As solicitações de matrículas ocorrem entre 04 e 07 de setembro de 2025, através do Sistema Cobalto: Aluno > Cadastros > Solicitação de Matrícula
O semestre que inicia em 15 de setembro será o período letivo 2025/2. Por conseguinte, os módulos das disciplinas ofertadas neste período são prioritariamente pares (II, IV, VI, VIII).
A solicitação de matrícula é apenas um pedido, sem garantia de vaga. Os solicitantes são “ranqueados” pelo índice do Cobalto chamado “Ordem de Matrícula”, conforme Regulamento. No dia 09 de setembro, os estudantes devem verificar o resultado das solicitações realizadas em Aluno > Consulta > Matrícula.
A PLANILHA DE OFERTAS 2025/2 apresenta os seguintes dados: código e nome da disciplina, número de turma, horário,* professor e outras informações complementares.
(*leia mais sobre a Tabela de Horários em “Links Importantes” no final deste post)
A consulta preliminar à planilha é fundamental para a seleção correta do número da turma (coluna C), e do professor (coluna G) no ato de solicitação da matrícula no Cobalto. Isso ocorre porque há disciplinas com o mesmo nome, com várias turmas, de diferentes professores. O Colegiado dos Bacharelados em Música designa dois tipos de turma, que se diferenciam pela cor da linha na tabela:
Turmas abertas e turmas restritas: linhas amarelas e azuis da planilha.
Turmas “abertas”: (fundo amarelo) disponíveis para a solicitação de matrícula no período regular (04 a 07 de setembro), à livre concorrência de todos os alunos dos cursos para os quais a disciplina oferece vagas.
Turmas “restritas”: (fundo azul) são restritas a alunos pré-determinados, conforme informado pelo professor em lista enviada ao Colegiado.
Na coluna “I” (Estudante) da planilha, constam o(s) nome(s). Em geral, são turmas de instrumento/voz, seminários e disciplinas afins.
Várias matrículas em turmas restritas já terão sido efetuadas antecipadamente, pelo Colegiado, no momento da correção de matrículas. Neste caso, no campo observação (Coluna “J”) consta “matrícula ok” ao lado do nome do aluno. Estes alunos não precisam solicitar matrícula. Basta conferir que a matrícula está efetuada no Cobalto, na opção Aluno > Consulta > Matrícula.
Alunos que não figuram nas listas de turmas fechadas não devem solicitar matrícula nestas turmas em período algum, pois estarão apenas desperdiçando sua solicitação.
Disciplinas indisponíveis no período regular de matrículas: nos casos em que o aluno verificou que atende o pré-requisito de uma disciplina, porém tal disciplina não está elegível no menu da matrícula online, deve aguardar e solicitar a mesma no período de correção de matrículas (09 e 10 de setembro), assinalando a quebra de pré-requisito e preenchendo a justificativa dentro da própria solicitação de correção online no Cobalto.
Considerando que em 2024/1 entraram em vigência os novos currículos dos oito cursos, é recomendável que os discentes que ingressaram antes de 2024/1 levem em conta as Regras de Transição Curricular ao efetuarem suas solicitações de matrícula.
Atenção: na correção, é importante verificar se já não está matriculado na disciplina (Aluno > Consulta > Matrícula), pois como a correção permite INCLUSÃO ou EXCLUSÃO, muitos estudantes marcam a disciplina que já conseguiram e acabam solicitando a sua “exclusão” involuntariamente.
Além das correções de matrículas (inclusões e/ou exclusões), há um terceiro período para Matrícula Especial (inclusão de até duas disciplinas de outros cursos), que ocorre nos dias 13 a 15 de setembro. Para solicitar matrícula especial, é necessário já ter oito (8) créditos em matrículas no curso de origem.
1) Se por algum motivo o estudante não puder se matricular, deve efetuar o trancamento geral de matrícula (TGM) junto à Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA) no prazo estabelecido: 09 de setembro a 10 de outubro. O estudante que não se matricular em nenhuma disciplina e não efetuar o TGM será automaticamente desligado por abandono de curso.
2) Matrizes Curriculares (disciplinas obrigatórias e número de créditos optativos por curso:)
– Música – Canto (mínimo de créditos optativos: 24)
– Música – Flauta Transversal (mínimo de créditos optativos: 22)
– Música – Piano (mínimo de créditos optativos: 30)
– Música – Violão (mínimo de créditos optativos: 30)
– Música – Violino (mínimo de créditos optativos: 22)
– Música – Ciências Musicais (mínimo de créditos optativos: 40 (26 gerais + 14 do Laboratório Vocal e Instrumental))
– Música – Composição (mínimo de créditos optativos: 22)
– Música Popular (mínimo de créditos optativos: 20)
3) Como calcular o número de créditos optativos integralizados (o Cobalto só informa este dado aos prováveis formandos): Acesse Integralização Curricular.
a. Na aba “Grade” (mais à esquerda) , somar créditos adquiridos na seção 88 (abaixo da Matriz Curricular); Obs.: cada 15 horas equivale a 1 crédito.
b. Na aba ” Atividades fora de Currículo”, somar créditos de disciplinas que não foram usadas como equivalente (a coluna “Usada como Equivalente” , mais à direita, deve estar vazia), bem como não serão usadas em aproveitamento de disciplinas obrigatórias.
c. Somar os créditos dos itens ‘a’ e ‘b’ acima.
Obs. O curso “Música – Ciências Musicais” tem a seção 66 na aba “Grade”, que corresponde ao Laboratório Vocal e Instrumental. Este deve ser também somado (e, no final do curso, contabilizar sozinho ao menos 14 créditos).
4) Recomendamos revisar a tabela antes de cada nova solicitação de matrícula, pois informações como locais e horários podem sofrer alterações.
5) É atribuição do aluno monitorar seu e-mail e o Cobalto diariamente, além de acompanhar o site oficial, para receber informações sobre possíveis alterações de datas, horários e procedimentos referentes às matrículas.
6) A comunicação oficial do curso se dá por e-mail. O endereço de e-mail do aluno que usamos é aquele informado quando ocorreu a matrícula no 1º semestre. Se mudar de e-mail, é preciso avisar o Colegiado.
7) Recomendamos sempre consultar a situação de sua matrícula no Cobalto um pouco antes de questionar o Colegiado sobre a mesma. Nesse período as matrículas são alteradas a todo momento, pois é um trabalho quase em tempo integral. Por falta de uma consulta no Cobalto, muitas vezes nos perguntam sobre algo já resolvido.
1. Tabela de horários: os horários na listagem de ofertas estão codificados e o documento deste link traduz os códigos. Pode ser impresso pelo aluno/a para montar a grade.
2. E-mails dos professores. Obs.: nem todos usam o email institucional (estamos trabalhando com este objetivo).
3. Calendário Acadêmico 2025: Procuramos mantê-lo atualizado, contudo o calendário disponibilizado pela Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA) é a fonte inequívoca e, eventualmente, poderá ter sido atualizado antes do calendário presente neste site.