A Oferta Semestral de Componentes Curriculares acontece mediante o preenchimento pelos docentes de um formulário-planilha que é enviado ao colegiado de cursos. Ocorre em meados do semestre precedente à vigência das ofertas. ⇒ Oferta Docente - Formulário (.xls) ⇐
A Coordenação dos cursos se coloca à inteira disposição para dirimir dúvidas.
O Regulamento do Ensino de Graduação pode estar acompanhado de Pareceres Normativos emitidos para períodos específicos. Esteja atento.
2024-06-06 - Parecer Normativo nº 108 (SEI - 2628175)
2018-09-13 - Regulamento Ensino de Graduação UFPEL – Resolução nº 29
Papel Timbrado dos Bacharelados em Música (vale apenas com assinatura digital):
→ Modelo Papel Timbrado BachMus UFPEL - color (.Docx)
No caso de turmas que, após o início do semestre, passaram a ser divididas com outro docente, ou foram assumidas integralmente por outro docente, a alteração no Cobalto só ocorrerá quando o professor responsável original nos enviar e-mail informando a nova distribuição da carga horária (em números de horas).
As duas categorias de professores possíveis em uma turma são:
a) Professor responsável: no máximo um; é quem vai encerrar a turma no Cobalto.
b) Professor regente: podem ser cadastrados vários.
A carga-horária prática da disciplina pode ser multiplicada pelos docentes envolvidos; a carga-horária teórica tem que ser necessariamente dividida.
Exemplo 1:
05000363 - SEMINÁRIO DO CANTO I
A disciplina tem, conforme caracterização, 36 horas, sendo 18h práticas e 18h teóricas. As 18h práticas podem ser multiplicadas por dois ou mais professores (cada um terá 18h práticas). As 18h teóricas, se for o caso, só podem ser divididas.
Exemplo 2:
05000459 - MÚSICA E SOCIEDADE
A disciplina tem, conforme caracterização, total de 36h teóricas. No caso de inclusão de um segundo docente, as horas a ele atribuídas necessariamente serão diminuídas da carga-horária do professor responsável, dentro do total de 36h.
O que estamos solicitando é que seja informado como deverá ficar a distribuição das horas, da seguinte forma:
DISCIPLINA, CÓDIGO E TURMA
PROFESSOR RESPONSÁVEL: XX HORAS PRÁTICAS, XX HORAS TEÓRICAS
PROFESSOR REGENTE 1: XX HORAS PRÁTICAS, XX HORAS TEÓRICAS
PROFESSOR REGENTE 2 (SE HOUVER): XX HORAS PRÁTICAS, XX HORAS TEÓRICAS
(e assim por diante)
Se alguma turma não recebeu matrículas, e portanto, está ociosa, para que encaminhemos a exclusão é necessário que o docente nos informe: nome da disciplina e número da turma.
Há uma tendência de os discentes falarem com professores para "garantir" vagas em turmas. No entanto, solicitações assim não podem ser garantidas dentro da norma, exceto no que chamamos de "turmas fechadas" em nosso Colegiado.
O norma padrão é que os alunos solicitem matrícula via Cobalto, e o próprio sistema ordene as solicitações, selecionando os alunos que preencherão as vagas, conforme prevê a Resolução COCEPE nº 47, de 20 de dezembro de 2018. Estes critérios se chamam "Ordem de matrícula".
Porém, pelas necessidades dos Bacharelados em Música da UFPel, muitas vezes o professor solicitava que alunos indicados por ele fossem matriculados. Para resolver essa contradição, foi criado o expediente de turmas "abertas" e "fechadas".
As turmas abertas são preenchidas exclusivamente pelo sistema da UFPel, descrito acima.
As turmas fechadas são preenchidas exclusivamente por alunos indicados pelo professor, em uma listagem, preferencialmente inserida já na Planilha de Ofertas. Elas não passam pelo ranking do sistema Cobalto, e as matrículas são feitas manualmente na Secretaria.
Uma turma não pode ser meio aberta e meio fechada; ou aberta em alguns momentos e fechada em outros.
Todos os alunos recebem por e-mail orientações sobre a matrícula, com a tabela de ofertas, que explica a diferença entre turmas "abertas" e "fechadas".
Por isso, o eventual interesse dos alunos em procurar professores para que lhes reservem uma vaga antecipadamente não pode ser atendido no contexto das turmas abertas. Se após as matrículas uma turma tiver vagas remanescentes, estas tramitam no período de Correções de Matrícula, onde haverá o mesmo ordenamento de alunos pelo sistema Cobalto. Permanecerem vagas disponíveis, estas ficam designadas para Matrícula Especial, com o mesmo critério.
Em suma:
Quando o professor é procurado por um aluno/a solicitando algo equivalente a "reserva de vaga”:
a) Se a turma é fechada, o professor deve enviar à Secretaria uma versão atualizada de sua Planilha de Ofertas, acrescentando o aluno na lista da disciplina;
b) Se a turma é aberta, a informação a ser fornecida é de que a seleção se dá exclusivamente por meio do sistema Cobalto, conforme Resolução do COCEPE.
Atenciosamente,
Secretaria do Colegiado de Cursos
1. Atas de reuniões de Colegiado: SEI 23110.104465/2017-4
2. Atas de reuniões de NDE: SEI 23110.100661/2017-49
3. Atas de reunião do Conselho do Centro de Artes: 23110.103644/2017-63
4. PPC - Música - Canto: 23110.044451/2018-44
5. PPC - Música - Ciências Musicais: 23110.044491/2018-96
6. PPC - Música - Composição: 23110.044490/2018-41
7. PPC - Música - Flauta Transversal: 23110.044485/2018-39
8. PPC - Música - Piano: 23110.044488/2018-72
9. PPC - Música Popular: 23110.039356/2022-13
10. PPC - Música - Violão: 23110.044489/2018-17
11. PPC - Música - Violino: 23110.044486/2018-83
12. Renovação de Reconhecimento de Cursos: 23110.027304/2023-77
13. Vagas SiSU: 23110.024810/2023-12
A partir de 2023-2 o fluxo de processamento dos pedidos de Aproveitamento de Estudos pelos alunos passou a ser realizado via Cobalto (Sistema Integrado de Gestão). Para que o fluxo funcione, professores são previamente apontados pela coordenação como responsáveis pelas disciplinas dos cursos, e passam a ser automaticamente incumbidos de analisar as solicitações que chegam pelos seus perfis no sistema. Embora possa haver prazos definidos no calendário acadêmico, as solicitações chegam a qualquer tempo, sem qualquer forma de notificação ao docente.
Discentes que cursaram com aprovação componentes curriculares de curso de graduação ou pós-graduação podem solicitar aproveitamento de estudos. Para obter o aproveitamento, a atividade curricular cursada deverá contemplar, no mínimo, 75% da carga horária e do conteúdo da atividade curricular pretendida, sendo facultada ao professor responsável a realização de avaliação especial para eventual complementação.
Fluxo no Cobalto:
Professor -> Processos -> Aproveitamento de estudos – Parecer
É recomendado visitar o Portal Institucional e acessar a disciplina solicitada (via código ou nome) para visualizar o nº de créditos e ementa, de modo a auxiliar na comparação com a disciplina cursada.
Vez que as disciplinas possuem diferentes quantitativos (e natureza) de créditos, é possível, para o aluno, apresentar mais de uma disciplina cursada como o objeto para validação de equivalência em relação a um componente curricular específico pretendido. Nestes casos, a contabilização de créditos permanece relevante.
Disciplinas seriadas (I, II, III, etc.):
Nos Bacharelados em Música existem disciplinas com módulos que se equivalem (Instrumento Complementar, por ex.). Dentre elas, há disciplinas seriadas obrigatórias, cuja integralização do conjunto de módulos é exigida (Instrumento / Seminário de Instrumento / Prática de Conjunto, etc., I, II, III ...). Solicitações desta natureza devem ser estudadas com atenção, a fim de que o/a discente não seja indevidamente creditado/a por módulos não cursados, cuja integralização é esperada para atingir uma determinada quantidade, condizente com uma série obrigatória. Os módulos podem equivaler, mas o/a discente deve integralizar a totalidade deles. Nestes casos, é possível emitir parecer com observação para o coordenador, ou consultá-lo(a) diretamente, para verificar o histórico escolar do/a discente.
Não serão aceitos o aproveitamento dos seguintes componentes curriculares:
- Seminário Orientação Trab Conclusão Curso: Cada curso exige um TCC específico, o qual não pode equivaler para outro curso.
- Atividades complementares: Ainda que estejam listados como componente curricular no Cobalto, há um fluxo próprio para homologação das A.Cs., disponível no menu Estudantes → Formatura deste site.
---//---
Após envio do parecer, o coordenador homologará a ação, emitindo o parecer final.
Fluxo no Cobalto:
Gestão acadêmica → Processos → Homologar aproveitamento de estudos
Documentos a serem preenchidos pelos docentes: