: “Música”, a fim de atender todos os cursos de Bacharelado em Música, e “Composição Musical”, voltada ao curso “Música – Composição”, Oferecendo uma vaga para cada área, a instituição exige o Doutorado como titulação mínima.

Áreas da Música

Para área Música, o candidato deve possuir Graduação em Licenciatura em Música ou Bacharelado em Música com Doutorado em Música. Para a área Composição Musical, o candidato deve possuir Graduação em Música com Doutorado em:

• Composição Musical ou
  • Processo Criativos ou
  • Criação Musical ou
  • Criação e Formação ou
  • Criação Sonora.

A prova prática da área Música consistirá em:
a. Desenvoltura na performance de um instrumento harmônico solo em duas composições de livre escolha, sendo uma oriunda do contexto da música erudita e uma oriunda do contexto da música popular brasileira;

b. Desenvoltura na realização, em instrumento harmônico, de uma progressão harmônica fornecida no conforme cronograma do certame. A progressão será data em cifragem gradual, contendo dominantes secundárias e pelo menos uma modulação.

A prova prática da área Composição Musical consistirá em:
a. Apresentação de um portfólio de três composições próprias;

b. Performance de uma composição de livre escolha em seu instrumento (acústico/elétrico/digital) de uma música de livre escolha.

Publicado em Música.