
A Camerata Cordata é o mais recente ensemble de violões dos cursos de música da UFPel. “Camerata”, visto que o grupo é caracterizado pela versatilidade, alternando formações de duos, trios, quartetos, etc. “Cordata”, é uma alusão ao Violão, instrumento de cordas, harmônico em variados sentidos. Tem como principal propósito apresentar para a comunidade uma mostra do trabalho realizado nos cursos de bacharelado em música da UFPEL, bem como propagar a música instrumental na cidade de Pelotas e região.

A proposta do projeto é promover ações que complementem a formação dos estudantes e egressos do curso Bacharelado em Canto da UFPEL, de forma a trazer ações em que os estudantes pratiquem, aprofundem, ampliem, reflitam, discutam e relacionem os diversos conhecimentos adquiridos ao longo de sua trajetória acadêmica. O projeto também pretende oferecer ações que abordem conteúdos não contemplados na grade curricular do curso e que sejam importantes para formação artística dos cantores.

O projeto tem dois objetivos fundamentais: capacitar pianistas para exercerem a atividade de correpetição com qualidade e profissionalismo, e oportunizar o atendimento das demandas por correpetição do Centro de Artes da UFPEL.

O projeto objetiva auxiliar nas atividades pedagógicas curriculares de música de câmara, de modo a atender demandas de ensino e a estudantes sem tutela em razão da quantidade de projetos de prática camerística estruturados em cada semestre de oferta da disciplina.

O BAHMUS podcast pretende levar à comunidade informações dos cursos de bacharelado em música da UFPEL, divulgar a produção dos docentes e discentes dos cursos, fomentar a cultura musical e a formação de público referente à produção artística local.

O projeto consiste no ensino coletivo de instrumentos de cordas friccionadas (violino, viola, violoncelo, contrabaixo), em aulas semanais de instrumento e de prática de orquestra, oferecidas gratuitamente à comunidade (universitária ou não).

O Bacharelado em Música com linha de formação em Piano conta com um considerável patrimônio que viabiliza o seu funcionamento e possibilita diferentes projetos. No entanto, a dispersão de informações sobre o mesmo aponta para a necessidade de centralizá-las em um sítio web. Trata-se de ferramenta fundamental para informar prospectivos ingressantes, bem como o próprio corpo de servidores e discentes da universidade, apontando direções e ações a serem implementadas.

O projeto pretende desenvolver ações de divulgação científica (com caráter extensionista) que problematizem as conexões entre conhecimento artístico e conhecimento científico, pautando as possíveis contribuições da Música para a compreensão estética e socioantropológica da diversidade. Entende-se por “diversidade” as múltiplas expressões que evidenciam a diversidade cultural, social, política, racial, sexual, religiosa e de gênero.

Projeto com ênfase em extensão destinado à realização de apresentações artísticas de alunos, professores e técnicos do Centro de Artes que atuam nos cursos de Bacharelado em Música da UFPEL. Busca-se levar a produção artística desenvolvida na sala de aula dos cursos de Bacharelado em Música da UFPEL à apreciação da comunidade, através de apresentações artísticas.

O Núcleo de Música Popular da UFPel tem como objetivo a qualificação e divulgação das práticas musicais desenvolvidas por professores e alunos do curso de Música Popular junto a comunidade pelotense, contribuindo para a difusão do conhecimento artístico musical resultante destas interações. As atividades promovidas pelo NuMP acontecem em diferentes formatos tais como; encontros, cursos de curta duração , eventos, apresentações artísticas, palestras, oficinas, grupos de estudo todas cadastradas como ações de um mesmo projeto.

O projeto “Ópera na Escola” teve seu início em 2005 com o objetivo de oportunizar atividades artístico-musicais nas escolas da rede municipal de Pelotas e região, criando vínculo entre a universidade e a comunidade escolar, atuando como elemento de integração e inclusão social, e mostrando ser possível a iniciação musical também através da ópera.

Simpósio Internacional Música e Crítica vem dar sequência ao projeto homônimo, cujo prazo encerrou em meados deste ano, ao propor a sua quarta edição. Visa aprofundar e divulgar as pesquisas em crítica musical periodista, contribuindo para a reflexão sobre as dinâmicas culturais e relações de poder a elas inerentes, bem como suas estratégias de ação.

Este projeto de pesquisa visa aprofundar as ações iniciadas no projeto Oscar Guanabarino e a Crítica Musical no Brasil, ampliando seus objetivos a outros agentes culturais, especificamente críticos musicais, ativos no Brasil a partir do século XIX. Tem o objetivo de produzir, ao final, uma Antologia com cada uma dessas produções, para registrar e disponibilizar conteúdo ainda inédito para a pesquisa musicológica brasileira e aprofundar os estudos já em andamento, que já produziram a publicação “Oscar Guanabarino e a Crítica Musical no Brasil: transcrições guanabarinas – antologia crítica O Paiz”, em 4 volumes, e que demonstram a amplitude de abordagens possíveis nos estudos da crítica musical periodista.

O projeto Avendano Junior a tradição do choro em Pelotas, tem como base a construção de acervo físico e digital de memória ligado ao choro e as práticas musicais relacionadas ao músico Avendano Junior que, ao longo de quase 40 anos atuou como cavaquinista, compositor de choros, tocando sempre com amigos nos mais diferentes ambientes da cidade de Pelotas e região, consolidando sua história, e de seu grupo de músicos amigos, no Bar e Restaurante Liberdade.

O projeto pensa a pesquisa do violão concebido como objeto artístico, isto é, não é apenas um instrumento musical em sua tecnicidade e literatura próprias, mas também uma possibilidade de se pensar o instrumento em seu fazer musical genuíno em que o pesquisador e o artista musical se encontram e se dão as mãos.
Iluminura é um grupo interdisciplinar dedicado a prática da pesquisa e performance didático-musical. É formado por professores dos cursos de bacharelado e licenciatura em música do Centro de Artes da UFPel. O grupo foi formado em março de 2016 e desde então tem atuado em diversos espaços, tais como: semanas acadêmicas dos cursos de música, encontros acadêmicos promovidos pelo Centro de Artes, aulas, festival SESC de música, eventos de história, literatura e música, entre outros. Além das apresentações artísticas/musicais, o grupo também tem realizado comunicações em eventos acadêmicos e produzido artigos.
A principal questão a ser investigada neste projeto é o papel da produção e circulação de fonogramas para o surgimento de comunidades de práticas musicais transnacionais, impulsionadas pelos meios de comunicação de massa. O projeto também contempla a formulação estratégias para a criação de redes locais de criação e pesquisa de produtos fonográficos, objetivando a ampliação do acesso e a ressignificação do acervo do Laboratório de Etnomusicologia da UFPel.

As mais diversas tecnologias atuam nos diferentes ambientes artísticos como ampliadores dos espaços operacionais e conceituais com os quais os artistas lidam. Cada um a sua maneira: a invenção da imagem cinematográfica, ou o desenvolvimento dos computadores pessoais, por exemplo, originaram novos campos problemáticos para a criação artística, repletos de uma série de relações particulares entre o fazer artístico e seus suportes, entre público e obras e entre arte e sociedade.
O presente projeto parte de perspectivas afrodiaspóricas para investigar os campos problemáticos da arte sonora, da música e dos estudos do som. Tem como centro as relações raciais e seus desdobramentos políticos, artísticos e sociais. Para tanto, partiremos do estudo do som enquanto um elemento constituinte das relações raciais, por meio do entendimento da escuta como um processo perceptivo diretamente conectado a noções socialmente compartilhadas: informações sobre fontes sonoras, reconhecimento de timbres específicos, sistemas linguísticos e musicais, dentre outras.
Esta pesquisa experimentará e discutirá os resultados da criação e utilização de um software interpolador de materiais musicais no processo compositivo de um conjunto de obras para saxofone soprano e sons eletrônicos. Partindo da noção mais geral, presente em autores tais como Paiva (2017), Souza (2011) e Velloso (2009), de que as ferramentas tecnológicas podem expandir e beneficiar os processos de criação artística, pretendemos pesquisar e responder, no âmbito específico do processo compositivo em questão, como ocorre essa ampliação de recursos e de benefícios sob o viés do ato criativo, do fazer artístico, na sua relação com as respectivas tecnologias utilizadas.
O presente projeto de pesquisa busca investigar a arte e a produção cultural como profissão, mercado cultural, cadeia produtiva e economia da Cultura. Através da atuação como observatório, busca-se subsidiar a elaboração e gestão de projetos culturais e formulação de políticas públicas, através do planejamento cultural e estudos para captação e financiamento de projetos, ações, iniciativas e agentes culturais. Almeja-se contribuir para a elaboração do Plano de Cultura de Pelotas, assim como os demais municípios parceiros da UFPEL via AZONASUL – Associação dos Municípios da Zona Sul.
O Projeto está voltado à pesquisa e estudo das práticas musicais como constitutivas de processos de memória e de negociação de identidades sócias, políticas, culturais e religiosas nas comunidades imigrantes de fala germânica, conhecidas como comunidades Teuto-Brasileiras.
