CADASTRO
Alunos e servidores com vínculo ativo, podem realizar o cadastro em qualquer biblioteca do Sistema de Bibliotecas da UFPel, precisando apenas estar portando um documento oficial com foto. O cadastro em uma biblioteca é válido para a utilização de todas as outras bibliotecas do Sisbi-UFPel.
A solicitação de senha de acesso (cadastro) também pode ser feita por e-mail, mediante o envio do nome completo, n.º de matrícula e e-mail, para o seguinte endereço: bibesef@ufpel.edu.br
EMPRÉSTIMO
O empréstimo é realizado mediante apresentação de documento oficial com foto e senha cadastrada.
Prazo:
- livros, trabalhos acadêmicos, periódicos – 7 dias
- CD/DVD e folhetos – 3 dias
Limites:
Você pode ter até 3 exemplares de um mesmo tipo por biblioteca (periódico, livro, trabalho acadêmico etc.), não podendo ultrapassar 8 exemplares simultâneos em uma mesma matrícula.
Mantenha atualizado o e-mail cadastrado junto ao Sistema de Bibliotecas, pois todos os comprovantes (empréstimo, devolução e quitação de débitos) e avisos (empréstimo vencido ou prestes a vencer, reserva e renovação efetuadas com sucesso) serão enviados para o endereço eletrônico que consta no sistema de gestão de acervos (Pergamum). Caso necessite, compareça na biblioteca ou solicite a atualização pelo e-mail bibesef@ufpel.edu.br.
DEVOLUÇÃO
Os itens emprestados (livros, periódicos etc.) devem ser devolvidos ao atendente, no balcão de atendimento da biblioteca de origem da obra (ou seja, onde foi efetuado o empréstimo), por qualquer pessoa, sem a necessidade de identificação.
MULTAS
São contabilizados para cobrança de multa todos os dias (incluindo finais de semana e feriados). Sobre os procedimentos para regularização de débitos com as bibliotecas, consulte as orientações disponíveis aqui.
OBRAS DE CONSULTA LOCAL
São identificadas através de uma tarja vermelha na lombada e podem ser emprestado somente na sexta-feira, após as 20h, para serem entregues no primeiro dia útil após a retirada, até as 8h30min. O limite é de apenas 2 obras de consulta local por usuário.
ALTERAÇÃO / DESBLOQUEIO DE SENHA PELO MEU PERGAMUM /E-MAIL
Veja como desbloquear a senha de acesso ao Sistema de Bibliotecas via Meu Pergamum – TUTORIAL-Gerenciamento-de-senha-Pergamum_
Após realizar a alteração da senha é necessário fazer login novamente para poder visualizar os empréstimos.
RESERVA DE MATERIAIS
A reserva é feita exclusivamente pelo Sistema Pergamum, somente se não houver exemplar da obra disponível na biblioteca. Cada usuário pode reservar até 3 obras, que estarão a sua disposição por 24h a partir da entrega.
RENOVAÇÃO
Feita exclusivamente pelo Sistema Pergamum, e pode ser realizada até três vezes por empréstimo, caso não haja reserva da obra. Após as três renovações o usuário deverá se dirigir à Biblioteca (portando a obra) e fazer novo empréstimo.