Início do conteúdo
    Notícias
  • Flagrantes de um ensaio

    Hoje houve o primeiro ensaio das Valsas Humorísticas, de Alberto Nepomuceno. Nestes flagrantes, o pianista e musicólogo Guilherme Goldberg, o maestro Tiago Flores, e uma parcial da orquestra. O concerto ocorrerá no próximo sábado, 19/06/2021, às 17h, na Casa da OSPA, com transmissão  pelo canal Youtube da OSPA. (Fotos: clarinetista Diego Grendene)

  • Seguem-se as homenagens a Alberto Nepomuceno

         

    Em 18 de dezembro de 2019, a primeira postagem de Celebrações do centenário de morte de Alberto Nepomuceno
    previa a realização de concertos que, lamentavelmente, foram suspensos devido à pandemia da Covid-19. No entanto, e para a nossa satisfação, a suspensão das atividades não significou o seu abandono, mas sim uma readequação temporal.
    Desta forma, a gradual retomada das comemorações terá início no próximo sábado, 19 de junho de 2021, quando a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre realizará o concerto Nepomuceno & Beethoven – Concerto Presencial e Online. Tendo como solista o pianista e musicólogo Guilherme Goldberg, com a regência de Tiago Flores, serão apresentadas as Valsas Humorísticas, única obra para piano e orquestra do compositor. Mais informações podem ser obtidas no site da orquestra:

    Nepomuceno & Beethoven – Concerto Presencial e Online

  • Simpósio Internacional Alberto Nepomuceno chega ao final

    Após 13 comunicações e 7 palestras, o Simpósio Internacional Alberto Nepomuceno chega ao final demonstrando a necessidade de seguir-se pesquisando Alberto Nepomuceno e seu tempo.
    A coordenação agradece imensamente aos e às participantes pelas colaborações e espera reencontrá-los e reencontrá-las novamente em breve, no II Simpósio Internacional Alberto Nepomuceno!!

  • Inscrições e Acesso ao Simpósio Internacional Alberto Nepomuceno

    A Coordenação do Simpósio Internacional Alberto Nepomuceno, que ocorrerá nos próximos dias 15 e 16 de outubro, tem o prazer de informar os endereços para inscrição e acesso à participação nas palestras e mesas-redondas.

    Ficha de Inscrições encontra-se no endereço:
    https://docs.google.com/forms/d/1Ix2cORUK3LSX_L2ACJKNGP2DoG-VMjRE4JcNis6cFJ4/viewform?edit_requested=true

    O Simpósio ocorrerá via plataforma Zoom, no seguinte endereço:
    https://videoconf-colibri.zoom.us/j/84788268223?pwd=QXdUbTBMYVNTazhEdklTNXFmbkEyQT09

    Solicita-se atenção aos horários já divulgados, uma vez que consideramos os fusos horários brasileiro e português.

  • Palestrantes convidados ao Simpósio Internacional Alberto Nepomuceno

    O Simpósio Internacional Alberto Nepomuceno está chegando! Após a divulgação das comunicações aceitas, chegou a vez de divulgarmos nossos convidados.

    Lutero Rodrigues estudou no Brasil e Alemanha. Tem Mestrado (UNESP) e Doutorado (USP) em Musicologia. Atuou como Regente de diversas orquestras brasileiras, tendo sido também convidado a reger no exterior: Alemanha, Costa Rica, México, Espanha, Dinamarca e Colômbia. Dando ênfase ao repertório brasileiro, dirigiu mais de uma centena de estreias mundiais. Paralelamente, dedicou-se à pesquisa em Musicologia, resultando em inúmeras publicações.
    Em 2002, foi eleito membro da Academia Brasileira de Música e, em 2010, tornou-se Professor do Departamento de Música do Instituto de Artes da UNESP, em São Paulo, onde é Professor de Regência, História da Música no Brasil e também Professor da Pós-Graduação, na área de Musicologia Histórica.

    Norton Eloy Dudeque possui mestrado em Performance musical – University of Western Ontario (1991), mestrado em Musicologia pela Universidade de São Paulo (1997), doutorado em Música (Ph.D.) – University of Reading (2002). Realizou estágio pós-doutoral no Kings College em Londres (2912). Atualmente é professor associado aposentado da Universidade Federal do Paraná e atua no Programa de Pós-Graduação em Música da UFPR. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teoria e análise musical, atuando principalmente nos seguintes temas: análise musical, musicologia, teoria musical, música brasileira dos séculos XIX e XX.

    Carlos Alberto Figueiredo é professor nos Programas de Pós-graduação em Música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). É Doutor em Música pela UNIRIO e realizou seu estágio pós-doutoral, no CESEM da Universidade Nova de Lisboa, sob a orientação de David Cranmer. Participou de vários projetos editorias brasileiros de relevo, com destaque para Acervo e Difusão de Partituras, onde atuou como coordenador editorial, e Patrimônio Arquivístico-Musical Mineiro. É autor do Catálogo de Publicações de Música Sacra e Religiosa Brasileira – obras dos séculos XVIII e XIX, publicado on-line, em 2010; do livro Música Sacra e Religiosa Brasileira dos séculos XVIII e XIX – teorias e práticas editoriais, com primeira edição impressa em 2014 e segunda edição como e-book, em 2017; do livro Os Responsórios do Sábado Santo de David Perez, publicado como e-book, em 2017; e do livro Três Estudos sobre a Recepção da Antífona Salve Regina de Lobo de Mesquita: Edições, Análises e Gravações, publicado também como e-book, em 2020. Estudou Regência Coral com Frans Moonen, no Conservatório Real de Haia, Holanda. Fez cursos complementares com Jan Elkema e Rainer Wakelkamp, na Fundação Kurt Thomas da Holanda, com Helmuth Rilling. na Bachakademie de Stuttgart, e repertório barroco com Philippe Caillard, em Paris. É regente do Coro de Câmera Pro-Arte e tem atuado como regente convidado dos coros da OSESP, Camerata Antiqua de Curitiba, Polifonia Carioca e Fundador, de Puebla México. Lançou, em 2017, o CD digital José Maurício Nunes Garcia – 250 anos com o coro da OSESP.

    Rodolfo Coelho de Souza é professor titular do Departamento de Música da Universidade de São Paulo, onde coordena o LATEAM – Laboratório de Teoria e Análise Musical. É o atual presidente da TeMA – Associação Brasileira de Teoria e Análise Musica, e anteriormente, editor do periódico Musica Theorica da TeMA. Desenvolve pesquisa sobre a obra de Alberto Nepomuceno desde 1986, tendo publicado mais de dez artigos relativos a essas pesquisas, além de orientar quatro teses acadêmicas e orquestrar doze das canções de Nepomuceno em língua estrangeira.

     

    Em breve divulgaremos o programa e a plataforma onde ocorrerão as comunicações e vídeo-palestras.

  • Propostas aprovadas ao Simpósio Internacional Alberto Nepomuceno

    Com satisfação, a Comissão Coordenadora do Simpósio Internacional Alberto Nepomuceno divulga as propostas aprovadas. São elas:

    Simpósio Internacional Alberto Nepomuceno
    Submissão
    Autor Título
    Ana Guiomar Rêgo Souza A música sacra de Alberto Nepomuceno: entre o “coro” e o altar
    Carlos Eduardo da Silva Vieira Erlkönig, Op. 1 e As Uyáras, Op. 15: intertextualidades poéticas e musicais
    Elba Braga Ramalho / Inez Martins Gonçalves Um estudo histórico-analítico do Hino do Ceará
    Eliana Asano Ramos / Maria Yuka de Almeida Prado Elementos de modernismo em A Jangada de Alberto Nepomuceno
    Erika Suellen Machado Gama / Priscila dos Santos Bastos Alberto Nepomuceno e a retórica poético-musical do poema Desirs d’hiver , de Maurice Maeterlinck
    Flávia Maria Cruvinel Alberto Nepomuceno e o Instituto Nacional de Música: proposta de modernização no currículo musical brasileiro
    Gustavo Biciato Gianelli / Caio Amadatsu Griman / Dorotea Machado Kerr A prática organística de Alberto Nepomuceno – uma investigação sobre as relações sociais, musicais e históricas
    Hudson Cláudio Neres Lima Alberto Nepomuceno: discursos sobre o compositor a partir das primeiras atas do Centro Musical do Rio de Janeiro (1907-1909)
    Luiz Ricardo Basso Ballestero Criando em forma de rede: narrativas sobre o preparo, a performance e a gravação de canções de Alberto Nepomuceno
    Magda de Miranda Climaco Alberto Nepomuceno: sistema de representações e transversalidade de poderes oblíquos na busca de uma identidade nacional
    Rita de Cássia Taddei Nepomuceno, Artémis – Interlúdio: uma análise segundo a Teoria das Transformações Cromáticas
    Rosana S. G. Lanzelotte / Nivia G. Zumpano Disponibilidade via web do catálogo completo de obras de Alberto Nepomuceno
    Suely Campos Franco “O exímio violoncelista português e o festejado pianista brasileiro”: a parceria de Alberto Nepomuceno e Frederico Nascimento

    Em breve mais notícias.

  • O prazo para submissões ao Simpósio Internacional Alberto Nepomuceno encerra-se amanhã

    A coordenação do Simpósio Internacional Alberto Nepomuceno alerta aos pesquisadores interessados que o prazo para submissão de comunicações orais encerra-se amanhã, dia 30 de junho, e não será prorrogado. As submissões devem ser enviadas para e-mail anepomucenoc@gmail.com, com o assunto ‘Submissão’.

    As submissões devem seguir as seguintes orientações:

    • Abordem temas históricos, musicais, filosóficos, ou outros de seus interesses, vinculados a Alberto Nepomuceno ou a seu período histórico, com relevância a sua relação com Portugal.
    • Aceitam-se os seguintes idiomas: português, espanhol e inglês.
    • Os trabalhos devem ser originais e inéditos.
    • As submissões podem ser individuais ou em coautoria.
    • Cada autor(a) poderá enviar uma única submissão.
    • As submissões deverão conter o(s) nome(s) dos/das autores/autoras, filiação acadêmica, endereço eletrônico, título, resumo (entre 400 e 500 palavras), referência bibliográfica de até dez entradas, curriculum vitae de até 150 palavras, recursos audiovisuais (se for o caso). O resumo deverá abordar o tema que será desenvolvido, a metodologia e os novos aportes que propõe. As comunicações orais terão 20 minutos de exposição.

    O Simpósio Internacional Alberto Nepomuceno ocorrerá nos dias 15 e 16 de outubro de 2020, em formato virtual. Não há taxa de inscrição.