Início do conteúdo
    Notícias
  • Simpósio Internacional Alberto Nepomuceno chega ao final

    Após 13 comunicações e 7 palestras, o Simpósio Internacional Alberto Nepomuceno chega ao final demonstrando a necessidade de seguir-se pesquisando Alberto Nepomuceno e seu tempo.
    A coordenação agradece imensamente aos e às participantes pelas colaborações e espera reencontrá-los e reencontrá-las novamente em breve, no II Simpósio Internacional Alberto Nepomuceno!!

  • Inscrições e Acesso ao Simpósio Internacional Alberto Nepomuceno

    A Coordenação do Simpósio Internacional Alberto Nepomuceno, que ocorrerá nos próximos dias 15 e 16 de outubro, tem o prazer de informar os endereços para inscrição e acesso à participação nas palestras e mesas-redondas.

    Ficha de Inscrições encontra-se no endereço:
    https://docs.google.com/forms/d/1Ix2cORUK3LSX_L2ACJKNGP2DoG-VMjRE4JcNis6cFJ4/viewform?edit_requested=true

    O Simpósio ocorrerá via plataforma Zoom, no seguinte endereço:
    https://videoconf-colibri.zoom.us/j/84788268223?pwd=QXdUbTBMYVNTazhEdklTNXFmbkEyQT09

    Solicita-se atenção aos horários já divulgados, uma vez que consideramos os fusos horários brasileiro e português.

  • Palestrantes convidados ao Simpósio Internacional Alberto Nepomuceno

    O Simpósio Internacional Alberto Nepomuceno está chegando! Após a divulgação das comunicações aceitas, chegou a vez de divulgarmos nossos convidados.

    Lutero Rodrigues estudou no Brasil e Alemanha. Tem Mestrado (UNESP) e Doutorado (USP) em Musicologia. Atuou como Regente de diversas orquestras brasileiras, tendo sido também convidado a reger no exterior: Alemanha, Costa Rica, México, Espanha, Dinamarca e Colômbia. Dando ênfase ao repertório brasileiro, dirigiu mais de uma centena de estreias mundiais. Paralelamente, dedicou-se à pesquisa em Musicologia, resultando em inúmeras publicações.
    Em 2002, foi eleito membro da Academia Brasileira de Música e, em 2010, tornou-se Professor do Departamento de Música do Instituto de Artes da UNESP, em São Paulo, onde é Professor de Regência, História da Música no Brasil e também Professor da Pós-Graduação, na área de Musicologia Histórica.

    Norton Eloy Dudeque possui mestrado em Performance musical – University of Western Ontario (1991), mestrado em Musicologia pela Universidade de São Paulo (1997), doutorado em Música (Ph.D.) – University of Reading (2002). Realizou estágio pós-doutoral no Kings College em Londres (2912). Atualmente é professor associado aposentado da Universidade Federal do Paraná e atua no Programa de Pós-Graduação em Música da UFPR. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teoria e análise musical, atuando principalmente nos seguintes temas: análise musical, musicologia, teoria musical, música brasileira dos séculos XIX e XX.

    Carlos Alberto Figueiredo é professor nos Programas de Pós-graduação em Música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). É Doutor em Música pela UNIRIO e realizou seu estágio pós-doutoral, no CESEM da Universidade Nova de Lisboa, sob a orientação de David Cranmer. Participou de vários projetos editorias brasileiros de relevo, com destaque para Acervo e Difusão de Partituras, onde atuou como coordenador editorial, e Patrimônio Arquivístico-Musical Mineiro. É autor do Catálogo de Publicações de Música Sacra e Religiosa Brasileira – obras dos séculos XVIII e XIX, publicado on-line, em 2010; do livro Música Sacra e Religiosa Brasileira dos séculos XVIII e XIX – teorias e práticas editoriais, com primeira edição impressa em 2014 e segunda edição como e-book, em 2017; do livro Os Responsórios do Sábado Santo de David Perez, publicado como e-book, em 2017; e do livro Três Estudos sobre a Recepção da Antífona Salve Regina de Lobo de Mesquita: Edições, Análises e Gravações, publicado também como e-book, em 2020. Estudou Regência Coral com Frans Moonen, no Conservatório Real de Haia, Holanda. Fez cursos complementares com Jan Elkema e Rainer Wakelkamp, na Fundação Kurt Thomas da Holanda, com Helmuth Rilling. na Bachakademie de Stuttgart, e repertório barroco com Philippe Caillard, em Paris. É regente do Coro de Câmera Pro-Arte e tem atuado como regente convidado dos coros da OSESP, Camerata Antiqua de Curitiba, Polifonia Carioca e Fundador, de Puebla México. Lançou, em 2017, o CD digital José Maurício Nunes Garcia – 250 anos com o coro da OSESP.

    Rodolfo Coelho de Souza é professor titular do Departamento de Música da Universidade de São Paulo, onde coordena o LATEAM – Laboratório de Teoria e Análise Musical. É o atual presidente da TeMA – Associação Brasileira de Teoria e Análise Musica, e anteriormente, editor do periódico Musica Theorica da TeMA. Desenvolve pesquisa sobre a obra de Alberto Nepomuceno desde 1986, tendo publicado mais de dez artigos relativos a essas pesquisas, além de orientar quatro teses acadêmicas e orquestrar doze das canções de Nepomuceno em língua estrangeira.

     

    Em breve divulgaremos o programa e a plataforma onde ocorrerão as comunicações e vídeo-palestras.

  • Propostas aprovadas ao Simpósio Internacional Alberto Nepomuceno

    Com satisfação, a Comissão Coordenadora do Simpósio Internacional Alberto Nepomuceno divulga as propostas aprovadas. São elas:

    Simpósio Internacional Alberto Nepomuceno
    Submissão
    Autor Título
    Ana Guiomar Rêgo Souza A música sacra de Alberto Nepomuceno: entre o “coro” e o altar
    Carlos Eduardo da Silva Vieira Erlkönig, Op. 1 e As Uyáras, Op. 15: intertextualidades poéticas e musicais
    Elba Braga Ramalho / Inez Martins Gonçalves Um estudo histórico-analítico do Hino do Ceará
    Eliana Asano Ramos / Maria Yuka de Almeida Prado Elementos de modernismo em A Jangada de Alberto Nepomuceno
    Erika Suellen Machado Gama / Priscila dos Santos Bastos Alberto Nepomuceno e a retórica poético-musical do poema Desirs d’hiver , de Maurice Maeterlinck
    Flávia Maria Cruvinel Alberto Nepomuceno e o Instituto Nacional de Música: proposta de modernização no currículo musical brasileiro
    Gustavo Biciato Gianelli / Caio Amadatsu Griman / Dorotea Machado Kerr A prática organística de Alberto Nepomuceno – uma investigação sobre as relações sociais, musicais e históricas
    Hudson Cláudio Neres Lima Alberto Nepomuceno: discursos sobre o compositor a partir das primeiras atas do Centro Musical do Rio de Janeiro (1907-1909)
    Luiz Ricardo Basso Ballestero Criando em forma de rede: narrativas sobre o preparo, a performance e a gravação de canções de Alberto Nepomuceno
    Magda de Miranda Climaco Alberto Nepomuceno: sistema de representações e transversalidade de poderes oblíquos na busca de uma identidade nacional
    Rita de Cássia Taddei Nepomuceno, Artémis – Interlúdio: uma análise segundo a Teoria das Transformações Cromáticas
    Rosana S. G. Lanzelotte / Nivia G. Zumpano Disponibilidade via web do catálogo completo de obras de Alberto Nepomuceno
    Suely Campos Franco “O exímio violoncelista português e o festejado pianista brasileiro”: a parceria de Alberto Nepomuceno e Frederico Nascimento

    Em breve mais notícias.

  • O prazo para submissões ao Simpósio Internacional Alberto Nepomuceno encerra-se amanhã

    A coordenação do Simpósio Internacional Alberto Nepomuceno alerta aos pesquisadores interessados que o prazo para submissão de comunicações orais encerra-se amanhã, dia 30 de junho, e não será prorrogado. As submissões devem ser enviadas para e-mail anepomucenoc@gmail.com, com o assunto ‘Submissão’.

    As submissões devem seguir as seguintes orientações:

    • Abordem temas históricos, musicais, filosóficos, ou outros de seus interesses, vinculados a Alberto Nepomuceno ou a seu período histórico, com relevância a sua relação com Portugal.
    • Aceitam-se os seguintes idiomas: português, espanhol e inglês.
    • Os trabalhos devem ser originais e inéditos.
    • As submissões podem ser individuais ou em coautoria.
    • Cada autor(a) poderá enviar uma única submissão.
    • As submissões deverão conter o(s) nome(s) dos/das autores/autoras, filiação acadêmica, endereço eletrônico, título, resumo (entre 400 e 500 palavras), referência bibliográfica de até dez entradas, curriculum vitae de até 150 palavras, recursos audiovisuais (se for o caso). O resumo deverá abordar o tema que será desenvolvido, a metodologia e os novos aportes que propõe. As comunicações orais terão 20 minutos de exposição.

    O Simpósio Internacional Alberto Nepomuceno ocorrerá nos dias 15 e 16 de outubro de 2020, em formato virtual. Não há taxa de inscrição.

  • Simpósio Internacional Alberto Nepomuceno – Submissões até 30 de junho

    A coordenação do Simpósio Internacional Alberto Nepomuceno informa que o prazo para submissão de comunicações encerra-se em 30 de junho próximo. Reforçamos que, em função da crise sanitária que estamos passando, o Simpósio terá formato virtual.

    Outras informações úteis:

    • Data do Simpósio Internacional Alberto Nepomuceno: 15 e 16 de outubro de 2020;
    • Prazo para submissão de comunicações orais: 30 de junho de 2020;
    • As submissões devem ser enviadas para e-mail anepomucenoc@gmail.com, com o assunto ‘Submissão’;
    • Não há taxa de inscrição.

    Serão aceitas propostas que abordem temas históricos, musicais, filosóficos, ou outros de seus interesses, vinculados a Alberto Nepomuceno ou a seu período histórico, com relevância a sua relação com Portugal.

    As submissões devem seguir as seguintes normas:

    • Aceitam-se os seguintes idiomas: português, espanhol e inglês.
    • Os trabalhos devem ser originais e inéditos.
    • As submissões podem ser individuais ou em coautoria.
    • Cada autor(a) poderá enviar uma única submissão.
    • As submissões deverão conter o(s) nome(s) dos/das autores/autoras, filiação acadêmica, endereço eletrônico, título, resumo (entre 400 e 500 palavras), referência bibliográfica de até dez entradas, curriculum vitae de até 150 palavras, recursos audiovisuais (se for o caso). O resumo deverá abordar o tema que será desenvolvido, a metodologia e os novos aportes que propõe. As comunicações orais terão 20 minutos de exposição.
  • Simpósio Internacional Alberto Nepomuceno

    A atual pandemia da Covid-19 tem gerado expectativas e incertezas a todas as pessoas, em todos os lugares, e com o nosso Simpósio Internacional Alberto Nepomuceno não seria diferente. Considerando-se que 2020 é o ano do centenário de morte de Alberto Nepomuceno, a Comissão Organizadora considerou que a manutenção das datas previstas se fazia necessária e fundamental. No entanto, com o intuito de viabilizar a participação de todos os interessados, sem que houvesse a necessidade de deslocamentos e gastos, optou-se pela realização do evento em formato virtual, cujo detalhamento será oportunamente informado. Por ora, as informações úteis são:

    • Data do Simpósio Internacional Alberto Nepomuceno: 15 e 16 de outubro de 2020;
    • Prazo para submissão de comunicações orais: 30 de junho de 2020;
    • As submissões devem ser enviadas para e-mail anepomucenoc@gmail.com, com o assunto ‘Submissão’;
    • Não há taxa de inscrição.

    As submissões devem seguir as seguintes normas:

    • Aceitam-se os seguintes idiomas: português, espanhol e inglês.
    • Os trabalhos devem ser originais e inéditos.
    • As submissões podem ser individuais ou em coautoria.
    • Cada autor(a) poderá enviar uma única submissão.
    • As submissões deverão conter o(s) nome(s) dos/das autores/autoras, filiação acadêmica, endereço eletrônico, título, resumo (entre 400 e 500 palavras), referência bibliográfica de até dez entradas, curriculum vitae de até 150 palavras, recursos audiovisuais (se for o caso). O resumo deverá abordar o tema que será desenvolvido, a metodologia e os novos aportes que propõe. As comunicações orais terão 20 minutos de exposição.

    As comunicações aceitas terão seus resumos publicados nos Anais do Simpósio Internacional Alberto Nepomuceno. Os trabalhos que se destacarem, serão publicados no formato e-book, cuja orientação será divulgada posteriormente.

    Em breve mais notícias.