Início do conteúdo
MINICURSOS

MINICURSOS

29/09, 30/09 e 01/10

14h às 16h
INSCRIÇÕES ENCERRADAS

  • Minicurso (1) – Datas: 29/09, 30/09 e 01/10 (14h – 16h)

Título: Tratamento de coleções para a internet com o software Open Refine

Responsáveis: 

André Benedito – Coordenador de Suporte Tainacan

Caio Silva – Suporte Tainacan

Número máximo de inscritos: 10

Carga horária: 3 encontros de 2 horas

Descrição:

O minicurso tem como objetivo apresentar procedimentos e ferramentas para facilitar a publicação de coleções culturais na internet. Para isso, serão apresentados processos técnicos de normalização, limpeza, correção de problemas sintáticos e preparação dos dados, fundamentais para a melhoria da qualidade da documentação museológica a ser publicada na internet. Durante a oficina, faremos atividades práticas com o software OpenRefine, visando a melhoria de desempenho nos processos de busca e recuperação da informação. 

Softwares e equipamentos necessários para o dia do curso

Considerações: Estaremos disponíveis uma hora antes da oficina para ajudar com possíveis problemas na instalação dos softwares. Solicitamos que as pessoas inscritas tentem instalar o software antes e reservem este horário somente para eventuais problemas. O link para esta atividade de suporte será enviado por e-mail após a inscrição. 

 

  • Minicurso (2) – Datas: 29/09, 30/09 e 01/10 (14h – 16h)

Título: Organização e publicação de acervos digitais e exposições em rede com o software Tainacan

Responsáveis: 

Mateus Luna – Desenvolvedor Tainacan

Suelane Silva – Suporte Tainacan

Número máximo de inscritos: 15

Carga horária: 3 encontros de 2 horas

Descrição:

Neste minicurso serão apresentadas e exploradas as possibilidades do software Tainacan para organização e publicação de acervos culturais na Internet. O Tainacan é uma ferramenta flexível para WordPress que permite a gestão e a publicação de coleções digitais, e pode ser instalado em qualquer site a partir do repositório oficial do WordPress. O minicurso irá apresentar, por meio de exercícios práticos, o passo a passo para a instalação e utilização do Tainacan, explorando seus recursos de criação e configuração de coleções, criação de taxonomias, buscas facetadas, entre outras possibilidades. 

 

  • Minicurso (3) – Datas: 29/09, 30/09 e 01/10 (14h – 16h)

Título: Tratamento da informação para a organização de acervos culturais em rede

Responsáveis: 

Daniela Lemos – Pesquisadora Tainacan

Danielle do Carmo – Pesquisadora Tainacan

Número máximo de inscritos: 20

Carga horária: 3 encontros de 2 horas

Descrição:

Para que as informações dos acervos culturais digitais sejam apresentadas com qualidade para o público das instituições culturais, a adoção de práticas baseadas no aporte teórico-metodológico da Ciência da Informação se torna necessária. O minicurso tem como objetivo apresentar elementos considerados fundamentais para uma boa prática de tratamento e organização da informação nos acervos culturais de instituições que buscam alcançar níveis satisfatórios de qualidade nos dados, e utilizá-los para fins de preservação, pesquisa, socialização, reúso e agregação de seus objetos digitais em rede. Serão abordados assuntos que permeiam a prática no uso de sistemas de informação, tal como os repositórios digitais, ações de modelagem de dados, catalogação, indexação, busca e recuperação da informação. Adicionalmente, temas como gestão da informação e governança em museus serão discutidos como meios de se construir uma política de qualidade de dados que vise apoiar instituições interessadas em publicar e interoperar os seus dados em redes de agregação.

 

  • Minicurso (4) – Datas: 29/09, 30/09 e 01/10 (14h – 16h)

Título: Produção de documentário para preservação da memória

Responsáveis: Jocelem Mariza Soares Fernandes, Renan Gomes Lemos,

Rosemar Gomes Lemos, Rita de Cássia dos Reis Viebrantz, Tassiele Viebrantz Cassuriaga

Número máximo de inscritos: 30.

Carga horária: 1 encontro de 2 horas

Descrição: 

Aprender como trabalhar na prática com gravação de áudio e vídeo, com tecnologias acessíveis, para produção de material de acervo, visando o registro e preservação de memória imaterial e material. Explanar sobre a importância da produção de documentário na preservação da memória nos novos arranjos museológicos atuais; apresentar os equipamentos necessários e como funcionam; apresentar dicas de desempenho para otimizar os equipamentos; apresentar técnicas de como se apresentar durante a gravação; explorar técnicas de pós-produção.

 

  • Minicurso (5) – Datas: 29/09, 30/09 e 01/10 (14h – 16h)

Título: Gravação de Podcast

Responsáveis: Jocelem Mariza Soares Fernandes, Renan Gomes Lemos,

Rosemar Gomes Lemos, Rita de Cássia dos Reis Viebrantz, Tassiele Viebrantz Cassuriaga.

Número máximo de inscritos: 30.

Carga horária: 1 encontro de 2 horas

Descrição: 

Apresentar e discutir a importância da utilização dos meios virtuais, especialmente Podcast, para divulgação, produção e composição de acervos, bem como compreender formas efetivas de realizá-lo. Perceber, compreender e relacionar as diferentes formas possíveis de comunicação em Podcast; Identificar os meios e técnicas necessárias para realização de um trabalho efetivo; Reconhecer, explorar e dominar os meios possíveis de obter êxito.