Início do conteúdo
INÍCIO

SOBRE O EVENTO

O Seminário Acervos Culturais em Rede foi idealizado com objetivo de estimular a discussão do uso das tecnologias digitais para a gestão, comunicação e interoperabilidade de acervos culturais, com foco especial nos museus da Região Sul do país. Com a promoção do Seminário, espera-se avançar nas discussões acerca das práticas de produção e gestão de acervos digitais e suas possibilidades de articulação em rede, bem como identificar e fortalecer uma rede de parceiros e entusiastas do tema, visando sua disseminação em diferentes regiões.

Em 2021, o Seminário Acervos Culturais em Rede chega em sua 3ª edição, abordando o tema “os museus e as redes durante a pandemia”.

Este evento possibilitará um amplo espectro de discussões sobre a cultura digital e o atendimento às comunidades em que estão inseridas as mais diversas instituições museológicas. Tendo em vista que cada vez mais, e com maior ênfase neste período de afastamento social, imposto pela pandemia,  os profissionais de museus estão sendo convocados a se conectarem e a atuarem como curadores de conteúdo e produtores de redes informacionais, estabelecendo conexões, mediando o acesso, desenvolvendo estratégias de exposição informacional e, sobretudo, construindo experiências comunicacionais e pedagógicas de experimentação dos objetos museológicos, agora também tratados como objetos digitais. Entender e saber atuar nesse novo mundo é fundamental para o profissional e para as instituições que desejam estar em sintonia com as demandas atuais da sociedade.

O III Seminário Acervos Culturais em Rede será realizado de forma on-line, entre os dias 06, 07 e 08 de outubro de 2021, sediado pela Universidade Federal de Pelotas.

Objetivo:

Estimular discussões sobre os usos das tecnologias digitais para a gestão, comunicação e interoperabilidade de acervos culturais, com foco especial nos museus da Região Sul do país. 

Finalidade:

Espera-se avançar nas discussões acerca das práticas de produção e gestão de acervos digitais e suas possibilidades de articulação em rede, bem como identificar e fortalecer uma rede de parceiros e entusiastas do tema, visando sua disseminação na Região Sul.

Público:

Profissionais de instituições culturais, estudantes das áreas do Patrimônio, Memória, Museologia, Arquivologia, Biblioteconomia, em níveis de graduação e pós-graduação, pesquisadores  e demais interessados nas discussões sobre digitalização, acervos digitais em rede e comunicação de acervos na internet.

Datas Importantes:

Período de inscrições de ouvintes De 31 de agosto a 05 de outubro de 2021
Período de inscrições de comunicações De 13 de julho a 18 de agosto de 2021
Análise das comunicações De 19 de agosto a 03 de setembro de 2021
Publicação da relação dos trabalhos aceitos 06 de setembro de 2021
Entrega do texto final 30 de setembro de 2021
Data do Seminário 06, 07 e 08 de outubro de 2021


Iniciativa:

Curso de Bacharelado em Museologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
Laboratório de Documentação Museológica (UFPel)
Equipe Tainacan, Laboratório de Inteligência de Redes – Universidade de Brasília (UNB)
Museu Afro-Brasil-Sul – Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Apoio:

Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC/UFPel)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Universidade Federal de Goiás (UFG)
Revista MOUSEION do Museu e Arquivo Histórico La Salle