Início do conteúdo
    Notícias
  • Pesquisa

    A Biblioteca Campus Porto divulga pesquisa para avaliar o grau de satisfação dos usuários, visando identificar e solucionar eventuais problemas na prestação dos seus serviços para melhor atender os usuários.

    O questionário encontra-se disponível em:

    http://bit.ly/1bhL7em

     

  • Sistema de Gerenciamento do Acervo do Sistema de Bibliotecas oferece novas funcionalidades

    No dia 03 de junho, o Sistema de Bibliotecas teve seu sistema de gerenciamento de acervo (Pergamum) atualizado. O sistema ficou indisponível durante parte do dia para a realização do serviço.

    Nesta atualização, foi instalada a nova versão do sistema, que oferecerá ainda mais comodidade aos usuários. A partir de hoje é possível acessar o Pergamum Mobile, através de celulares, smartphones e tablets, onde os usuários podem fazer reservas, renovações e consultas ao acervo. Para isso, basta entrar na tela de pesquisa no endereço http://pergamum.ufpel.edu.br e clicar no link que aparece no final da página que sinaliza “Pergamum Mobile”.

    Outra facilidade que está sendo oferecida pelo sistema a partir de hoje é a identificação da localização dos materiais do acervo através de QR Code. O usuário deve ter instalado em seu smartphone, celular ou tablet um aplicativo leitor de QR Code para utilizar esta funcionalidade.

    1 (2) 2 (3) 3 (2) 4 5 6

  • Capacitação – Base de dados IEEE Xplore

    A IEEE conta com materiais nas áreas das diversas Engenharias, além de Bioengenharia, Robótica, Transportes, Circuitos e sistemas.

    Sessão online em Língua Portuguesa e Espanhola do tema “Uso Efetivo da Biblioteca Digital IEEE Xplore”.

    Data: 04 de junho de 2014, às 14 h – horário de Brasília.

    Duração: cerca de 90 minutos.

    Como participar: basta estar em um computador com internet banda larga, caixas de som e/ou fone de ouvido. Não há nenhum custo para o participante.

    Esta sessão explorará as melhores práticas de pesquisa na Biblioteca Digital IEEE Xplore, assim como demonstrações de novas ferramentas e conteúdos disponibilizados recentemente no IEEE Xplore.

    Os principais pontos a serem demonstrados serão:

    · O que é a Biblioteca Digital Xplore e quais as informações disponíveis?

    · Como posso acessar os documentos da Biblioteca em texto completo?

    · Como a Biblioteca Digital Xplore difere de recursos de outros editores científicos?

    · Como as opções da Pesquisa Avançada podem ser melhor utilizadas?

    · Como posso pesquisar por Afiliação?

    · Como posso personalizar/customizar minhas pesquisas no IEEE Xplore que reúna todas as minhas necessidades?

    · Como posso manter um registro de minhas pesquisas?

    Interessados em participar, por favor entrar em contato com:

    Ana Carolina Nogueira

    Bibliotecária

    anogueira@ebsco.com.br

    Fone: (21) 2224-0190

     

    Base IEEE Explore: http://ieeexplore.ieee.org/Xplore/home.jsp

    *Para acesso fora da rede da UFPel é necessária a configuração do Proxy.

  • Seleção para bolsistas – Sistema de Bibliotecas UFPel

    Vagas: Biblioteca de Ciência e Tecnologia e Biblioteca de Educação Física

    INSCRIÇÕES: 29 de maio à 1º de junho de 2014 – Preencher formulário disponível no site: https://wp.ufpel.edu.br/sisbi/inscricao-para-bolsa/
    SELEÇÃO: 02 de junho de 2014
    DURAÇÃO DAS BOLSAS: até dezembro de 2014
    VALOR: R$ 400,00
    CARGA HORÁRIA: 20 horas semanais, totalizando 80 horas mensais.

  • IMPORTANTE:

    No dia 3 de junho, terça-feira, estaremos realizando uma atualização no sistema (Pergamum). Durante essa atualização não vai ser possível utilizar o sistema.

    Informamos que devoluções e renovações que seriam para o dia 3 passarão automaticamente para o dia 4 de junho.

    As bibliotecas abrirão normalmente para consultas locais e estudos.

  • Política de doação de materiais bibliográficos às bibliotecas da UFPel

    Está disponível para os usuários a Política de doação de materiais bibliográficos às bibliotecas da UFPel.

    Extratos importantes do documento:

    – Doações com número inferior a dez exemplares serão aceitas diretamente na biblioteca, desde que respeitem os critérios da política de doações e mediante assinatura do termo de doação, juntamente com uma listagem da referência dos materiais.

    – Doações com um número superior a 10 itens deverão ser precedidas de encaminhamento de listagem (referência completa) para seleção prévia pelas bibliotecas. No caso da Biblioteca Campus Porto a listagem prévia deve ser enviada para o e-mail bibcp@ufpel.edu.br

     

    POLÍTICA SOBRE AS DOAÇÕES (3)