#PraTodosVerem: Cartaz em fundo branco e cinza, composto por três retângulos nas cores laranja, amarelo e marrom, trazendo as informações sobre a agenda das bibliotecas para o mês de junho. No retângulo laranja traz a informação de que a partir de 06 de junho as bibliotecas de Ciências Agrárias (BCA) e de Ciência e Tecnologia (BCT) estarão fechadas; no retângulo amarelo têm a informação de que nos dias 7 e 8 de junho as bibliotecas abrirão as 13 horas; no retângulo marrom tem a informação de que no dia 24 de junho as bibliotecas estarão fechadas no horário das 14h às 18h.
#PraTodosVerem: Cartaz com fundo claro e letras pretas, trazendo no canto superior direito o logotipo do sistema de bibliotecas da UFPel e no canto inferior esquerdo o logotipo da UFPel. O post traz a informação que nos dias 7 e 8 de junho de 2022 as bibliotecas estarão fechadas no turno da manhã por motivo de capacitação dos servidores.
Baseado na Nota técnica emitida pelo Comitê Interno da UFPel para acompanhamento da evolução da pandemia da COVID-19, os materiais emprestados nas bibliotecas ficam com data de devolução para 25 de abril de 2022.
Dúvidas ou informações entrar em contato pelos e-mails: atendimento.bcp@ufpel.edu.br / bibcp@ufpel.edu.br, ou pelos telefones (53) 32844037 / 32844038
#PraTodosVerem: Cartaz de fundo azul com alguns ícones em rosa e branco, letras pretas trazendo informação: Precisa de livros para estudar em janeiro? Então corre e faz tua solicitação de empréstimo até o dia 23/12/2021. A partir dessa data até 28/01/2022 as solicitações de empréstimo estarão desativadas.
As solicitações reabrem no dia 31/01/2022 e começam a ser atendidas a partir do dia 07/02/2022.
A partir do dia 13 de outubro de 2021 (quarta-feira), a BCP estará iniciando os agendamentos de empréstimo para os alunos matriculados em aulas práticas presenciais, e também para os servidores envolvidos.
Os atendimentos serão realizados SOMENTE POR AGENDAMENTO, terça-feira pela manhã e sexta-feira de tarde.
O aluno deve realizar a consulta no Pergamum e realizar a solicitação de empréstimo. Aparecerá um aviso mencionando que a solicitação de empréstimo foi efetuada. Podem ser feitas até 3 solicitações por biblioteca. Aguardar o retorno da solicitação de empréstimo por e-mail. O atendente irá enviar a data e horário do agendamento. Acesse o tutorial da solicitação de empréstimo em: https://wp.ufpel.edu.br/bibcp/tutorial-solicitacao-de-emprestimo-agendamento/. Dúvidas entrar em contato por e-mail: atendimento.bcp@ufpel.edu.br e bibcp@ufpel.edu.br .
IMPORTANTE: responder o e-mail recebido confirmando SE VAI COMPARECER NA DATA E HORÁRIO do agendamento. Se não confirmar por e-mail, não será agendado.
No dia do empréstimo, é OBRIGATÓRIO comparecer portando documento oficial com foto e usando máscara;
Para a segurança de todos, ao chegar na biblioteca: higienizar as mãos com álcool gel, sanitizar os sapatos, não retirar a máscara e respeitar o distanciamento;
Será permitido apenas a entrada de uma pessoa por vez, e a sua permanência se dará somente para o atendimento da solicitação de empréstimo;
Há todo um protocolo de prevenção a COVID – 19 a ser seguido entre os empréstimos, por esse motivo, NÃO SE ATRASE;
Caso o usuário não compareça ao agendamento, o mesmo terá que fazer uma nova solicitação de empréstimo;
O acervo está fechado ao público;
Os computadores, mesas e as salas de estudo não estão disponíveis para uso.
#PraTodosVerem Primeiro card em fundo azul claro e quadros em roxo, com imagem de alguns livros, trazendo a informação 13 de outubro, guarde esse dia. O segundo card é de fundo azul claro com letras em tom claro, traz a informação que a partir de 13 de outubro de 2021 as bibliotecas estarão realizando agendamentos de empréstimos. Quem será atendido nessa etapa: – SOMENTE os alunos de graduação matriculados nas aulas presenciais (as bibliotecas têm as listas com os nomes) e Servidores envolvidos nas aulas presenciais. Aguardem mais informações em breve.
#PraTodosVerem: Cartaz de fundo bege, com letras em preto, dividido em duas colunas. Na coluna da esquerda tem a informação da nova data de devolução dos materiais emprestados, que mudou para o dia 10 de dezembro de 2021. À direita tem uma imagem do interior da Biblioteca Campus Porto, e um quadro de fundo verde que traz a informação Dúvidas ou informações entrar em contato pelo Facebook, Instagram ou pelos e-mails: bibcp@ufpel.edu.bratendimento.bcp@ufpel.edu.br, #usemascara
Baseado na Nota técnica emitida pelo Comitê Interno da UFPel para acompanhamento da evolução da pandemia da COVID-19, os materiais emprestados nas bibliotecas ficam com data de devolução para 08 de outubro de 2021.
Dúvidas ou informações entrar em contato aqui pelo Facebook ou pelos e-mails: bibcp@ufpel.edu.br ou atendimento.bcp@ufpel.edu.br
#PraCegoVer: Cartaz de fundo bege, com letras em laranja e azul, informando que a devolução dos materiais emprestados nas bibliotecas foi prorrogada para o dia 08 de outubro de 2021. #fiqueemcasa#usemascara
A NBR 6028 (resumos) foi atualizada em 18 de maio de 2021. Ela está disponível para pesquisa na Targed, através da pesquisa no Pergamum.
Apresentamos aqui as principais alterações:
Título
Na versão 2003 – Resumo: apresentação
Na versão 2021 – Resumo, resenha e recensão: apresentação
Foram incluídos novos conceitos:
Recensão – análise crítica, descritiva e/ou comparativa, geralmente elaborada por especialista.
Resenha – análise do conteúdo de um documento, objeto, fato ou evento.
Foi retirada a definição de resumo crítico, que era entendido como sinônimo de resenha.
A atualização traz um item principal falando apenas de resumo, e outro falando de resenha e recensão.
RESUMO
Segue a obrigatoriedade das informações de forma concisa, em parágrafo único e sem enumeração de tópicos.
Verbo na terceira pessoa passou de um “dever” para uma “recomendação”.
Quando o resumo estiver inserido no próprio documento, é opcional colocar a referência do próprio documento antes dele.
RESENHA E RECENSÃO (itens novos na atualização da norma)
Devem fornecer ao leitor uma ideia do documento ou objeto, analisando e descrevendo seus aspectos relevantes.
Devem ser compostas por uma sequência de frases concisas, sem enumeração de tópicos.
Devem ser elaboradas por outrem que não o autor do documento ou objeto.
Devem ser precedidas pela referência, quando forem publicadas separadamente do documento ou objeto.
– Com relação a extensão dos resumos, houve a alteração do termo “Deve” para o “Convém”, mas as quantidades de palavras seguem as mesmas.
Novo texto:
4.1.8 Quanto a sua extensão, convém que os resumos tenham:
a) 150 a 500 palavras (trabalhos acadêmicos e relatórios)
b) 100 a 250 palavras (artigos de periódicos)
c) 50 a 100 palavras (documentos não contemplados nas alíneas anteriores)
–Em outros trechos também ocorreu a substituição do “deve” pelo “convém”:
3.3 Devem-se evitar (passou para: Convém evitar)
4.1.4 Deve-se usar o verbo na terceira pessoa (passou para: Convém usar o verbo na terceira pessoa.
Palavras-chave
Conforme a atualização, as palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidos da expressão Palavra-chave, seguida de dois pontos, separadas entre si por ponto e vírgula e finalizadas por ponto.
Devem ser grafadas com as iniciais em letra minúscula, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos.
Segue sem a recomendação de quantidade mínima ou máxima de palavras-chave a serem utilizadas.