Início do conteúdo
    Notícias
  • Foto para crachá da UFPel pode ser enviada pelo Cobalto

    A fotografia para o documento de identificação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) poderá ser enviada pelo sistema Cobalto. A novidade vem para desburocratizar o processo. Anteriormente, a fotografia era obrigatoriamente feita em uma das bibliotecas da Universidade. Agora, o estudante poderá enviar sua própria fotografia, acessando o menu Serviços Gerais → Cadastros → Envio de foto para o Crachá (localizado à esquerda). O passo a passo está explicado aqui.

    O estudante deve carregar uma foto sua segurando um documento oficial, ao lado do rosto. Depois, deve enviar a foto que irá para o crachá, conforme as orientações listadas abaixo.

    A aprovação será feita em fluxo contínuo. Caso o pedido não seja aprovado – por exemplo, por alguma inconformidade na imagem -, uma justificativa será apresentada no sistema, para que o solicitante corrija o problema e faça um novo envio.

    A foto segurando o documento não é obrigatória. No entanto, a homologação sem essa foto só será possível se o estudante comparecer a uma biblioteca e apresentar o documento de identificação para validar a foto carregada.

    Depois, para usar o crachá, basta acessar o App Cobalto Web, (o crachá é somente no aplicativo) que funciona em qualquer dispositivo que tenha um navegador instalado (sem necessidade de baixar o aplicativo) – saiba mais aqui.

    A possibilidade de enviar a foto de sua escolha evita filas e traz praticidade. “É um atendimento digital, como vários bancos virtuais estão fazendo, que facilita e qualifica o processo”, avalia o superintendente de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação, Júlio Mattos.

    Orientações para fazer as fotos
    No primeiro botão (Foto segurando o documento) a pessoa deve carregar uma foto sua, segurando um documento oficial com foto. O rosto e o nome no documento devem estar nítidos para ser possível a comparação e aprovação do pedido.

    No segundo botão (Foto para o crachá), a foto deve estar nítida e ter sido fotografada em um ambiente claro – de preferência, uma parede branca. O fundo da foto não pode conter pessoas.

    Alguns detalhes importantes para a homologação da foto para o crachá:

    – Deve ser tirada de frente, com o rosto centralizado e contra fundo branco.
    – O rosto e os ombros devem estar completamente enquadrados pela câmera e você deve olhar diretamente a câmera.
    – Não pode haver reflexos, penumbras ou sombras em nenhuma parte da fotografia.
    – Você deve apresentar fisionomia neutra.
    – Os olhos devem estar abertos e visíveis.
    – Caso use óculos, tire a fotografia sem eles, ou seja, sem os óculos.
    – Não serão permitidos quaisquer itens de chapelaria, exceto os utilizados por motivos religiosos, que, ainda assim, não podem impedir a visualização perfeita do seu rosto.