O Centro de Documentação Musical da UFPel, que abrange o Laboratório de Ciências Musicais, está vinculado ao Bacharelado em Ciências Musicais. Caracteriza-se como órgão de apoio ao ensino de graduação e pós-graduação, à pesquisa e à extensão. Tem como objetivos: Reunir membros do corpo docente e discente nas atividades de ensino, pesquisa e extensão; Servir como ferramenta para a realização de aulas, pesquisas e atividades extensionistas; Proporcionar suporte ao desenvolvimento acadêmico do aluno, como complemento às disciplinas do curso; Atender a comunidade em geral no que diz respeito à pesquisa e consulta de fontes histórico/musicais; Receber, dar tratamento e arquivar documentação de cunho histórico/musical; Disponibilizar seu acervo em banco virtual, viabilizando acesso a pesquisadores ou usuários em redes de pesquisa não presenciais; Acolher acervos temporários para, antes de restituí-los, efetuar seus tratamentos e digitalização, como forma de disponibilização virtual a pesquisadores e usuários; Produzir material para publicações e/ou gravações resultantes das pesquisas efetuadas em seus acervos; Promover eventos acadêmicos de interesse musicológico.
O Centro de Documentação Musical do Conservatório de Música, idealizado pela professora Dra. Isabel Porto Nogueira, abarca todo o Acervo Histórico pertencente ao Conservatório de Música. Tem por objetivos reunir e organizar o acervo de imagens e documentos em um único espaço, disponibilizando-o aos pesquisadores, alunos e professores; fomentar atividades de pesquisa e reintegrar, através de sensibilização na comunidade, materiais referentes a história e a prática da música na cidade de Pelotas. O Conservatório de Música possui um significativo acervo de imagens fotográficas estimado em mais de 800 objetos, que retrata o desenvolvimento da própria vida musical da cidade de Pelotas, traçando relações sobre o significado atribuído por esta cidade à música erudita e as transformações destes significados ao longo da trajetória da escola.
O Estúdio UFPEL de Produção Musical é vinculado ao Curso de Bacharelado em Música Popular do Centro de Artes da UFPEL. O histórico de seu espaço remonta do início dos anos 2000 junto ao extinto Curso de Tecnologia em Produção Fonográfica, da Universidade Católica de Pelotas, protagonizado pelo compositor e produtor musical Kleiton Ramil e equipe, sendo projetado e concebido pelo Engenheiro Marcos Alexandre da Costa Abreu. O espaço físico é de propriedade da Universidade Católica de Pelotas, alugado à Universidade Federal de Pelotas. Situa-se à Rua Almirante Barroso, 1202, Pelotas – RS, CEP 96010-280 – Pátio Interno – Térreo.
O Laboratório de Ciências Musicais está vinculado ao Bacharelado em Ciências Musicais. Caracteriza-se como órgão de apoio ao ensino de graduação e pós-graduação, à pesquisa e à extensão. Tem como objetivos: Reunir membros do corpo docente e discente nas atividades de ensino, pesquisa e extensão; Servir como ferramenta para a realização de aulas, pesquisas e atividades extensionistas; Proporcionar suporte ao desenvolvimento acadêmico do aluno, como complemento às disciplinas do curso; Atender a comunidade em geral no que diz respeito à pesquisa e consulta de fontes histórico/musicais; Receber, dar tratamento e arquivar documentação de cunho histórico/musical; Disponibilizar seu acervo em banco virtual, viabilizando acesso a pesquisadores ou usuários em redes de pesquisa não presenciais; Acolher acervos temporários para, antes de restituí-los, efetuar seus tratamentos e digitalização, como forma de disponibilização virtual a pesquisadores e usuários; Produzir material para publicações e/ou gravações resultantes das pesquisas efetuadas em seus acervos; Promover eventos acadêmicos de interesse musicológico.
O Laboratório de Composição – LabComp, concentra as atividades de ensino, pesquisa e extensão do Bacharelado em Composição Musical do Centro de Artes da UFPel. Oferece suporte tecnológico para a prática de composição assistida por computador, composição algorítimica, sequenciamento, desenho sonoro, composição eletroacústica, luthieria digital, projetos de composição multimedia, projetos composicionais envolvendo live electronics, desenvolvimento de softwares para desenho sonoro, composição e performance, edição e mixagem de trilhas sonoras, suporte tecnológico para concertos realizados por alunos, professores e convidados dos cursos de bacharelado em música.
A Discoteca L. C. Vinholes é um acervo público sob a guarda do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (CA/UFPEL), uma instituição federal de ensino superior situada no município de Pelotas, estado do Rio Grande do Sul. Desde 2015, a Discoteca compartilha espaço físico e estrutura administrativa com o Laboratório de Etnomusicologia (LabEt), constituído a partir da necessidade de um lugar para a criação e execução de projetos de pesquisa, extensão e ensino – sempre a partir das coleções da Discoteca, em uma estrutura acadêmica complementar à natureza da Discoteca enquanto acervo.
Este projeto de ensino pretende atender a necessidade constantemente verificada nos últimos anos de um apoio discente no processo de ensino-aprendizagem das disciplinas de Prática de Conjunto (I até a VIII). Nesse sentido buscamos buscamos implementar atividades de ensino-aprendizagem junto as práticas musicais que acontecem no laboratório de música popular (LAMP) do Centro de Artes (CA) da UFPel-RS e também melhorar a organização desse espaço. O laboratório de Música Popular está localizado na sala 506 do Bloco B (CA) onde dispõe de materiais e equipamentos específicos para as praticas musicais coletivas dentro de diversas disciplinas e projetos artísticos no curso de Bacharelado em Música Popular.
O Laboratório da Pedagogia e Performance da Flauta Transversal (LaPPerF), vinculado ao Bacharelado de Flauta Transversal do Centro de Artes, caracteriza-se como órgão de apoio ao ensino de graduação e pós-graduação, à pesquisa e à extensão.
O LaPPerF visa atender aos alunos regularmente matriculados em cursos de graduação e pós-graduação do Centro de Artes da UFPel, prioritariamente àqueles dos Cursos de Bacharelado em Flauta Transversal e aos docentes do Centro de Artes, prioritariamente aos docentes dos Cursos de Instrumentos do Bacharelado em Música.
O Laboratório tem como objetivos: Reunir membros do corpo docente e discente nas atividades de ensino, pesquisa e extensão; Servir como ferramenta para a realização de aulas, pesquisas e atividades extensionistas; Proporcionar suporte ao desenvolvimento acadêmico do usuário/aluno, como complemento às disciplinas do curso; Instigar a pesquisa e a produção artística dos discentes e docentes; Produzir material para publicações, gravações artístico-pedagógica em áudio e/ou vídeo, resultantes das atividades efetuadas em suas dependências; Proporcionar oxigenação intelectual do corpo docente, como complemento das atividades de capacitação docente e artística; Dialogar com os Laboratórios de Composição, Etnomusicologia/Discoteca L. C. Vinholes, Música Popular e Teclados.
O curso de bacharelado "Música-Piano" conta com um reconhecido corpo docente, e um considerável patrimônio de instrumentos musicais em auxílio às atividades de ensino, pesquisa e extensão. No seio destas atividades está o Laboratório de Práticas Pianísticas (PianoLab), localizado nas salas 506 e 511 do bloco II do Centro de Artes (R. Alvaro Chaves, 65). A primeira sala conta com nove estações de trabalho comportadas por pianos digitais, e é designada para o ensino de piano em grupo como instrumento complementar a outras formações/bacharelados em música. A segunda, com dois pianos acústicos, atende as demandas por aulas individuais. Além destes locais, o curso também acontece nas dependências do Conservatório de Música.
A dispersão de informações sobre o curso apontou à necessidade de centralizá-las em um sítio útil aos prospectivos ingressantes e à comunidade acadêmica relacionada. O ambiente disponibiliza dados sobre o corpo de servidores, projetos, infraestrutura – salas e o inventário detalhado, em finalização, de todos os pianos da universidade – dentre outras informações.
A Musicoteca do Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas foi fundada em 1997 pelo professor Dr. Marcelo Macedo Cazarré. Consiste de um acervo de milhares de partituras para instrumentos solos, canto, música de câmara, e uma coleção especial de música para acordeom, dentre o material encontram-se as doações dos acervos completos de alguns antigos diretores do Conservatório, o principal destes é o do prof. Milton de Lemos, que foi diretor e principal professor de piano de 1923 a 1954. Além das partituras a Musicoteca possui fitas cassetes, fitas VHS, cd’s, dvd’s e uma coleção histórica de discos em vinil. Livros sobre música dos mais variados assuntos, cabe salientar: Musicologia, Musicoterapia, Musicalização, Didática dos Instrumentos e Canto, Percepção Musical, dentre outros. Diversos trabalhos de pesquisas foram realizados tendo como base o acervo da Musicoteca, que continua recebendo doações de partituras, livros, cd’s e dvd’s dos mais variados estados brasileiros, bem como de tradicionais famílias pelotenses, que tiveram seus parentes como alunos do Conservatório de Música. Dentre as metas para os próximos anos esta a de disponibilizar o acervo para consulta online.