Início do conteúdo
Sobre

2020 é o ano que marca o centenário de morte do compositor brasileiro Alberto Nepomuceno. Nascido em 6 de julho de 1864, na cidade de Fortaleza (Ceará), e falecido em 16 de outubro de 1920, aos 56 anos de idade, sua trajetória artística mostra o seu engajamento a questões prementes da Belle Époque brasileira. Embora tradicionalmente sua posição seja relativizada, considerado passadista, romântico, pré-nacionalista, eventualmente pós-romântico, seu vínculo à música do futuro, ao modernismo, ou mesmo ao nacionalismo devem ser considerados. Aliás, engajamento parece mesmo ser a palavra adequada. Engajamento, enquanto ação ideologicamente voluntária, está na raiz do que Walter Frisch (2005) define por modernismo. Mais ainda, segundo Bostein, a “crítica tanto aos padrões culturais da época, quanto ao uso social da música foram os carros-chefe do Modernismo antes do emprego de inovações técnicas” (Botstein, 2001: 869).

Pois estas atitudes estiveram presentes na vida de Nepomuceno: a pesquisa folclórica ou mesmo sua grande contribuição na canção em português, como busca de uma identidade musical brasileira; as reformas do ensino musical, do período em que fora diretor do Instituto Nacional de Música; seu envolvimento com a memória musical de José Maurício Nunes Garcia; seu comprometimento com a função social do artista, demonstrada tanto em eventos em benefício a instituições de caridade e desvalidos, quanto através de sua obra. Entretanto, tal envolvimento não significava abstrair a música nacional daquela que era considerada o grande exemplo artístico. Com isto, tem-se uma pálida dimensão da complexidade das ações de Alberto Nepomuceno e torna-se premente a necessidade de revisitá-lo e, assim, rever os conceitos que os cercam frente aqueles cristalizados a seu respeito.

Com o intuito de homenagear a memória desse compositor e professor, o Grupo de Pesquisa Estudos Interdisciplinares em Ciências Musicais, da UFPel, o CESEM-Politécnico do Porto e o Grupo de Pesquisa “Polo Caravelas Brasil” do PPGM da UFRJ promovem o Simpósio Internacional Alberto Nepomuceno. Se a proposta inicial definia sua realização na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), na cidade do Porto, Portugal, com atividades artísticas, o atual momento de crise na saúde pública mundial acarretou alterações que modificaram seu formato sem prejudicar a sua realização.

Os trabalhos aqui selecionados demonstram o acerto na manutenção do evento e apresentam a atualidade das pesquisas sobre Alberto Nepomuceno, projetando novas perspectivas que espera-se atinjam os tratados de composição e de história da música brasileira.

Referências

BOTSTEIN, Leon. Modernism. IN: SADIE, Stanley, org. The New Grove Dictionary of Music and Musicians. London: MacMillan Publisher Limited, 2001. v.16, p.868-874.

FRISCH, Walter. German Modernism. Berkeley, Los Angeles: University of California Press, 2005.

 

Prof. Dr. Luiz Guilherme Goldberg
Profª Drª Ana Maria Liberal
Prof. Dr. Alberto Pacheco
Comissão Organizadora