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    Notícias
  • Alberto Nepomuceno: reflexões sobre um artista

    Após um longo período de espera, finalmente a primeira publicação do Simpósio Internacional Alberto Nepomuceno está disponível.
    Trata-se do livro Alberto Nepomuceno: reflexões sobre um artista, cujo conteúdo traz as seguintes contribuições:

    – Alberto Pacheco: Alberto Nepomuceno, o pai da canção brasileira de câmara?
    – Ana Maria Liberal: Cruzando o Oceano Atlântico: Alberto Nepomuceno no Orpheon Portuense
    – Carlos Alberto Figueiredo: O Baile na flor de Alberto Nepomuceno
    – Luiz Guilherme Goldberg: Alberto Nepomuceno e a função social do artista ‐ o caso Artemis
    – Lutero Rodrigues: Alberto Nepomuceno: revendo escolhas, caminhos e tradições
    – Norton Dudeque: A Série Brasileira de Alberto Nepomuceno: realismo musical, Tonmalerei e nacionalismo
    – Rodolfo Coelho de Souza: 1894, o Ano de Nepomuceno em Paris

    A publicação pode ser obtida no link: Alberto Nepomuceno – reflexões sobre um artista

    Quanto aos Anais, estarão disponíveis em breve.

  • OSPA é aclamada com obras de Nepomuceno e Beethoven

    Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) reuniu a intensidade de Beethoven e o pioneirismo do trabalho de um dos maiores compositores brasileiros em um mesmo programa. O terceiro concerto da Série Casa da OSPA, no último sábado, iniciou com a desconhecida composição “Valsas Humorísticas para piano e orquestra”, de Alberto Nepomuceno, que chamou a atenção de quem a escutou pela primeira vez.

    Um estilo essencialmente brasileiro, com referências externas, como ao “Danúbio Azul”, de Strauss, surpreendeu o público que esteve presente, na Casa da OSPA e online. Sob regência do maestro da Orquestra de Câmara da Ulbra, Tiago Flores, a obra teve solo do pianista Guilherme Goldberg, que desenvolve intensa pesquisa sobre o compositor e que, inclusive, publicou essa peça.

    O palco foi então reorganizado para a segunda parte do programa, que viajou até o momento que precede a revolução romântica de Ludwig van Beethoven. A linha tênue, onde já era possível observar dissonâncias que o levariam a romper com o modelo Clássico, consagrado por Mozart e Haydn. Sob aplausos, os músicos encerraram o programa com a “Sinfonia nº 2 em Ré maior, Op.36”, do gênio alemão.

    Em acordo com as orientações do Governo do Estado do RS referentes à pandemia da Covid-19, o evento seguiu os seguintes protocolos de segurança: ocupação de até 15% da capacidade da Casa da OSPA, disponibilização de álcool gel aos visitantes, uso obrigatório da máscara, medição de temperatura na entrada, distanciamento social nos espaços de passagem e ao ocupar as poltronas da Sala de Concerto.

    CLIQUE AQUI para assistir à apresentação.


    Crédito das Imagens: Leandro Rodrigues

    Fonte: https://www.ospa.org.br/ospa-e-aclamada-com-obras-de-nepomuceno-e-beethoven/?fbclid=IwAR02yZTbbdaRgxPqd2p2JbllDjt3d9DtKmdDvaVXbd4NE18S_o3-Oitowf0

  • Flagrantes de um ensaio

    Hoje houve o primeiro ensaio das Valsas Humorísticas, de Alberto Nepomuceno. Nestes flagrantes, o pianista e musicólogo Guilherme Goldberg, o maestro Tiago Flores, e uma parcial da orquestra. O concerto ocorrerá no próximo sábado, 19/06/2021, às 17h, na Casa da OSPA, com transmissão  pelo canal Youtube da OSPA. (Fotos: clarinetista Diego Grendene)

  • Seguem-se as homenagens a Alberto Nepomuceno

         

    Em 18 de dezembro de 2019, a primeira postagem de Celebrações do centenário de morte de Alberto Nepomuceno
    previa a realização de concertos que, lamentavelmente, foram suspensos devido à pandemia da Covid-19. No entanto, e para a nossa satisfação, a suspensão das atividades não significou o seu abandono, mas sim uma readequação temporal.
    Desta forma, a gradual retomada das comemorações terá início no próximo sábado, 19 de junho de 2021, quando a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre realizará o concerto Nepomuceno & Beethoven – Concerto Presencial e Online. Tendo como solista o pianista e musicólogo Guilherme Goldberg, com a regência de Tiago Flores, serão apresentadas as Valsas Humorísticas, única obra para piano e orquestra do compositor. Mais informações podem ser obtidas no site da orquestra:

    Nepomuceno & Beethoven – Concerto Presencial e Online

  • Simpósio Internacional Alberto Nepomuceno chega ao final

    Após 13 comunicações e 7 palestras, o Simpósio Internacional Alberto Nepomuceno chega ao final demonstrando a necessidade de seguir-se pesquisando Alberto Nepomuceno e seu tempo.
    A coordenação agradece imensamente aos e às participantes pelas colaborações e espera reencontrá-los e reencontrá-las novamente em breve, no II Simpósio Internacional Alberto Nepomuceno!!

  • Inscrições e Acesso ao Simpósio Internacional Alberto Nepomuceno

    A Coordenação do Simpósio Internacional Alberto Nepomuceno, que ocorrerá nos próximos dias 15 e 16 de outubro, tem o prazer de informar os endereços para inscrição e acesso à participação nas palestras e mesas-redondas.

    Ficha de Inscrições encontra-se no endereço:
    https://docs.google.com/forms/d/1Ix2cORUK3LSX_L2ACJKNGP2DoG-VMjRE4JcNis6cFJ4/viewform?edit_requested=true

    O Simpósio ocorrerá via plataforma Zoom, no seguinte endereço:
    https://videoconf-colibri.zoom.us/j/84788268223?pwd=QXdUbTBMYVNTazhEdklTNXFmbkEyQT09

    Solicita-se atenção aos horários já divulgados, uma vez que consideramos os fusos horários brasileiro e português.

  • Palestrantes convidados ao Simpósio Internacional Alberto Nepomuceno

    O Simpósio Internacional Alberto Nepomuceno está chegando! Após a divulgação das comunicações aceitas, chegou a vez de divulgarmos nossos convidados.

    Lutero Rodrigues estudou no Brasil e Alemanha. Tem Mestrado (UNESP) e Doutorado (USP) em Musicologia. Atuou como Regente de diversas orquestras brasileiras, tendo sido também convidado a reger no exterior: Alemanha, Costa Rica, México, Espanha, Dinamarca e Colômbia. Dando ênfase ao repertório brasileiro, dirigiu mais de uma centena de estreias mundiais. Paralelamente, dedicou-se à pesquisa em Musicologia, resultando em inúmeras publicações.
    Em 2002, foi eleito membro da Academia Brasileira de Música e, em 2010, tornou-se Professor do Departamento de Música do Instituto de Artes da UNESP, em São Paulo, onde é Professor de Regência, História da Música no Brasil e também Professor da Pós-Graduação, na área de Musicologia Histórica.

    Norton Eloy Dudeque possui mestrado em Performance musical – University of Western Ontario (1991), mestrado em Musicologia pela Universidade de São Paulo (1997), doutorado em Música (Ph.D.) – University of Reading (2002). Realizou estágio pós-doutoral no Kings College em Londres (2912). Atualmente é professor associado aposentado da Universidade Federal do Paraná e atua no Programa de Pós-Graduação em Música da UFPR. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teoria e análise musical, atuando principalmente nos seguintes temas: análise musical, musicologia, teoria musical, música brasileira dos séculos XIX e XX.

    Carlos Alberto Figueiredo é professor nos Programas de Pós-graduação em Música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). É Doutor em Música pela UNIRIO e realizou seu estágio pós-doutoral, no CESEM da Universidade Nova de Lisboa, sob a orientação de David Cranmer. Participou de vários projetos editorias brasileiros de relevo, com destaque para Acervo e Difusão de Partituras, onde atuou como coordenador editorial, e Patrimônio Arquivístico-Musical Mineiro. É autor do Catálogo de Publicações de Música Sacra e Religiosa Brasileira – obras dos séculos XVIII e XIX, publicado on-line, em 2010; do livro Música Sacra e Religiosa Brasileira dos séculos XVIII e XIX – teorias e práticas editoriais, com primeira edição impressa em 2014 e segunda edição como e-book, em 2017; do livro Os Responsórios do Sábado Santo de David Perez, publicado como e-book, em 2017; e do livro Três Estudos sobre a Recepção da Antífona Salve Regina de Lobo de Mesquita: Edições, Análises e Gravações, publicado também como e-book, em 2020. Estudou Regência Coral com Frans Moonen, no Conservatório Real de Haia, Holanda. Fez cursos complementares com Jan Elkema e Rainer Wakelkamp, na Fundação Kurt Thomas da Holanda, com Helmuth Rilling. na Bachakademie de Stuttgart, e repertório barroco com Philippe Caillard, em Paris. É regente do Coro de Câmera Pro-Arte e tem atuado como regente convidado dos coros da OSESP, Camerata Antiqua de Curitiba, Polifonia Carioca e Fundador, de Puebla México. Lançou, em 2017, o CD digital José Maurício Nunes Garcia – 250 anos com o coro da OSESP.

    Rodolfo Coelho de Souza é professor titular do Departamento de Música da Universidade de São Paulo, onde coordena o LATEAM – Laboratório de Teoria e Análise Musical. É o atual presidente da TeMA – Associação Brasileira de Teoria e Análise Musica, e anteriormente, editor do periódico Musica Theorica da TeMA. Desenvolve pesquisa sobre a obra de Alberto Nepomuceno desde 1986, tendo publicado mais de dez artigos relativos a essas pesquisas, além de orientar quatro teses acadêmicas e orquestrar doze das canções de Nepomuceno em língua estrangeira.

     

    Em breve divulgaremos o programa e a plataforma onde ocorrerão as comunicações e vídeo-palestras.